Provérbios 16:28

O homem perverso semeia a contenda, e o intrigante separa os maiores amigos.

Play Audio:

 

Pare! Pare de falar negativamente a respeito dos outros! Se você não pode falar alguma coisa boa, então não diga nada! Somente as pessoas profanas fofocam e difamam. Você deve aborrecer o pensamento sobre cometer estupro e assassinato … mas calúnia ou intrigas é exatamente isto! Ela viola a reputação da pessoa, o que é pior do que violar o corpo dela; e ela tira a alegria, a paz e os amigos dele, enquanto que o estupro físico traria para eles o conforto e o auxílio. Pare!

Fofocar destrói famílias, igrejas, negócios e amizades. Um homem rebelde é mau, detestável e irracional. Ele adora causar divisões espalhando rumores, insinuações, segredos ou mentiras a respeito dos outros. Se você odeia esses pecadores, você está em boa companhia, porque Deus também os odeia (Pv 6:16-19)! Ele estraçalha esses conversadores perversos, tanto no velho como no novo testamento (Pv 10:18; 11:13; 18:8; 20:19; 26:20-26; Sl 50:20-22; 101:5; Lv 19:16; Rm 1:29-30; IICo 12:20).

Aquilo que você chama de fofoca, a Bíblia chama de contendas, más suposições, passadores de histórias, tagarelice e sussurros. Estes termos semelhantes descrevem o pecado de revelar ou espalhar segredos com o objetivo de agitar, desprezar, prejudicar ou diminuir outro. Calúnia é o ato de espalhar informações falsas com o objetivo de difamar. Estes dois pecados causam conflitos e problemas, e dividem grandes amizades quando se revela fatos particulares, pecados perdoados ou absolutas mentiras a respeito de um ou de dois amigos.

Nunca use palavras que possam ferir outra pessoa exceto quando for absolutamente necessário (ICo 1:11). Se você conhece o pecado de uma pessoa, esconda-o dos outros (Pv 11:13). Cubra-o ao invés de expô-lo, de forma a promover o amor (Pv 17:9). Se você tem um problema com alguém, ou você faz vista grossa ou trate do problema somente com ele (Pv 10:12; 19:11; 25:9-10; Mt 18:15). Se você não teme e odeia a fofoca, lembre-se que Deus considera as suas palavras como assassinato (Mt 5:21-22).

Se você perceber que um homem está falando mal de outro, pare a violência com uma resposta irada (Pv 25:23)! Você usaria de qualquer meio para impedir um estupro ou um assassinato e este crime é pior. Assim, responda vigorosamente contra essa maldade verbal também. Não deixe que um caluniador, espalhador de boatos ou que sussurra pelos cantos cometa esse crime na sua presença. Se você tolera e dá ouvidos às suas insinuações de discórdia e de perversidade, você é culpado deles, também (Pv 17:4). Se você identificar claramente uma pessoa perversa como esta, se livre dela, porque ela só lhe trará problemas (Pv 26:20-28).

Homens piedosos nunca causam danos a outros usando de palavras de discórdia (Sl 15:3). Mesmo que as ações são suspeitas, os homens piedosos acreditam e têm esperanças a respeito de tudo, de forma a não pensar perversamente a respeito daquela pessoa (ICo 13:4-7). Esta é a maneira mais piedosa, pacífica e bem sucedida de viver. Ao escolher ser um pacificador, você é um verdadeiro filho de Deus (Mt 5:9; Tg 3:17-18). Purifique o seu coração e permita que ele produza palavras agradáveis a todo tempo de forma a ganhar os favores, até mesmo dos reis (Pv 22:11; Cl 4:6).