Provérbios 29:9

Se um homem sábio contender com um homem tolo, se ele se irritar ou rir, não há descanso.

Play Audio:

 

Os tolos são incorrigíveis! E são um tormento! Não importa o método que você usa, eles não podem e não aprenderão a sabedoria. Eles são incorrigivelmente tolos, perversamente rebeldes, e teimosamente convencidos. Da raiva ao humor, nada mudará seus corações depravados. Só existe um médico para essa doença, só um conselheiro para esses lunáticos.

O que é um tolo? Um tolo nega a existência de Deus – em palavras ou em ações (Sl 14:1). Um tolo confia no seu próprio coração (Pv 28:26), rejeita a instrução (Pv 15:5), e despreza a correção. Ele odeia a sabedoria e ama a tolice. Ele não é só um tolo; ele se entregou à tolice. Ele pensa, fala e age de uma forma contrária à sabedoria e às convenções. Ele está apaixonado por si mesmo.

Você encontrará essas criaturas miseráveis. Aqui Salomão preparou o seu filho para esses encontros frustrantes. Ao invés de se desesperar para ajudá-los, Salomão avisou que não havia métodos conhecidos ao homem para mudar essas pessoas corruptas. Se o Senhor não mudar o coração perverso dele, ele afundará no inferno com ele (Pv 20:12; IITm 2:24-26).

Você não consegue raciocinar com eles: eles são irracionais – não têm fé alguma (IITs 3:2). Eles não buscam pelo Deus vivo (Hb 11:6). Eles são incorrigíveis (Pv 27:22). Eles podem conhecer e recitar as Escrituras ou doutrinas, mas isto nada significa. O Senhor da glória rejeitará muitos fariseus e pregadores consumados no Dia do Juízo (Mt 7:21-23).

Intimidações e ameaças não ensinarão um tolo, nem com amizade e humor. Você ficará frustrado! Não há descanso! Tolos adoram ser tolos – eles amam as suas tolices – e você não os mudará. Assim, a coisa sábia a se fazer é o de se afastar deles, com o que concordam Salomão, Jesus e Paulo (Pv 9:6; 13:20; 14:7; 26:4-5; Mt 7:6; ICo 15:33). Afaste-se deles!

Que horror é gerar um tolo (Pv 17:21,25)! Que horror é se casar com um tolo (Pv 30:23; ISm 25:25)! Que horror é ter nascido de um tolo (ISm 20:30-34)! Mas se a verdade for dita, você nasceu um tolo! Você era tão corrupto quanto o pior tolo do inferno (Rm 3:9-18; Ef 2:1-3; Tt 3:3). Somente a renovação e a regeneração do Espírito Santo lhe salvou (Tt 3:5)!

Que métodos evangelísticos podem salvar um tolo? Que abordagem pode ser adotada para ganhá-lo do seu amor pelo pecado para, em troca, amar a Jesus Cristo e a justiça! Não há método algum! Abraão disse ao homem rico que mesmo alguém voltando da morte seria um evangelista imprestável (Lc 16:27-31). E uma mudança de ambiente também não fará diferença alguma (Is 26:10). Não há nada que você possa dizer ao pecador que o influencie de alguma forma (ICo 1:18; 2:14; IICo 4:3-4). A sua mente é inimizade contra Deus e não pode mudar (Rm 8:7-8).

Apesar de toda a fanfarrice e extorsões de pedintes de dinheiro do moderno movimento missionário, nem a Mãe Teresa nem o Billy Graham podem salvar um único tolo do seu coração depravado. Os tolos precisam nascer de novo (Jo 3:3), ressuscitados da morte espiritual (Jo 5:25), e despertados para a vida (Ef 2:1) pela voz do Filho de Deus e pelo poder do Espírito Santo. A salvação é do Senhor! Se você ama a sabedoria e as coisas celestiais, e está vivendo uma vida dedicada a Jesus Cristo, abençoe o Seu nome por salvá-lo!