Provérbios 20:13

Não ames o sono, para que não venhas à pobreza; abre os teus olhos, e te satisfarás com o pão.

Play Audio:

 

Uma das regras mais simples para obter sucesso é o de odiar o sono. É claro, você necessita de sono; mas você deve aprender a odiar o tempo gasto na cama. A vida é curta – cada dia é curto – e o tempo gasto na cama vai voltar para lhe assombrar. Salomão analisou a vida com a mente mais sábia na história do mundo. Os seus provérbios inspirados transmitem a verdadeira sabedoria para o seu sucesso.

A pobreza dista apenas de um cochilo. Se você gosta de sua cama quente pela manhã e tem pavor de deixar o seu casulo para enfrentar as oportunidades do dia, você está caminhando ladeira à baixo. Se você diariamente furta alguns minutos a mais para se aconchegar antes de levantar, eventualmente você vai terminar na pobreza. Salomão lhe diz para abrir os seus olhos … e levantar para encarar o dia!

Como rei e pai, o homem sábio observou que uma das características pessoais de tipos preguiçosos era o de estender o sono ao invés de acordar e enfrentar o dia. Se você abre os seus olhos, coloca os seus pés no chão e começa a se agitar, você está saindo à frente do seu vizinho que pestaneja e está a caminho de ser produtivo. Lembre-se de que o pássaro que cedo madruga é o que pega a minhoca!

Se você sorri para si mesmo todas as manhãs a respeito da alegria de não fazer nada no conforto de sua cama e o quanto que você odeia levantar e se agitar … em outras palavras, amando o sono … você está permitindo que um hábito perigoso se desenvolva. Se você já está acordado ao ponto de considerar tais pensamentos você está suficientemente acordado para se levantar e fazer alguma coisa produtiva! Levante-se!

Salomão ensinou uma grande ética de trabalho, porque Deus espera que os homens trabalhem muito. Ele deu a responsabilidade a Adão para cuidar e manter o Éden (Gn 2:15). Ele julgou o homem pelo pecado prometendo a ele o pão tão somente como o resultado do suor (Gn 3:19). Ele foi ainda mais longe ao determinar, como punição, que o homem que não trabalhasse muito deveria passar fome (Pv 20:4; IITs 3:6-12). Deus julgou a cidade de Sodoma, em parte, pela ociosidade das meninas e das mulheres (Ez 16:49)! Levante, mulher!

A diligência recompensa os homens e a preguiça os destrói (Pv 10:4; 12:24; 13:4; 22:29). Ele zombou de homens preguiçosos. Ele ordenou que observassem as formigas: eles sabem como trabalhar (Pv 6:6-8)! Ele perguntou se eles, em algum tempo, iriam levantar (Pv 6:9)! Ele afirmou que a pobreza viria tão certa quanto o viajante que chega ao seu destino ou a ausência de resistência a um homem armado (Pv 6:10-11; 24:33-34). Ele comparou aqueles minutos a mais se revolvendo na cama a uma porta que vai e vem sobre as suas dobradiças (Pv 26:14)!

O dormir a mais lhe deixa sonolento (Pv 19:15; 23:21). Quanto mais tempo você passar na cama e se abstém de alimento, o seu metabolismo se reduz proporcionalmente. É claro que você necessita de sono; mas você não precisa daqueles minutos adicionais depois que você acorda pela manhã! Aquela hora de inatividade prolongada e de cochilos vai fazer com que seja cada vez mais difícil se levantar ao invés de ser mais fácil.

Mas é claro que o preguiçoso justifica a sua dependência do sono (Pv 26:16)! Mas os militares sabem como treinar essas crianças arrogantes e teimosas – eles exigem que se levantem às 5:00 da manhã ao invés das 7:00 que eles poderiam ter escolhido na vida civil! Se você está obcecado com alguns minutos a mais na cama, então vá para a cama mais cedo à noite! E quer saber de uma coisa? Como soldados e homens bem sucedidos descobriram, levantar cedo pode facilmente se tornar um hábito!

Há um limite para esta regra e o abençoado Deus do céu mostrou a Sua misericórdia colocando limitações. Ele não quer que você levante cedo demais, que vá dormir tarde demais ou você se irritando com os seus esforços – ao invés disso Ele quer que você durma, porque Ele te ama. Quando você presume que são os seus esforços que fazem a diferença na vida, Ele os considera ofensivos e errados (Sl 127:1-2). Ele quer que você coloque a sua confiança n´Ele para que haja diferença!

Amando o sono na cama lhe trará pobreza financeira, mas ser preguiçoso e sonolento com as coisas de Deus certamente lhe trará a sua ruína espiritual. Ser preguiçoso na leitura de sua Bíblia, nas suas orações e em assistir as pregações da palavra de Deus lhe fará pobre em sua caminhada com Deus. É por isso que temos repetidos avisos na Bíblia a respeito de acordarmos espiritualmente (Mt 24:42-44; 25:1-11; 26:36-45; Rm 13:11-14; Ef 5:14-21; ITs 5:6-10)! Levante!