Provérbios 15:20

Um filho sábio alegra seu pai, mas um homem tolo despreza a sua mãe.

Play Audio:

 

Você pode fazer com que seus pais sejam muito felizes sendo sábio e Deus o abençoará por isto. O seu futuro depende de você agradar os seus pais. Deus consagrou os pais e Ele espera que você os reverencie no exercício do seu ofício e naquilo que fizeram por você. Deus também escolheu especificamente os seus pais! A terra tem mais de 4 bilhões de pais (pai e mãe), mas Deus escolheu os dois que Ele sabia serem os melhores para você, independente daquilo que você pensa deles ou deseja para si mesmo.

Considere este provérbio. Ele está no modo indicativo, afirmando fatos sem uma clara recomendação. O seu total valor, intenção e força têm que ser descoberto. Considerando que filhos sábios fazem a alegria dos pais, a lição (1) é para os filhos serem sábios, a lição (2) é para os filhos sábios fazerem os seus pais felizes, e a lição (3) é para os pais treinarem os seus filhos sábios de forma que o próprio futuro deles seja de felicidade! Todas essas lições são boas.

De que forma um filho tolo despreza a sua mãe (Pv 10:1; 17:25)? Um filho tolo despreza a sua mãe indiretamente quando se torna uma fonte de pesar e amargura para ela durante o tempo em que vive a sua tolice.

Jovens devem ser sábios, porque a sabedoria é a coisa principal e traz consigo muitos benefícios (Pv 4:5-9). A sabedoria também conduz à graça de Deus e dos homens (Pv 3:4; Lc 2:52) Mas a lição do nosso provérbio de hoje é o efeito que isto gera sobre os pais! Se você escolhe ser tolo, você ofende a Deus, causa mal a si mesmo, ofende aos outros homens e machuca os seus pais. Tome cuidado!

É muito importante você agradar aos seus pais tornando-se uma criança sábia? Muito! Considere o aspecto pelo seu lado positivo e pelo seu lado negativo. Se você obedece e honra aos seus pais, Deus o abençoará com uma vida boa e duradoura (Êx 20:12; Dt 5:16; Ef 6:2-3). Mas Deus determinou a punição capital para filhos insolentes; e Ele mesmo os executará, se o país não cumprir os seus deveres (Pv 20:20; 30:17; Êx 21:15,17; Lv 20:9; Dt 21:18-21; 27:16; Mt 15:4)!

Porque gastar tempo, dinheiro ou esforço para viver mais utilizando de fatores de alimentação, exercícios, medicina ou de suplementação alimentar? O Deus do céu, Aquele que lhe deu vida, disse através deste provérbio de hoje que Ele acrescentará a sua vida, se você viver sabiamente. De que forma? Pelo cumprimento de Sua promessa de dar uma vida boa e longa àqueles que honram os seus pais.

O que é sabedoria? É o poder de julgar retamente! Homens sábios temem a Deus e aprendem a Sua palavra para conhecer e fazer a perfeita vontade de Deus em todas as situações. Eles são diligentes, piedosos, justos, misericordiosos, nobres, prudentes, retos e virtuosos. Os pais que veem os seus filhos vivendo sabiamente, lhes dá grande alegria (Pv 10:1; 17:21; 19:13; 23:15-16,24-25; 27:11; 29:3).

Ao invés de pensar que você cumpriu o seu dever para com os seus pais ao lhes enviar um cartão ou levá-los para comer fora, faça com que o temor do Senhor e a sabedoria da Bíblia seja a coisa mais importante na sua vida. Isto dará a pais piedosos uma alegria maior do que qualquer presente. É uma proposta de vencer, vencer e vencer! Deus ficará satisfeito e o abençoará por isso; a sabedoria lhe trará prosperidade e te livrará de problemas; e os seus pais ficarão entusiasmados.

Jesus de Nazaré é o Filho de Deus. Ele cresceu em sabedoria quando um menino (Lc 2:52). Ele tinha todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Cl 2:3). O Seu Pai no céu o amou imensamente, pois Ele O agradou muito (Mt 3:17). Até mesmo a sua mãe ficou feliz com o que ela ouviu e viu e ela permaneceu fiel à Sua doutrina pura, através da Sua morte e da Sua ressureição (Lc 2:19,51; Jo 19:25; At 1:14). Ele praticou este provérbio com perfeição ao ser sábio para o Seu Pai e sem desprezar a Sua mãe. Siga o seu exemplo!