Provérbios 25:15

Pela longa tolerância se persuade um príncipe, e a língua suave quebranta o osso.

Play Audio:

 

A sabedoria inclui a habilidade de persuadir aqueles que estão em posição de autoridade, o que é um conhecimento útil. As principais autoridades na vida são pais, maridos, empregadores, governos e pastores. Eles são mais movidos por uma paciência reverente do que por um debate ousado. Apesar de que a sua causa possa ser importante e justa, a sabedoria clama por solicitações respeitosas.

Temos aqui uma grande sabedoria em matéria de como lidar com autoridades. Você precisa persuadir uma autoridade a respeito da sua causa ou dissuadi-la de puni-lo pelas suas ofensas. O nosso provérbio de hoje trata da persuasão, mas a mesma sabedoria seve para a dissuasão também (Ec 10:4). Esta regra, aprendida e relembrada, dará grande e pacífica habilidade para lidar com a autoridade.

A nossa sociedade ensina o oposto desta sabedoria, e os resultados são horríveis. Exigir os seus direitos e esperar que uma autoridade acate as suas necessidades e opiniões é uma rebelião orgulhosa e cria a anarquia. Ao invés de mover aquele que ocupa posição de autoridade para a sua causa, o forçará a solidificar a sua posição e punir a sua insubordinação insolente.

A natureza humana é orgulhosa, rebelde e egoísta. Ela presume que todos os homens são criados iguais e possuem direitos iguais. Mas a Bíblia rejeita tal rebelião arrogante. Não há dois homens criados iguais, e eles estão distribuídos nas cinco posições já relacionados que lhes dá poder sobre outros homens. Deus criou as posições de autoridade, e exaltá-los produz uma grande sociedade. Desrespeito à autoridade é um problema muito alastrado em nossa nação profana e rebelde, para não dizê-lo do mundo como um todo.

Salomão escreveu como um monarca, onde o rei e os seus príncipes tinham grande autoridade. Eles tinham o poder da vida e da morte, e não havia ameaça alguma de um júri incapaz de chegar a uma decisão ou qualquer outra limitação ao domínio dos mesmos. O exemplo em nosso provérbio é o de um príncipe. Salomão dá divina sabedoria para ajuda-lo a persuadir uma poderosa autoridade a considerar a sua pessoa e a sua causa. Glória!

Se conter, é suportar o desentendimento ou o mal tratamento. É o paciente sofrimento contínuo face à adversidade. O se conter aqui descrito é a abordagem paciente com a autoridade. Se você busca persuadir uma autoridade para mudar, você precisa esperar que eles considerem a sua causa. Impacientemente exigir que eles mudem de posição funcionará ao contrário daquilo que você pretende. Espere por eles.

A língua branda é uma metonímia para um falar manso e respeitoso (Pv 15:1). Esta forma de agir é tão eficaz que ela é descrita como tendo o poder de quebrar os ossos de um príncipe! Ao invés de discutir ou debater a sua causa, um apelo manso e reverente funciona muito melhor. Palavras duras e agressivas demonstram ignorância a respeito da posição assumida pela autoridade importante que são e ataca a integridade da autoridade dela. Ao invés de considerar sobriamente a sua causa, eles defenderão a posição e o status deles, rejeitando-o.

Quanto mais humilde você for, e quanto mais alto você colocar a pessoa e o status deles, maior será a alavancagem que você terá frente a eles. Na medida em que você se protege e dilui essa abordagem reverente, mansa e paciente, você perde a capacidade de alavancar. A sabedoria é proveitosa para dirigir!

Davi habilmente usou esta sabedoria apelando por misericórdia a Saul (ISm 24:1-22; 26:1-25). E Abigail, uma linda mulher com grande entendimento, usou a sabedoria para persuadir Davi a não se vingar, quando ele estava apaixonadamente irado contra o seu marido (ISm 25:1-42). Leia estes versículos e atente para a escolha de palavras de Davi e de Abigail.

Criança, uma cartinha bondosa e respeitosa aos pais funciona melhor do que discutir ou ficar amuado. Estas duas ações indicarão que você é um fedelho mimado e não merece nada. Agradeça a seus pais pela bondade deles, e reafirme o seu amor e obediência a eles. Humildemente apresente o seu pedido. Lembre-se de esperar pacientemente pela resposta deles! Eles nada devem a você!

Esposa, um apelo reverente e submisso ao seu marido, escolhendo cuidadosamente a hora e o lugar, será muito melhor do que exigências arrogantes, direitos presunçosos, ou privação sexual. Lembre-se de que ele não lhe deve nada numa situação difícil. Espere com paciência para que ele considere o seu pedido. Sara e Bate-Seba chamaram seus maridos de senhor, e obtiveram grandes pedidos atendidos de homens poderosos. As mulheres piedosas cedem seus “direitos” para conquistar a liberdade!

Empregadores e governantes devem ser tratados da mesma foram. Uma reclamação a respeito das condições de trabalho ou de uma tarefa é acatada com mais atenção quando feita com respeito e paciência ao invés de exigências, desmandos, insubordinações ou ameaças às suas posições. Todo mundo sabe que policiais reagem melhor a respostas respeitosas e submissas ao invés respostas arrogantes e desgostosas!

A piedosa aplicação desta sabedoria trará paz e prosperidade à sua vida, e exaltará piedosa autoridade na terra pelo seu cuidadoso e paciente respeito à posição de autoridade. Que ao Senhor Jesus Cristo, o Príncipe dos príncipes, Lhe seja dada toda a glória!