Provérbios 25:13

Como o frio da neve no tempo da colheita, assim é o mensageiro fiel para aqueles que o enviam; porque ele refresca a alma de seus senhores.

Play Audio:

 

Você é como uma brisa de ar fresco para todos que lhe conhecem? Você refresca o espírito de todos aqueles que dependem de você com se fosse uma bebida refrescante num dia quente de outono? Você é especialmente uma fonte de alegria para o seu empregador? Fidelidade é uma grande coisa, mas muito raro nos dias de hoje. Existem pessoas que confiam e dependem de você e com base num nível de fidelidade você é um alivio e um prazer para eles. A lição do provérbio é a alegria gerada por um homem fiel.

A colheita ocorre no outono em Israel. Depois de um quente verão e de todo o pesado trabalho de recolher uma colheita para os celeiros e armazéns, os ceifeiros, os debulhadores e outros trabalhadores estavam sedentos e cansados. A chegada do tempo frio era um alivio e um prazer maravilhoso, como também o era um gole esfriado pela neve preservada pelas montanhas próximas (Pv 25:25). A neve na ceifa não era boa; bom mesmo era o tempo fresco ou os efeitos da neve. Salomão usou deste pensamento refrescante do tempo fresco ou da bebida fresca para sua comparação.

Salomão usou o mensageiro ou um embaixador para aplicar a lição, mesmo que ela se aplica a todos os trabalhos e deveres. Ao invés de trabalhar sob constante supervisão, um mensageiro seria enviado com notícias, acordos ou ultimatos a outros lugares. Seria fácil postergar a partida, demorar no caminho, ser desviado de sua missão, esquecer detalhes da mensagem, apresentar a mensagem de uma maneira errada, dizer mais do que era necessário, perceber incorretamente a reação ou falhar em outras maneiras (Pv 13:17).

Fidelidade é uma grande medida do caráter de um homem (Pv 11:13; 14:5; 27:6; 28:20). A maioria dos homens alega ser fiél! Basta ler seus resumos ou ouvi-los falar! Mas só existem poucos homens fiéis em qualquer geração (Pv 20:6). Um homem fiel meticulosamente preenche cada um dos seus deveres de forma a igualar ou exceder as expectativas daqueles que confiam ou dependem dele.

Qual o grau da sua fidelidade? Você chega cedo ao trabalho ou aos compromissos? Você é conhecido pela sua pontualidade? Você determina o próprio ritmo dos seus projetos? Você procrastina? Você sempre cumpre os prazos? Você é facilmente desviado? É fácil distraí-lo? Você sempre termina os projetos? Você consegue obter os detalhes que os outros necessitam? Você é um bom comunicador de forma que todas as partes entendem o que é necessário? A sua qualidade e quantidade são maiores do que as esperadas?

Homens fiéis é raridade. Você pode se destacar da multidão pela sua fidelidade em suas tarefas (Pv 22:29; Lc 2:52). Cumpra os seus deveres de tal forma que aqueles que confiam e dependem de você ficam entusiasmados pelo seu desempenho destacado. E isto se aplica desde o presidente até o ser um grande estudante no jardim de infância!

Os mensageiros de Deus deveriam ser os homens mais fiéis. Somente homens muito fiéis provados através de verdadeiros deveres deveriam ser ordenados (ITm 3:1-7). Ele deve ser o homem mais diligente e fiel na igreja e concentrado nos seus deveres divino sem qualquer distração (Fp 2:19-22; ITm 4:12-16; II Tim 2:3-4; Tt 1:5-11). É repulsivamente vergonhoso quando se referem ao ministério como sendo uma “profissão sem fins lucrativos” em consequência da incúria dos deveres da maioria dos ministros.

O restante da sua vida começa agora! Quem confia e depende de você que precisa de um gole refrescante de água fria ou do alivio de uma brisa fresca? Se aplique aos seus deveres e execute cada um deles de uma forma melhor do que o esperado! Criança, faça a sua cama e limpe o seu quarto com perfeição! Esposas, tenham uma refeição pronta para a sua família esta noite! Maridos, não descansem ou durma esta noite sem que tenha treinado a sua família! Sr. Presidente, cuide bem de tudo para que obtenhamos sucesso nacional!