Provérbios 16:14

A ira de um rei é como mensageiros da morte, mas um homem sábio a pacificará.

Play Audio:

 

Nós não temos reis e por isto nós temos que usar um pouco de nossa imaginação para compreendermos este provérbio. Entretanto, quando existiam reis que tinha poder absoluto e as punições eram severas, nada mais sábio do que aplacar a sua ira (Ec 8:2-5).

Mas nós temos um governo e outras autoridades instituídas e a mesma sabedoria se aplica. Quando o governante ou a pessoa que ocupa posição de autoridade está com raiva de você, faz sentido você aplacar a ira deles e por um ponto final na questão.

Considere Nabucodonosor que era o maior dos reis (Dn 2:37-38). Se ele fosse favorável à tua causa, ele te promoveria e decretaria a morte dos teus inimigos (Dn 3:28-30). Se ele não fosse favorável à tua causa, ele podia te cortar em pedacinhos e transformar a sua casa num monte de estrume (Dn 2:5). Jamais vimos poder como esse. Um rei assim é uma vista linda (Pv 30:29-31).

Tendo um rei como este você aprenderia a viver respeitosa e obedientemente. Você saberia que o favor dele seria maravilhoso e a sua ira horrível (Pv 16:15; 19:12). E provocar a ira de um rei assim seria tão tolo quanto assinar a sua própria sentença de morte (Pv 20:2; Rm 13:4-5).

Assim, é sábio tratar com governantes pacificando ou aplacando qualquer ira que tenham contra você. Entenda esta palavra simples. O Novo Aurélio diz, Pacificar: “Restituir a paz a; apaziguar; serenar; tranquilizar; acalmar; abrandar.”

E o Espírito Santo usa o pacificar da seguinte forma, que é a maneira em que devemos entender (ICo 2:13). Todos nós conhecemos o poder que um presente tem de aliviar, acalmar, tranquilizar ou aplacar a ira de uma pessoa (Pv 21:14), E você pode ler a respeito da ira do rei sendo pacificado em (Et 7:10; Ez 16:63)

O versículo gêmeo deste provérbio pode ser lido em (Ec 10:4), onde Salomão dá o mesmo recado com palavras parecidas. Ele ensina que mesmo sendo grande a sua ofensa, você consegue apaziguar o espírito do governante, permanecendo em seu lugar de submissão e cedendo a ele.

Você consegue acalmar e persuadir um príncipe e até mesmo quebrantando os seus ossos, contendo a sua raiva, usando de respostas suaves, e tendo paciência com ele durante um longo tempo (Pv 15:18; 15:1; 25:15).

Odiar a autoridade e lutar contra o governo é uma péssima tolice (Pv 17:11; 24:21). O Senhor amaldiçoa esses ignorantes terríveis como cães raivosos que precisam ser destruídos (IIPe 2:10-12; Jd 1:8-10).

Caro leitor, existe alguma pessoa na sua vida, ocupando cargo de autoridade, que esteja ofendido com você? Faça a paz com ela ainda hoje.

O Senhor Jesus Cristo é o maior Rei no universo. Ele é o Rei dos reis. E a Sua ira contra os seus inimigos é maior do que a ira de um rei terrestre. Qual é a advertência bíblica a esses reis? É bom que o sirvam e restaurem a paz com Ele para que não os destrua quando a Sua ira é despertada, mesmo que seja só um pouco (Sl 2:12). Beije o Filho! Coloque a sua confiança Nele!