Provérbios 20:12

O ouvido que ouve, e o olho que vê, o SENHOR os fez a ambos.

Play Audio:

 

Recém-nascidos são examinados quando nascem para verificar se os seus ouvidos e olhos funcionam. Os redimidos dão louvores a Deus por uma criança saudável. Os pagãos dão um suspiro de alívio ao destino. Olhos e ouvidos que funcionam são dádivas muito preciosas e úteis. Mas eles são a escolha do SENHOR. O grande Deus não deve nada a ninguém, incluindo a audição e a visão.

É Sua escolha soberana e graciosa o fato de que alguém ouve e vê. Ouvir e enxergar não são direitos; eles são privilégios abençoados. E a maior dádiva de ouvir e de enxergar é a habilidade de discernir e perceber o glorioso evangelho de Jesus Cristo e as palavras de sabedoria e de verdade. É uma rara habilidade entender, arrepender e obedecer ao evangelho.

Uma criança surda ou cega não é um acidente. Não é o resultado do destino. Isto não pode ser revertido pela ciência. É uma escolha do grande Deus do céu. Ele é perfeito em todas as Suas escolhas. E Ele efetua milhares delas para cada um de nós.

Você nem foi consultado se queria viver. Ele escolheu a sua geração de nascimento, altura, nação de origem, sexo, pais, temperamento, irmãos, inteligência, habilidade atlética, oportunidades na vida, e todos os outros fatores que influenciam a sua existência. Ele é SENHOR! Você não é nada! Ele é o oleiro! Você é o barro!

Humilhe-se diante do grande e terrível Deus. Esmague os seus vãos pensamentos. Dê a Ele o louvor e a glória. Adore-O. Agradeça a Ele por tudo que você tem e é. Ofereça a Ele tudo que você tem e é. Rogue a Ele por misericórdia pelos seus pecados. Dedique a sua vida a Ele, hoje!

Quando os discípulos viram um homem cego, eles sabiam que tinha sido uma escolha de Deus. Jesus disse a eles que assim era para a glória de Deus (Jo 9:1-3). Por acaso Deus cegaria um homem durante 30 anos somente para a sua glória? Facilmente! Deus seria capaz de colocar um homem para pastar para a Sua própria glória? Definitivamente. Leia Daniel 4 a respeito de Nabucodonosor (Dn 4)!

A audição e a visão espiritual são muito mais importantes do que os sentidos físicos. É só pela graça gratuita que a qualquer pecador é dado ouvidos e olhos espirituais para ouvirem e enxergarem as coisas de Deus. A maioria dos homens não pensa em Deus de uma maneira significativa ao longo de sua vida (Sl 10:4). Os sentidos espirituais são dados quando você nasce de novo. Você recebe a audição e a visão na ocasião do seu primeiro nascimento, mas você só recebe a audição e a visão espiritual no seu segundo nascimento.

Jesus disse, “Aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” (Jo 3:3). E também, “Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso, vós não as escutais, porque não sois de Deus.” (Jo 8:47). Tanto a vista quando a audição são dádivas de Deus! Jesus ocultou a verdade dos judeus, mas a revelou aos Seus discípulos (Mt 11:25-27; 13:10-16)! Por que a maioria dos homens nem consideram a Deus e a verdade? Por que a maioria deles pensa que o evangelho é tolice? Deus não abriu os seus ouvidos para ouvirem com entendimento e convicção. Por que a maioria vê a Sua gloriosa criação e mesmo assim atribuem sua existência à sorte e à evolução? Deus não abriu os olhos deles para O enxergarem ou a Sua verdade.

O homem rico no inferno pediu a Abraão para enviar Lázaro de volta da morte à terra para avisar os seus cinco irmãos para não se juntarem a ele lá. Mas a resposta sóbria de Abraão foi que não havendo a graça de Deus para abrir os ouvidos e os olhos deles, nem mesmo um homem que retornasse na morte não despertaria interesse nos seus corações rebeldes e depravados (Lc 16:27-31). Se eles não estavam interessados na leitura da Bíblia, eles não se interessariam num homem que voltasse dos mortos!

Não há meios humanos para trazer a audição aos ouvidos e a vista aos olhos. Só o SENHOR pode realizar esta grande obra! Esforços evangelísticos de homens para fazer ouvir o evangelho a ouvidos surdos ou mostrar o Salvador a olhos cegos são absolutamente e totalmente tolice e vaidade. O evangelho só pode ser ouvido e visto por aqueles que nasceram de novo (ICo 1:18,24; 2:14-15).

A salvação é do Senhor! Deus escolheu alguns para a vida eterna (Ef 1:4). Ele enviou a Jesus Cristo para morrer pelos seus pecados, e Ele certamente os regenerará e os glorificará (Rm 8:29-33). Ele lhes dá ouvidos que ouvem e olhos que veem. Lucas descreveu aqueles que acreditaram em Paulo, da seguinte maneira: “E creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna.” (At 13:48).

De que maneira o homem nasce de novo com ouvidos e olhos espirituais? Jesus, o Filho de Deus ordena a ele que venha à vida e ressuscita a sua alma da morte espiritual (Jo 5:25-29)! Esta obra gloriosa é pelo poder e graça de Deus, sem qualquer participação humana (Jo 1:13; 3:8; Rm 9:16; Ef 1:19-20; 2:1-10). O Senhor Jesus Cristo exercita o mesmo poder criativo que Ele usou para produzir a luz no princípio (IICo 4:3-6; Ef 2:10).

Somente depois desse grande evento você poderá ouvir e ver as coisas de Deus. É então que pagãos como Cornélio começaram a temer a Deus, orando a cada dia, e ajudando os pobres (At 10:1-4).

E quando o evangelho é levado a um homem assim pela providência de Deus, ele crê e o obedece como sendo a gloriosa nova que é (At 10:33,44-48)!

Se você pode ouvir e ver as coisas de Deus, dê graças a Ele, e corra na direção daquela convicção, hoje! Se você tem receio de que não é nascido de novo, o seu dever é o mesmo. Corra para o Senhor Jesus Cristo, aceite a Ele como o seu Soberano e a sua única Esperança, e obedeça-O. Essa é a evidência da perfeita audição e visão (IIPe 1:5-10; IJo 2:29; 3:7; 5:1-5).

Jesus Cristo está aguardando o momento certo para Se manifestar ao universo, pois Ele é o Abençoado e o Único Potentado, Rei dos reis e Senhor dos senhores (ITm 6:14-15). Ele virá com milhares dos Seus anjos para destruir os Seus inimigos (Jd 1:14; IITs 1:7-9). Creia e O obedeça hoje, pois o amanhã pode trazer a maldição da Sua vinda (ICo 16:22).