Provérbios 24:9

O pensamento do tolo é pecado, e o escarnecedor é uma abominação aos homens.

Play Audio:

 

Temos aqui duas regras de sabedoria. Até mesmo pensamentos tolos são pecados à vista de Deus. Os homens acreditam que as suas imaginações são só suas, mas esquecem de que tais pensamentos são pecados contra Deus, Quem tudo vê. E o zombador, uma pessoa que despreza professores e correção, é odiado pelos homens de bem. Pois ele causa conflitos constantes e a remoção do mesmo traz alegria e paz (Pv 22:10).

Os fariseus formalizavam a hipocrisia ao desculparem os pensamentos maus, desde que o efetivo pecado tenha sido evitado! Odiar uma pessoa em seu coração ou cobiçar a mulher de outro homem não era problema, se fossem evitados o assassinato físico e o adultério (Mt 5:21 e 27). Mas Jesus disse que a raiva e o cobiçar outra mulher era assassinato e adultério aos Seus olhos (Mt 5:22,28)! Ele é o santo Senhor! Trema diante Dele até mesmo em seus pensamentos!

Tolice é a conduta que não leva em conta a Deus ou a Sua sabedoria, o que é pecado (Pv 19:3; 22:15; Sl 14:1). Até o falar tolice – ímpia, impura, supérflua ou palhaçadas faladas – são condenadas, e Deus brevemente vai julgar o mundo por causa disto (Ef 5:3-7), Deus odeia a tolice! E ele conhece o coração do homem como sendo a origem do seu caráter e da sua conduta (Mt 12:34-35; 15:18-20).

Fantasias sexuais são universais, mas Deus as condena. Pecados sexuais são tolices (Gn 34:7; Dt 22:21; IISm 13:12), e imaginar tais tolices é pecado. Jó afirmou que ele não pensaria a respeito de uma jovem (Jó 31:1), e Salomão avisou ao seu filho para que não cobiçasse a mulher estranha, nem mesmo em seu coração (Pv 6:25). Deus considera os caminhos dos homens, incluindo aqueles envolvendo o sexo (Pv 5:21).

Inveja, ódio e orgulho também são pensamentos comuns. Homens e mulheres gostam de desprezar os outros e exaltarem a si mesmos em seus corações. Na realidade, a maior parte da inveja, do ódio e do orgulho está limitada ao coração (Tg 3:14-16). Mas o Senhor condena esses pensamentos maus e tolos tanto quanto o assassinato diabólico e a rebelião. Purifique seus corações, vós com mentes de duas caras (Tg 4:8)!

Um zombador é doloroso e é problemático. A rejeição arrogante da correção e da instrução faz com que seja impossível ensiná-los (Pv 9:7-8). Seus ressentimentos arrogantes de professores e repreendedores tornam impossível a paz (Pv 22:10). Eles devem ser evitados ou lançados fora. Nada mais natural e correto que os homens os odeiem, pois causam constantes conflitos e problemas para qualquer nível de autoridade. São piores do que os tolos, pois são convencidos em sua ignorância (Pv 26:12)!

Leitor, temos aqui duas questões a respeito de sabedoria. A primeira é guardar o seu coração com toda a diligência, pois os pecados se iniciam com pensamentos tolos (Pv 4:23; Tg 1:13-16). Busque no seu coração e nos seus pensamentos por qualquer perversidade que possa haver ali (Sl 139:23-24). A segunda questão é amar a instrução e a repreensão para não ser um zombador. Humilhe-se diante do abençoado Deus, Sua Palavra e Seus professores.