Provérbios 16:3

Confia tuas obras ao SENHOR, e os teus pensamentos serão estabelecidos.

Play Audio:

 

Eu não sei o que fazer! Estou tão confuso! Eu me sinto arrasado! Dúvidas miseráveis assim é o custo da perda de sua paz no SENHOR. Mas ela pode ser rapidamente recuperada, se você entregar as suas atividades a Ele. Ele lhe estabelecerá, confortará e o fortalecerá (IPe 5:10).

Num mundo pecaminoso e incerto, onde você não tem como saber o amanhã, com frequência surge muitas dúvidas, medos, perplexidades e preocupações. Mas essa não é a vida desejada ou planejada por Deus para os Seus filhos. Ele pode e tirará os seus cuidados dolorosos, se você entregar tudo a Ele. Sua prometida presença permanente traz contentamento e coragem (Hb 13:5-6).

Pedro escreveu o seguinte a respeito do especial cuidado do SENHOR, “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” (IPe 5:7). E Davi, que se defrontou com muitas e severas dificuldades, escreveu com confiança e experiência, o seguinte, “Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado.” (Sl 55:22). Creia nestas duas promessas!

Paulo escreveu, “Não estejais inquietos por coisa alguma; … a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.” (Fp 4:6-7). Jesus confortou, “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mt 6:34). Este grande conforto está fundamentado na habilidade e cuidado Dele, e tudo que você precisa fazer para obtê-lo é confiar Nele e buscar o Seu reino em primeiro lugar (Mt 6:25-33).

Entrega as tuas obras ao SENHOR fazendo tudo do jeito Dele. Considere os seus preceitos como sendo perfeitos e suficientes (Pv 3:7; Sl 119:128). Se você abandonar os seus entendimentos, e em todos os seus caminhos reconhecê-lo, Ele dirigirá os seus passos (Pv 3:5-6). Josué descobriu que a primeira cidade murada de Canaã era um obstáculo fácil ao agir de acordo com o caminho do SENHOR (Js 6:20)! Arrasados como pais? O perfeito conhecimento está bem aqui no livro de Provérbios.

Entrega as tuas tarefas ao Senhor, fazendo-as como se as fizesse para Ele. “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.” (ICo 10:31). “E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” (Cl 3:17). Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, pois eles são os designados para a glória segundo o Seu eterno propósito (Rm 8:28)!

Você confia as suas tarefas ao SENHOR entregando-os a Ele? Isto é realizado através da oração e ações de graça (Fp 4:6; Cl 4:2). Se você mantém a sua mente fixa no SENHOR Jeová, ao invés dos seus problemas, você encontrará perfeita paz (Is 26:3-4). Quando Josafá se defrontou com um grande exército, ele dirigiu um culto de oração público onde, entre outras coisas ele orou, “Não sabemos nós o que faremos”. (IICr 20:1-19). Deus realizou o combate por ele. O Senhor Jesus disse, “Não se turbe o vosso coração; … crede também em mim.” (Jo 14:1).

Você entrega as suas obras ao SENHOR, confiando Nele pelos resultados. É frustrante e estressante quando você pensa que os resultados dependem de você. O resultado depende Dele e Ele sugere que você tire uma soneca (Sl 127:1-2)! Tendo traçado planos razoáveis, entregue o resto à vontade graciosa e soberana Dele (Pv 16:9; Sl 37:3-7; Tg 4:13-15). Tal confiança firmará e estabelecerá o seu coração sem temor, sem levar em consideração a sua situação (Sl 112:7-8).

Cercado de todos os lados pelos seus inimigos, Joabe entregou uma importante batalha ao SENHOR, e obteve uma grande vitória (IISm 10:9-14). Duas viúvas incertas a respeito do futuro delas; uma enviou a outra para a colheita, ambas confiando no grande Pai celestial das duas: a enviada não só ajuntou muito alimento gratuitamente, mas também conseguiu um homem rico (Rt 2:1-23)!

Paulo conhecia a verdade deste provérbio tanto quanto qualquer um. Ele enfrentou mais dificuldades em um tempo qualquer do que você poderia imaginar numa vida inteira. Mas ele disse, “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos.” (IICo 4:8-9). Ele tinha confiado as suas obras ao SENHOR.

Caro leitor, o que o incomoda hoje? O que você enfrenta que aflige a tua mente? Confia ao SENHOR as tuas obras e Ele firmará os teus pensamentos. Faça-os à maneira Dele; faça-os para Ele; entregue-os a Ele em oração; e confie Nele pelos resultados. Ele imediatamente tomará cuidado de você, abençoando-o com contentamento, paz e segurança.

O nosso Senhor abençoado enfrentou o maior desafio e dificuldade no trabalho horripilante da nossa redenção na cruz do Calvário, mas ele Se entregou ao SENHOR (IPe 2:23). Ele foi ouvido e um anjo veio e O fortaleceu (Hb 5:7-10; Lc 22:43). Você também faria bem na questão de obediência, entregando a guarda da sua alma ao seu fiel Criador (IPe 4:19). Os mesmos servos ministrarão a você (Sl 34:7; Hb 1:13-14).