Provérbios 21:15

O fazer justiça é alegria para o justo, mas destruição haverá aos que obram iniquidade.

Play Audio:

 

Grandes homens praticam o que é correto – e fazem isto com alegria! Verdadeiros cristãos são apaixonados e zelosos. Em contraste, os homens perversos escolhem a pratica do mal, e por isto Deus os destrói. Qual dos dois você é?

Se você escolhe praticar o correto para agradar a Deus, porque não fazê-lo com todas as suas forças? O primeiro mandamento de Deus é para você amá-Lo de todo o seu coração, sua alma e o seu poder. E esta regra faz todo e perfeito sentido, pois Ele merece isto plenamente (Dt 6:5)!

O que é justiça aqui? Praticar o que é equitativo, leal, bom, justo, correto e íntegro. Não se trata de punição. É tratar corretamente de uma questão com o recurso agradável a Deus e ao homem. É a conduta piedosa de homens virtuosos que só farão coisas santas e sábias. É praticar aquilo que é certo (Pv 1:3; 2:9; 8:20; 18:5; 19:28; 21:3,7; 24:23; 28:5; 29:4; 31:5).

Um homem verdadeiramente piedoso tem prazer na justa conduta. Religião ou justiça não é um fardo ou tarefa para ele, mas sim uma empolgante oportunidade de praticar o bem e aquilo que é certo em um mundo pecaminoso e perverso. Para aplicar a sabedoria bíblica a uma determinada situação para a glória de Deus e dar um tratamento justo ao homem é a sua deleitável alegria (Pv 12:14; 15:23; 16:13,20; 24:5,26; 25:11).

Você pode ser um cristão de três maneiras. Você pode relutar em dar o seu serviço a Ele e ser amaldiçoado (Ml 1:6-14). Você pode servir a Ele de boa vontade e sobreviver (Mt 21:28-31). Ou, você pode servir com alegre zelo, como Davi, Jesus e Paulo (At 13:22; Jo 12:13-17; ICo 15:10).

Muitos contribuem para o Senhor de má vontade com o mínimo, por obrigação ou necessidade, e eles perdem a alegria e a recompensa de Deus por doarem. Mas existem alguns poucos contribuintes liberais e alegres, a quem o Senhor ama, e eles recebem os prazeres e as bênçãos (IICo 9:6-9; Tg 2:13).

Por esta razão Deus exalta a misericórdia acima dos sacrifícios e das cerimônias que Ele mesmo ordenou (Pv 21:3; Os 6:6; Mt 12:7). Mas não é qualquer tipo de misericórdia que funciona, pois Deus espera que você ame ao demonstrar misericórdia (Mq 6:8; Sl 37:26).

Mera obediência não prova mais do que ser um escravo, pois isto é o que fazem por medo ou obrigação. Eles só enxergam a Deus como senhor de escravos, e os seus serviços são feitos mecanicamente. Grandes santos amam Deus como Pai, e o serviço deles corresponde ao desejo animado de agradar a Ele como Seu filho.

Você nunca viu um rei e, por isso, você não tem visto uma honra ou um serviço real. Até mesmo um rosto infeliz era considerado ofensivo e poderia lhe custar a vida (Ne 2:1-2). Se homens honram a outros homens com tanto cuidado, você não deve regozijar grandemente em servir o Rei dos reis (Ml 1:6-14)?

Vale a pena fazer qualquer coisa que valha a pena fazer com toda a sua força. Esta foi a regra de Salomão (Ec 9:10). Esta era a reputação de Jeú (IIRs 9:20; 10:16). Esta também era a regra de Paulo, “É bom ser zeloso, mas sempre do bem e não somente quando estou presente convosco.” (Gl 4:18). E você?

Quanto mais rápido e mais longe o evangelho pode se espalhar, se mais cristãos tivessem alegria em praticar a justiça? O entusiasmo vende! Brilhe a sua luz para que os homens possam glorificar a seu Pai (Mt 5:16). Viva com uma santa alegria para que eles possam indagar a razão da sua esperança (IPe 3:15). Os cristãos deveriam ser as pessoas mais felizes da vida por incontáveis razões. Você é um deles?

Em contraste com os homens justos que alegremente fazem a vontade de Deus, os homens do mundo se entregam a sofregamente buscar a sensualidade e a impureza (Ef 4:17-19). Ignorantes e cegos, Deus escurece ainda mais o entendimento deles para violarem uns aos outros com perversões (Rm 1:18-32).

Estes perversos réprobos não tem prazer nenhum em servir a Deus. Você tem? Eles estão egoisticamente apaixonados pelo pecado. E você? Quando estiverem diante do trono do juízo de Cristo, eles ouvirão estas palavras, “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.” (Mt 7:23).

Pais, seus filhos já lhes terão psicanalisados quando chegarem aos 12 anos. Eles saberão com quanta alegria você tem servido a Deus, fazendo o que é justo, lendo a Bíblia, frequentando a igreja, orando e servindo a outros. Isto afetará grandemente o ponto de vista e a prática do cristianismo deles.

Deixe que a sua vida, de dentro para fora, corresponda à do Senhor Jesus Cristo, Quem disse, “Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração.” (Sl 40:8). Deus certamente abençoará o homem que O teme, que tem grande prazer em Seus mandamentos (Sl 112:1).