Provérbios 14:30

O coração sadio é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos.

Play Audio:

 

O pecado é mortal! Ele destruirá a sua alma, corpo e vida! E levará você para o inferno por toda a eternidade! Mas antes de levá-lo para o lago de fogo, ele perverterá os seus pensamentos, arruinará a sua saúde, consumirá o seu corpo, torturará a sua mente, destruirá a sua reputação e destruirá a sua vida. Odeie o pecado! Não brinque com ele! Rejeite qualquer idéia de que você pode cometer pecado e sobreviver!

Doenças psicossomáticas têm sido lentamente identificadas formalmente. Mas Salomão as conhecia por inspiração de Deus há 3000 anos. São doenças físicas causadas por fatores mentais, emocionais ou psicológicas. É claro que um cristão esclarecido poderá facilmente aprimorar a definição – pecado, um problema espiritual do coração que pode afetar o corpo!

Considere o provérbio com muita atenção. Um coração sadio é contrastado com a inveja, assim ele está advertindo a respeito de problemas espirituais em suas afeições, ele não está se referindo à arteriosclerose que estreita as artérias coronárias ou do bloqueio de ramo direito ou esquerdo no seu sistema elétrico do coração. Um coração sadio guarda a palavra de Deus (Sl 119:80) e produz os frutos do Espírito (Gl 5:22-23).

Ele está naqueles que estão contentes, perdoados, alegres, amorosos, mansos e gratos. Você tem um destes (Tg 3:14-16).

A inveja é Horrível. “Cruel é o furor e a impetuosa ira, mas quem parará perante a inveja (Pv 27:4). É um ressentimento invejoso dos outros, o que é satânico e infernal (Tg 3:14-16). É a inveja e egoísmo produzindo sementes. Ela não consegue suportar o louvor e o sucesso dos outros; ela regozija quando os outros caem; ela despreza a virtude; ela trabalha dia e noite de forma a expor os outros a uma imagem negativa. Você não consegue escapar desse terrível senhor, mesmo quando vai para a cama!

Mas quem é que se importa com a inveja hoje em dia? Ela é um pecado esquecido e ignorado. Qual foi a última vez que você ouviu um sermão contra ela? Qual foi a última vez que você ouviu que um juiz passou uma sentença contra ela, ou um advogado usando-a como o motivo em um crime? A inveja é um pecado terrível, um mal tenebroso e um câncer que destrói a alma; mas poucos falam qualquer coisa a respeito dela ou contra ela. Homens sábios a odeiam!

Pais, vocês precisam começar a correção desta doença mortal quando os filhos ainda são pequenos! Você deve ensinar as crianças a festejar os sucessos dos seus irmãos, louvar as suas conquistas, lamentar sobre as suas falhas e orar pelas suas bênçãos. Você deve punir rápida e severamente qualquer atitude ou ação que revele um espírito de orgulho, de inveja e de ressentimento.

Considere este provérbio novamente. A vida da carne é contrastada com a podridão dos ossos. Ele está se referindo à doença física, ao sucesso total com Deus e os homens, ou uma combinação das duas coisas. Relembrando as observações de Davi a respeito dos mandamentos de Deus ter grande amplitude (Sl 119:96), O provérbio ensina a respeito de uma variedade de consequências para o pecado e os problemas espirituais.

Considere o pecado e a morte. O pecado trouxe morte instantânea para as afeições de Adão e Eva para com Deus; e rapidamente danificou o seu casamento perfeito (Gn 2:17; 3:7-8). Também lhes trouxe a morte física alguns anos mais tarde (Gn 5:5). E eles sofrerão para sempre no lago de fogo, que é a segunda morte, a não ser que Jesus Cristo intervenha (Ap 20:11-15).

O livro de Provérbios usa muitas metáforas e figuras de linguagem e, por isto, são considerados obscuros (Pv 1:6; Jo 16:25). Sabemos que Salomão usou partes do corpo para representar outras coisas, como por exemplo, os lábios em lugar da fala (Pv 12:19), o estômago para a alma (Pv 20:27), e a mão para o trabalho (Pv 12:24). Ele deixou claro para nós que poderia usar a podridão dos ossos como uma símile simples para a lamentação e a dor, sem nenhuma aplicação direta ou literal com leucemia ou outra doença dos ossos e da medula (Pv 12:4).

Portanto, este amplo provérbio ensina a respeito de vários níveis de dificuldade que procedem do pecado, particularmente a inveja. Em primeira instância, ela destruirá o seu sucesso total como um homem piedoso e sábio. Esta é a razão pela qual você deve guardar o seu coração com toda a diligência (Pv 4:23). Em segundo lugar, ela devorará a sua saúde física, devido ao espírito mau e corrosivo da inveja na alma (Pv 17:22). E em terceiro lugar, há uma promessa de Deus de arruinar a sua saúde por causa do seu viver pecaminoso (Êx 15:26; Dt 28:27,35).

Os pecados da alma e da mente afetam o corpo – doenças psicossomáticas. Amnom desejou tanto a sua meia irmã Tamar ao ponto de fazer com que ele ficasse fisicamente doente (IISm 13:2). Ansiando por aquilo que ele não poderia ter, atormentou a sua alma até ao ponto dele ficar doente. E a inveja triturando a alma da pessoa dia e noite, esgota a vitalidade da saúde dela. Se Amnom tivesse temido a Deus e rejeitado o mal, isto teria sido saúde para o seu umbigo e medula para os seus ossos (Pv 3:7-8).

Um excelente livro que dá detalhes de doenças psicossomáticas causadas pelo pecado é “None of These Diseases” (Nenhuma Destas Doenças) pelos Drs. S. I. McMillen e David E. Stern. Estes médicos explicam em capítulos de fácil leitura os devastadores efeitos físicos de um estilo de vida pecaminoso. É a confirmação para a fé daquilo que o nosso Criador inspirou na Bíblia como sendo frequentemente superior a pílulas e tratamentos. Quantas pessoas se encontram em instituições mentais e em hospitais em consequência de problemas espirituais – pecado?

Considere um espírito jovial. Recentes estudos mostraram que as pessoas que riem e gozam a vida vivem mais do que aqueles que são morosos ou negativos. Muito tempo atrás Salomão escreveu, “O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos.” (Pv 17:22). A vitalidade vem do seu espírito, não de sua dieta! E você não consegue ser jovial enquanto tiver inveja dos outros!

Você pode esconder a sua inveja dos outros homens – por um tempo; mas a calunia, as simulações, o ódio, o assassinato, a difamação ou os murmúrios logo a revelarão. E isto pode consumir diretamente a sua saúde através de um coração irado, amargurado e cheio de estresse; ou pode arruinar o seu corpo pelo juízo físico direto de Deus. Troque a sua inveja por amor (Pv 15:17)! Considere a inveja de Josué em contraste com a humildade e a piedade de Moisés (Nm 11:24-30). Você se identifica com qual dos dois?

Você deve examinar a si mesmo para ver se há inveja, a terrível causa de problemas na alma e no corpo. Muitos examinam o seu corpo para ver se há nódulos, pressão sanguínea, índice de colesterol ou outros sintomas de doenças mortais, mas porque não examinar a sua alma para buscar a raiz da causa de maiores consequências? E a causa pode ser facilmente tirada pelo arrependimento piedoso e a confissão dos seus pecados a Deus (Pv 28:13; Jó 33:27-28; IJo 1:9). Você foi avisado!