Provérbios 19:3

A tolice do homem perverte o seu caminho, e o seu coração se irrita contra o SENHOR.

Play Audio:

 

A dificuldade dos homens na vida se deve à sua própria tolice, mas eles culpam a Deus por ela! Que maldade profana! O homem não se dispõe a viver pela sabedoria de Deus porque ele quer fazer as coisas do seu modo. Mas quando ele se defronta com as consequências de suas escolhas tolas, ele murmura e culpa a Deus pelas suas dificuldades. Que desgraçado miserável, rebelde e ingrato!

O SENHOR é bom para com todos e a Sua misericórdia é sobre todos. Ele oferece sabedoria gratuitamente para todos que a desejam (Pv 9:1-6; Is 45:19). Mas os tolos riem da sabedoria; eles acreditam que têm uma maneira melhor. Mas eles comerão do fruto de suas tolices (Pv 1:29-33). O malfeitor do nosso provérbio acusa a Deus por Seus caminhos não serem justos. Mas são os caminhos do tolo que não são justos (Ez 18:25)!

Caro leitor, este provérbio tem sido verdadeiro em sua vida? Você já escolheu o seu próprio caminho e se defrontou com dor a armadilhas? Você já chegou a pensar que o Senhor era injusto? Você já ficou ressentido com Ele por não tê-lo livrado ou respondido às suas orações? Você já teve pensamentos descontentes, irritantes ou de auto justificação diante do SENHOR?

Preste bastante atenção e perceberá que é o coração do tolo que se angustia. São os seus pensamentos mais íntimos que precisam ser examinados o seu piedoso modo de falar na igreja não consegue ocultá-la! Qual tem sido a sua maneira de pensar? O Senhor vê todas as suas angústias. Ele vê a sua raiva, seus desesperos ou pensamentos de descontentamentos.

Tal angústia é pecado! Nada do que você é ou tem é seu. É uma dádiva do céu. Deus lhe deu sua posição na vida, habilidades, pais, saúde, filhos, emprego, esposa, tempo, e qualquer outra coisa que você possa citar. Porque você se irrita contra Ele a respeito desses presentes? Estas coisas não são suas; elas pertencem a Ele. Ele as emprestou a você, e Ele espera um bom retorno por elas. Você deve isto a Ele! Ele não lhe deve nada senão o tormento eterno da sua alma. Qualquer outra coisa é pura misericórdia!

Mas quando você se angustia contra Ele depois de perverter os Seus presentes através da preguiça e da tolice, os seus resmungos em pensamentos são o veneno de rebeldia do inferno vazando do seu coração! Você acrescenta maldade aos seus pecados. Esmague esses pensamentos. Humilhe-se diante de Deus. Encontre a sua alegria e satisfação Nele e não dos presentes que Ele dá. Confesse suas tolices que o levaram à sua atual situação.

Adão trouxe a vergonha sobre si mesmo no Éden e culpou a Deus por isso (Gn 3:11-12). Caim foi amaldiçoado por matar o seu irmão e culpou a Deus por sua punição ter sido tão grande (Gn 4:13-14). Acabe se colocou numa posição de guerra pelo assassinato escabroso de Nabote por causa do vinhedo dele e ele culpou a Deus por nunca tê-lo abençoado (IRs 22:8). Onde estão esses três homens hoje? Aonde deveriam estar! Onde você vai estar amanhã?

A maior parte dos seus problemas é por sua própria culpa. Você deixou de guardar fielmente a palavra de Deus. Você escolheu tolamente o seu próprio caminho. Seu zelo de buscar sabedoria foi morno. Você não consegue ver isso? Confesse a sua tola responsabilidade em não tomar cuidado daquilo que Ele lhe deu. Se você não fizer isso, sua dor vai aumentar ainda mais (Jó 36:16-18)!

Onde você está sendo tolo na sua vida? Isto vai voltar a lhe assombrar. E se você culpar a Deus pelos seus problemas, você acrescenta maior pecado à sua tolice. Não é de se admirar que a sua vida está bagunçada. A Bíblia diz, “Este é o caminho, andai por ele.” (Is 30:21). Mas você tem rejeitado a instrução e a sabedoria porque você achava que tinha uma idéia melhor, porque o pastor é radical demais, porque a Bíblia é moda muito antiga, porque o seu pai não fez daquele jeito. Cuidado!

De Deus não se zomba; não seja enganado. Se você escolheu contemporizar a palavra Dele em seu casamento, sua família, seus pensamentos, sua maneira de falar, ou qualquer outra área na sua vida, você vai colher consequência dolorosas (Gl 6:7). Ele fez os homens justos, mas eles buscaram muitas invencionices (Ec 7:29). O que foi que você inventou em sua mente contra os mandamentos Dele? Os caminhos Dele são iguais; os seus são desiguais. Se você acrescentar a irritação ao seu pecado Ele virá com maior juízo e fúria.

Se jamais existiu um homem que poderia ter-se irritado com a sua porção na vida, teria sido o nosso abençoado Senhor. Mas quando enfrentou a mais árdua e terrível tarefa da Sua vida de dificuldade – para pagar pela nossa maldade – Ele disse, “Contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua.” Ele jamais perverteu o Seu caminho, mas teve que pagar por nós por pervertermos o Seu caminho. E mesmo assim Ele não se irritou! Louvado seja o abençoado e perfeito Filho de Deus.