Provérbios 21:24

Escarnecedor é o nome do orgulhoso e arrogante, aquele que procede com ira orgulhosa.

Play Audio:

 

Qual é o caráter mais depravado no livro de Provérbios? O tolo? A mulher detestável? O homem irado? A mulher estranha? O homem preguiçoso? Não! É o escarnecedor (Pv 26:12)! Tolos, mulheres detestáveis, homens irados, adúlteras e homens preguiçosos podem receber ajuda; mas um escarnecedor arrogante e irado desafia a correção e a instrução. A Senhora Sabedoria, representando o Deus do céu, nos diz para evitá-los, pois você só estará perdendo o seu tempo e começando uma briga (Pv 9:7-8).

Tendo em vista que o escarnecedor não se humilha e porque ele despreza aqueles que tentam corrigir e instruí-lo, não há esperança para ele (Pv 13:1; 14:6; 15:12; 24:9). Se você deseja a paz e a união em qualquer situação, então você terá que se livrar dos escarnecedores (Pv 22:10). Para evitar que os tolos se tornem escarnecedores e ensiná-los alguma sabedoria, os escarnecedores devem ser punidos publicamente (Pv 19:25; 21:11). Os homens bons desprezam e odeiam os escarnecedores (Pv 24:9; Sl 15:4).

O que é um escarnecedor? Ele é um rebelde desafiador que não aceita a correção ou a instrução de terceiros. Na realidade, ele despreza e odeia qualquer um que tenta repreendê-lo ou ensiná-lo (Pv 9:7-8). Ele é tão arrogante em sua insolência que ele tem menos possibilidade de aprender a sabedoria do que o insensato, o que já diz muito (Pv 26:12; 27:22)! Ao invés de buscar paz ou sabedoria, ele maldosamente procura falta na vida dos outros (Is 29:20-21). A sua vida está marcada pelos relacionamentos arruinados e pelos seus problemas.

O que é um escarnecedor orgulhoso e presunçoso? Ele é um rebelde desafiante que tem um excesso de arrogância e raiva! Essas criaturas vis zombam de seus mestres, escarnecem da correção e caluniam qualquer um que discorda deles. Pelo fato de presumirem sua superioridade acima dos outros, eles difamam ou espalham histórias a respeito de qualquer um, sem nenhuma consideração para com Deus ou para com os homens. Quando confrontados ou ofendidos, eles explodem com uma raiva arrogante e planos vingativos de ações.

O que é que Jesus pensava dos escarnecedores? Ele disse que não mereciam ouvir o Seu evangelho. Ele os chamou de cães e porcos, e disse aos Seus discípulos para não divulgarem a verdade para eles (Pv 3:34; 23:9; 26:11; Mt 7:6). Ele desprezava especialmente os fariseus insolentes pelo seu orgulho religioso. Ele disse aos seus discípulos que Deus os removeriam pelas raízes, e que eles e os seus seguidores poderiam cair juntos na vala da heresia e do julgamento (Mt 15:12-14).

Você é um zombador? Não é difícil dizer. Você aprecia a correção, ou você prefere a discussão? Você gosta de fazer as pazes ou de defender os seus chamados direitos? Você se alegra em ignorar os pecados dos outros contra você ou você fica com raiva quando confrontado ou ofendido? Você acha que já aprendeu muito na vida e seria melhor um professor do que um ouvinte? Você sempre tem uma desculpa para as suas ações? Você espalha rumores a respeito dos outros? Você se ressente quando alguém diz que você está errado? Você consegue fazer quase tudo melhor que os outros?

O escárnio é um pecado terrível. Você veio a este mundo não sabendo nada e agora você quer desprezar os seus professores? Você é um cão raivoso! Orgulho e raiva são os alicerces do escárnio. O orgulho excessivo é auto enganador e autodestrutivo (Pv 26:12; Jr 17:9); e a raiva é uma erupção violenta e preguiçosa de um espírito desgovernado (Pv 25:28; 27:4). Deus corretamente lhe chama de escarnecedor orgulhoso e altivo – uma das combinações mais desprezíveis dos termos na Bíblia

O oposto de um escarnecedor é o homem sábio. Ele ama a correção e o ensino, porque ele sabe que são os únicos meios de adquirir mais sabedoria. Ele ama aqueles que o corrigem e o ensinam, pois sem eles ele não progredirá (Pv 9:8; 27:5-6; Sl 141:5). Ele tem pouca consideração com as suas próprias opiniões, e não fica com raiva quando ofendido. Ele atribui os melhores significados às ações dos outros e ele facilmente perdoa ou faz vistas grossas às suas faltas.

Leitor, o Deus celestial lhe tem condenado com um nome terrível! Se os seus negócios com outros envolve o orgulho e a ira, Ele não pode suportar o seu espírito e as suas ações. Ele logo te destruirá, pois Ele não pode tolerar os orgulhosos e altivos, aqueles que são exaltados (Is 2:12). O abençoado Deus celestial, o único Deus sábio, busca aqueles que têm um espírito pobre e contrito, e que tremem diante da Sua palavra (Is 66:2). Isto descreve o seu modo de agir?

É fácil lhe dizer se você é culpado por orgulho e ira. O seu relacionamento com os outros é bom? Você se ofende facilmente e fica zangado? Você rapidamente critica os outros? Você é conhecido por espalhar fofocas? Você explode quando lhe contradizem ou repreendem? Você é conhecido pelas ameaças ou a graça no seu falar? Humilhe-se ainda hoje e confesse o seu grande mal? Pois você não está vivendo como aqueles que são chamados filhos de Deus (Fp 2:14-16).