Provérbios 19:23

O temor do SENHOR tende à vida, aquele que o tem habitará satisfeito; não será visitado pelo mal.

Play Audio:

 

A boa vida é possível! Até mesmo provável! Até mesmo certo! Tudo que você precisa é entender este precioso provérbio e colocar sua exigência simples em prática. A boa vida pode ser sua!

Leia esta maravilhosa sentença e a entenda. Você pode ter uma vida incrível, com uma satisfação duradoura em seu coração e evitar as dores e as dificuldades que afligem os outros. O que poderia ser melhor? De que forma Deus e Salomão poderiam lhe oferecer algo mais? Seria este o melhor provérbio? Talvez.

Em primeiro lugar, o temor do SENHOR encaminha para a vida. A palavra “encaminha” significa muito mais do que uma inclinação ou possibilidade de ocorrência. Aqui ele significa ter um resultado específico, se houver liberdade para agir; para dirigir ou conduzir a uma situação ou condição. Aqui significa mais do que uma possibilidade ou até mesmo probabilidade – significa certeza definitiva (Pv 10:16; 11:19,24; 14:23; 19:23; 21:5).

Que tipo de vida é oferecido? Uma boa vida! Boa em todos os sentidos de felicidade, prosperidade e sucesso. Davi e Pedro a chamaram de amar a vida e ver dias bons (Sl 34:9-16; 112:1-3; IPe 3:10-12). Salomão a chamou de vida próspera, longa e honrosa, evitando disfunções e morte (Pv 10:27; 14:27; 22:4). Jesus a chamou de vida abundante (Jo 10:10).

Em segundo lugar o temor do SENHOR traz satisfação duradoura. O mundo está infeliz. Considere os divórcios, as drogas, a embriaguez e tudo levado a extremos. Eles anseiam por realizações e paz, mas não as encontram. Deus não vai deixar que eles a obtenham (Is 48:22; Is 57:21). Deus reserva a paz para aqueles que O temem (Sl 25:12-14; 128:1-6; 149:1-9; 14:26; 15:16).

Em terceiro lugar, o temor do SENHOR salva do mal. Dor e dificuldade estão por toda a parte, porque os homens mundanos não tem um Protetor como Deus que está comprometido com aqueles que O temem (ITm 4:10; Sl 145:19; IICr 16:9). Leia o Salmo 91 e veja como Deus protege, de todos os perigos, aqueles que O temem (Sl 91). Não é de se estranhar que os justos são destemidos como o leão (Pv 28:1; 14:26).

O que você precisa fazer para ter estes três grandes benefícios, garantidos por Deus e o rei Salomão? Tema ao SENHOR. Você entende perfeitamente esta curta expressão usada frequentemente em toda a Bíblia (Pv 1:7; 9:10; 15:33; 23:17; Dt 10:12; IISm 23:3; Jó 1:8; Sl 36:1; Ec 7:18; 12:13-14; Lc 12:4-5; At 10:22; IICo 7:1; Ef 5:21; Hb 12:28-29)?

Em primeiro lugar, para temer ao SENHOR você precisa O conhecer. Quem é o SENHOR? Estas letras, todas capitalizadas representam um tetragrama dos hebreus – quatro consoantes para o nome do Deus verdadeiro e vivo – EU SOU O QUE SOU (Êx 3:14). Quando destacado com vogais de forma a poder ser pronunciado, o nome é JEOVÁ (Êx 6:3). Você conhece o Deus Jeová da Bíblia?

Nenhum outro deus serve. Alá, Brama, Shiva, Vishnu, Buda, o Grande Espírito, o Grande Arquiteto do Universo, e outros deuses são mentiras! Eles são os nomes inventados pelos homens para as deidades imaginadas das nações que homens que rejeitaram ao Jeová da Bíblia. Eles não são mais verdadeiros do que Zeus, Júpiter, Afrodite e Vênus dos gregos e romanos.

Nenhum falso conceito de Jeová serve. Os seguidores de Charles Taze Russell, os tais chamados Testemunhas de Jeová, não O conhecem. Os Russelitas, como deveriam ser chamados, roubou o nome de Deus da Bíblia para justificar o culto de falsas profecias, adoração das pirâmides, e o blasfemo rebaixamento de Jesus Cristo, meramente a “um deus” (Jo 1:1).

Você conhece o Deus Jeová da Bíblia? O Deus que criou todas as coisas do nada num período de seis dias de 24 horas pela Sua voz há, aproximadamente, 6000 anos atrás (Gn 1:1; Hb 11:3)? O Deus que fez todas as coisas para Si mesmo, até mesmo os perversos para o dia da calamidade (Pv 16:4)? O Deus que brevemente enviará a Jesus Cristo como Deus para julgar a terra (Hb 1:8-12; At 17:29-31)?

Em segundo lugar, para temer ao SENHOR Jeová, você precisa temer a Ele. Para temer a Deus corretamente é amar, adorar e fielmente servir a Ele (Dt 10:12; Ec 12:13-14; Hb 12:28-29). Não é o terror que Adão e Eva tiveram no jardim do Éden, quando se esconderam Dele, e não é o terror dos diabos que encontraram com Jesus Cristo quando Ele estava na terra.

O temor do SENHOR é crer no Deus Criador da Bíblia com uma consciência boquiaberta a respeito da Sua glória e grandeza e um desejo amoroso de obedecer a tudo que Ele exige de forma a agradar e adorar a Ele e evitar desapontá-lo de qualquer maneira. É como a humilde adoração e afeição que boas crianças dão a um pai autoritário, porém amoroso.

Você teme ao SENHOR? Se Deus não o regenerou, isto é impossível, pois os homens deste mundo não O temem (Sl 36:1; Rm 3:18; 1:18-32). Você precisa nascer de novo pelo Espírito de Deus para temer a Ele (Jo 1:13; 3:3; 8:47; Gl 4:6). Se você tiver um desejo sincero de amar e servir a este Deus, então você foi salvo assim como Cornélio (At 10:2,22,35).

Você teme ao SENHOR? Agradeça a Ele pela sua existência para conhecer a Ele (é por isto que você existe)! Agradeça a Ele pela Sua palavra, incluindo Provérbios, para saber como agradar a Ele! Agradeça a Ele pela morte substitutiva do Seu Filho Jesus Cristo para salvar o Seu povo eleito! Confesse os seus pecados, rogue a Ele perdão em Cristo Jesus, e assuma o compromisso de sempre O amar e servir.

Os três maravilhosos benefícios e bênçãos deste provérbio são seus! Humildemente reivindique-os diante deste glorioso Deus, dando a Ele todo o louvor e adoração devida ao Seu grande nome. Confie Nele e na Sua palavra em todas as questões da vida e da eternidade (Sl 119:128), e Ele estará contigo para desfrutar uma grande vida, para a satisfação duradoura da sua alma, e para livrá-lo do mal.

Você pode estar perguntando, e os mártires? Certamente temiam a Deus, mas olhe o que aconteceu com eles. Os testemunhos deles antes de morrerem e o testemunho daqueles que assistiram à morte deles, comprovam o contentamento alegre que não pode ser totalmente descrito. Eles possuem a vida eterna, estavam e estão totalmente satisfeitos, e os dentes dos leões ou as chamas só serviram para mandá-los para o paraíso mais cedo!

Você pode perguntar, e o que dizer a respeito de Jó? A Bíblia afirma que ele temia a Deus, mas olhe o quanto ele sofreu (Jó 1:1). Ele viveu uma vida boa, com grande satisfação, e proteção do mal antes da sua provação? É verdade (Jó 1:2-3,10)! Ele recebeu tudo em dobro no final? Certamente que sim (Jó 42:10-17)! E chegou a encontrar-se intimamente e pessoalmente com Deus no intervalo!

A maior e melhor vida é a de andar com Deus na terra e ter uma vida eterna com Ele no céu.

A maior satisfação é a de conhecer a Deus pessoalmente, incluindo toda a eternidade (Sl 73:23-28).

A maior de todas as proteções é o passar pela morte para o céu e ser considerado justo.

Aqueles que temem ao SENHOR recebem os três, comprados e garantidos pelo Senhor Jesus Cristo.