Provérbios 15:8

O sacrifício dos perversos é abominação ao SENHOR, mas a oração dos retos é o seu deleite.

Play Audio:

 

O SENHOR Deus despreza a sua adoração ou se alegra nela? Que contraste! O SENHOR considera a adoração de alguns como uma abominação. Ele não só se antipatiza com suas adorações: Ele as odeia! Mas Ele se alegra com as orações de outros. Que diferença! A sua adoração é um terrível mau cheiro em Suas santas narinas? Ou Ele se alegra com ela e com as suas orações?

Quando homens maus adoram a Deus, não importa o quando o esforço é preciso, sincero ou custoso, ela é detestável, repugnante e abominável para Ele (Pv 21:27). Ele odeia suas adorações! Ele disse a Israel, “O incenso é para mim abominação … Vossas Festas da Lua Nova, e as vossas solenidades, as aborrece a minha alma; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.” (Is 1:13-14). “Aborreço, desprezo as vossas festas, e as vossas assembleias solenes não me dão nenhum prazer.” (Am 5:21).

Deus odeia os seus sacrifícios, suas orações e as suas adorações, se você chega com pecado em sua vida. Ritual sem justiça é repugnante para Ele. Ele deseja a sua obediência, não a sua adoração! O sacrifício que Ele busca é um coração quebrantado (Sl 51:17). Ele não queria as ofertas de Israel: Ele queria a obediência (Jr 7:22-23). “Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.” (ISm 15:22).

Tolos vestem ternos, frequentam a igreja, carregam Bíblias, cantam hinos, fazem orações e adoram com o pecado em suas vidas! Eles acreditam que estes exercícios religiosos apaziguarão a Deus. Eles acreditam que Ele irá fazer vista grossa às suas maldades pelo fato de frequentarem a igreja. Mas Ele odeia suas hipocrisias. Eles mantêm uma pretensão para que os homens os considerem ainda mais, mas Deus haverá de expor e destruir todos os hipócritas (Pv 26:24-26; Jó 27:8; Sl 144:11-15).

Homens maus tentam encontrar conforto em rituais, religiões ou relíquias. Israel adorou a serpente de bronze feita por Moisés (IIRs 18:4), a Arca da Aliança (ISm 4:3), o templo (Jr 7:4), e as Escrituras (Jr 8:8). Católicos usam crucifixos; e Batistas assistem estudos Bíblicos. Mas estas coisas não têm nenhum poder salvador. Eles simplesmente acrescentam condenações aos hipócritas, pois o Deus ciumento não pode tolerar o uso presumido da religião pelos simuladores.

A culpa por orações não respondidas é sua, não de Deus! Ele sempre responde aos justos. Ele pode não lhes dar a resposta que esperam, mas Ele sempre responde. A culpa é sua! “Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça.” (Is 59:1-2). A culpa é sua! “O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.” (Pv 28:9).

A precisão da adoração, a correção da doutrina e a sinceridade da adoração não têm nada a ver com isto. Deus nãos se importa o quão preciso, correto ou sincero que você é; se você chega faltando um coração puro e temeroso (Is 66:1-2). Ele não deseja uma cabeça baixa; Ele deseja um coração reverente (Is 58:3-7). Não orar é melhor do que o orar com hipocrisia (Ap 3:15-16).

Apesar de o homem mau trazer sacrifícios custosos; apesar dele dedicar muitas horas do seu tempo; apesar de dirigir as adorações a Deus com grande emoção; mesmo assim Deus a rejeita em favor da oração simples e fraco dos Seus humildes santos! Que contraste! Não importa o quanto é dado a Deus, a única coisa que Ele aceitará é a humilde petição de um homem justo.

Deus se alegra com a oração do justo – Ele a ouve e responde com prazer. “… a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” (Tg 5:16). “Longe está o Senhor dos ímpios, mas escutará a oração dos justos.” (Pv 15:29). Se pais pecadores dão boas coisas a seus filhos, muito mais dará Deus boas coisas aos Seus filhos que O obedecem e agradam (Mt 7:11).

O que leva Deus a desprezar sua adoração? Um único pecado não confessado! Davi sabia, “Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá.” (Sl 66:18). Pedro escreveu, “Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos, atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males.” (IPe 3:12).

Se você adora Deus com pecado em sua vida, você está agravando terrivelmente a sua condição diante Dele. Você trará a ira certa e ciumenta Dele sobre a sua cabeça. Examine-se a si mesmo! Arrependa-se! Confesse os seus pecados! Adore o Senhor na beleza da Sua santidade! Adore-O com reverência e santo temor! Pois o nosso Deus é um fogo consumidor!