Provérbios 14:31

Aquele que oprime o pobre afronta o seu Criador, mas aquele que o honra tem misericórdia dos pobres.

Play Audio:

 

É impossível ser um bom cristão e maltratar o pobre. Não importa se você canta “Ó, como eu amo a Jesus”. Não importa se você frequenta uma igreja e finge que adora a Deus. A religião pura diante dos olhos de Deus que tudo vê, é tomar conta do pobre (Tg 1:27). Como o provérbio afirma claramente, a verdadeira honra a Deus envolve a misericórdia para com os pobres.

Os pobres, em regra geral, são indefesos e desamparados. Se você tira vantagem deles nessa condição fraca, você insulta a Deus o Criador deles. Ele vingará todas as ofensas assim (Dt 10:17-18; Sl 68:5). Você repreende a Deus ao abusar da criação Dele dos pobres e da providência Dele em deixa-los pobres (ISm 2:7). Ele fez tanto os ricos quanto os pobres, e não importa quão rico você é, você não é melhor do que os pobres (Pv 17:5; Pv 22:2,16,22-23).

Você não é um homem que venceu pelo próprio esforço. Se você é rico, não é por causa da sua habilidade, esforço ou inteligência. Tempo e oportunidade, pela providência de Deus, fez isso que você é hoje (Ec 9:11). Deus lhe deu aquilo que você tem, e é um pecado se gabar como se você não o tivesse recebido como um presente (ICo 4:7). Você é uma dádiva de Deus em não ser um pobre também.

É religiosidade perigosa e enganosa aquela que toma consolo numa forma de piedade sem que haja o verdadeiro poder da forma santa de viver (IITm 3:1-5). Caridade e amor são as grandes evidências de um verdadeiro cristão. A fé não é uma evidência tão boa assim, porque o diabo crê e treme (Tg 2:19). Mas o trabalho de amor para com os pobres nunca será esquecido (Mt 25:31-46; ICo 12:31; 13:13; ITs 1:2-4; ITm 6:17-19; Hb 6:10; IIPe 1:5-7).

Alguns pensam que convidar a Jesus para entrar em seu coração é a condição, a evidência e a prova da vida eterna. Mas o único versículo na Bíblia que usa uma linguagem semelhante e esta, nada tem a ver com a vida eterna (Ap 3:20). A verdadeira evidência e prova da vida eterna é considerar os pobres e gastar o seu dinheiro para tomar conta deles (IJo 3:17-19).

A religião em forma de ritual não tem sentido para Deus. Na realidade, Ele a odeia (Is 1:10-15; 58:1-5). Ele quer a religião no coração, que é doar o seu dinheiro, para aqueles que não têm nenhum direito da sua misericórdia (Is 1:16-20; 58:6-11). Um homem que verdadeiramente conhece a Deus está sempre pensando a respeito do lado de fora da sua vida para ajudar e servir a outros (At 20:25; IICo 12:14-15).

Mas é claro, nem todos os pobres são dignos de cuidados. Se o homem não faz tudo que ele pode, então ele é um preguiçoso. A inanição é o melhor presente para ele (Pv 20:4; IITs 3:10). Deus só se preocupa com necessidades legítimas, como alimento, vestuário, e abrigo, de verdadeiras vítimas, tais como órfãos, viúvas, ou um homem ferido que o Senhor tenha colocado no seu caminho (Is 58:7; Lc 10:25-37).

Deus recompensará o homem que honra a Ele ao cuidar dos pobres (Pv 19:17; Pv 28:27; Sl 41:1). Ajudar o pobre é uma situação de ganhar-ganhar e ganhar. Você estará praticando a pura religião, o pobre se regozija com a sua bondade, e o Senhor o prosperará! Quanto mais dinheiro você espalhar na direção deles, o seu progresso será mais rápido e você irá mais longe (Pv 11:24-26). Garantido!

É inacreditável ver os avarentos ficarem cada vez mais para trás, enquanto que os generosos progridem cada vez mais. Quanto mais você distribui, mais você terá; quanto menos você distribuir, menos você terá. O Abençoado Deus celestial invalidará a matemática toda vez! Esta sabedoria é alta demais para os perversos nas escolas de administração (Pv 24:7)!

O próprio Deus tem cuidado para com os pobres, muito além do que você possa considerar. Se não fosse pela disposição de Jesus Cristo se tornar pobre por amor aos Seus eleitos, eles viveriam e morreriam em absoluta pobreza espiritual para então cair no inferno por toda a eternidade. Mas Ele se tornou pobre para que eles pudessem se tornar ricos com a vida eterna (IICo 8:9)! Louvado seja o Senhor!