Provérbios 25:10

para que aquele que o ouvir não te envergonhe e a tua infâmia não se desvie.

Play Audio:

 

A fofoca arruinará a sua reputação. Mas fofocar é terrivelmente fácil. Homens sábios conhecerão que você é perverso e o repreenderão, e você será execrado e envergonhado. A lição é simples: não fale criticamente ou negativamente dos outros, não espalhe notícias ou rumores, e não calunie ninguém. A fofoca é um pecado abominável, e manchará permanentemente a sua reputação.

Esta passagem é a segunda metade de um provérbio. A primeira metade diz, “Pleiteia a tua causa com o teu próximo mesmo e não descubras o segredo de outro.” (Pv 25:9). Homens de bem só discutirão diferenças ou ofensas com a parte envolvida, não com os outros. Se você contar para outros a respeito de uma controvérsia que você tem com alguém, os outros saberão que você é detestável, malicioso e perverso.

Jesus ensinou a mesma regra de piedade e de sabedoria. Ele disse, “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão.” (Mt 18:15). Se você não consegue ignorar a ofensa do outro, vá e diga a ele da sua falta. Ao invés de contar a outros a respeito do problema, diga somente a ele. A regra é clara e definitiva.

Quando você tem um problema com alguém, contar a outros é cruel e malicioso. Você faz isto com o propósito de difamar e ferir a outra parte e obter simpatia para a sua causa. Você busca ferir a reputação de outra pessoa e exaltar a sua própria. Atenção! O santo Deus celestial considera tais intenções e ações como assassinato (Mt 5:21-26).

Você deve manter as controvérsias e ofensas entre você e o seu adversário. Se você contar aos outros a respeito delas, isso é chamado de fofoca. Na Bíblia, isto é chamado de maledicência, espalhador de boato, tagarelice, calúnia. Estes são pecados terríveis que Deus odeia. Se você mentiu a respeito da questão, então isto é chamado de difamação. Não importa se estes pecados são comuns hoje em dia e que não se prega mais contra eles: são considerados atrozes à vista de Deus.

Homens piedosos desprezam esse tratamento perverso de outros, e eles desprezarão a pessoa que o pratica. Eles, com raiva, repreenderão aqueles que fofocam a respeito dos outros. Fazer isto é uma obrigação. Salomão escreveu, “O vento norte afugenta a chuva, e a língua fingida, a face irada.” (Pv 25:23). É lamentável que mais homens não envergonhem maldizentes, espalhadores de boato, tagarelas, caluniadores e fofoqueiros, com repreensões iradas (Lv 19:17; ITs 5:14).

Se você tem um problema com alguém e que você não consegue gloriosamente ignorar, vai sozinho até ele e acerte a questão com amor cristão. Coloque guarda no seu coração, e nem pense em falar aos outros. Somente diga coisas boas e elogiosas a respeito de outras pessoas. Permita que a sua reputação seja gloriosa e graciosa, sempre edificando a outros (Ef 4:29; Cl 4:6).