Provérbios 23:25

Teu pai e tua mãe ficarão felizes, e aquela que te gerou se regozijará.

Play Audio:

 

Qual é a melhor maneira para tornar a sua mãe feliz? Sendo uma criança justa e sábia. Uma boa mãe tem um grande desejo e esperança que os seus filhos, que ela carregou e deu à luz, sejam piedosos.

Este versículo é a segunda metade do provérbio. Aqui está a primeira parte: “Grandemente se regozijará o pai do justo, e o que gerar a um sábio se alegrará nele.” (Pv 23:24). Depois de ter escrito que uma criança justa e sábia trará grande alegria para o seu pai, Salomão continuou a descrever a alegria e a satisfação de uma mãe que gerou tal filho.

Porque uma mulher concebe, carrega, dá a luz, amamenta e cria incansavelmente esta criança? Porque ela não sabia como evitá-la? Porque as outras mulheres fazem isso? Porque ela se sentia só? A lembrança de um bebê amamentando ou dando os seus primeiros passos é perigoso. Uma criança insensata e perversa destruirá tais memórias e as substituirá por tristeza, dor, vergonha e problemas.

Mulher, a única razão pela qual você deve conceber, carregar, dar a luz, amamentar e criar uma criança seria para treinar a ele ou a ela a temer o SENHOR para agradar a Deus, servir aos outros e lhe confortar. Se você não fizer isto, você viola sua sagrada chamada debaixo do céu, dando existência a uma pessoa que sofrerá em vida e na eternidade, e arruinará os seus últimos anos que antecederem a sua ida para a sepultura em tristeza.

Se você não treinar seu rebento, Salomão escreveu, “A vara e a repreensão dão sabedoria, mas o rapaz entregue a si mesmo envergonha a sua mãe.” (Pv 29:15). E, “O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho louco é a tristeza de sua mãe.” (Pv 10:1). E, “O filho insensato é tristeza para seu pai e amargura para quem o deu à luz.” (Pv 17:25).

A sabedoria de Deus para você diz que você passará grande vergonha, aflição e amargura por não treinar as crianças que você concebeu, carregou, deu a luz, amamentou e criou. Mas o oposto é ainda mais verdadeiro. Se você treinar suas crianças no temo do Senhor, eles poderão lhe trazer grande alegria, como Samuel foi para Ana e Timóteo foi também para Eunice e Lóide, entre outras.

É melhor que o homem com quem você casar e pelo qual você conceberá crianças seja um homem fiel e piedoso – um que cuidadosa e consistentemente treinará suas crianças. Os seus pais lhe ensinaram e exigiram isto de você quando estivesse procurando um marido? Você fará disto uma parte importante da proteção que você dará às suas filhas antes do casamento?

O pai é o principal mestre das crianças no plano de Deus para a família (Gn 18:19; Js 4:21-22; Sl 78:1-8; Is 38:19; Jl 1:1-3; Ef 6:4). Mas você também tem um papel, como Bate Seba realizou na vida de Salomão e Naamá na vida de Roboão (Pv 1:8; 4:1-3; 6:20). Todos os Provérbios do capítulo 31 são instruções da rainha mãe ao rei Lemuel (Pv 31:1-31).

Criança, qual é a melhor maneira de fazer a sua mãe feliz? Seja uma criança justa e sábia. Uma boa mãe tem um grande desejo e esperança que a criança que ela carregou e deu a luz, será piedosa. Ao honrá-la com uma vida piedosa, você também estará honrando a Deus, trazendo bênçãos dobradas.

Você pode fazer com que tudo que ela fez por você se torne como nada na medida em que ela se regozija com sua vida piedosa e produtiva, ou você pode causar grande vergonha, aflição e amargura. Pense na questão, pois Deus e os homens o recompensarão pela maneira como você trata a sua mãe.