Provérbios 14:9

Os tolos zombam do pecado, mas entre os justos há benevolência.

Play Audio:

 

Um tolo gracejará a respeito do pecado, desculpará o pecado, e culpará os outros por seu pecado. Ele não tem o temor de Deus. O pecado não é uma questão séria para ele. Mas um homem justo tremerá diante do pecado, fugirá do pecado e se entristecerá a respeito do pecado. Deus mostrará àquele homem Suas grandiosas bênçãos.

Caro leitor, se você não ler esta pequena porção com séria consideração, você também é um tolo. Minha patética contribuição aqui não vale muito em si mesmo, mas a advertência que ela contém vale mais do que todos os tesouros da terra quando você descobrir a verdade do provérbio. Se você não tiver o tempo hoje, haverá uma eternidade para pensar a respeito de sua mensagem.

Mas então será tarde demais, pois o fogo da ira de Deus consumirá a própria humidade da sua alma até que ela implodirá sobre si mesma sob o tormento espiritual do terrível julgamento Dele. Então o dia dois da eternidade trará consigo mais problemas para o seu espírito e corpo!

Tolos pensam que podem fazer o que quiserem; Deus contém a Sua sabedoria e julgamento deles, para que eles ignorantemente pensem que estão conseguindo escapar ao praticarem as suas maldades (Sl 36:1-4; 50:21-22).

Deus favorecerá o justo, mas o caminho dos transgressores é difícil (Pv 13:15). Ló ficou sentado em Sodoma e considerou que a vida santa de Abraão era muito severa, mas ele logo se tornou um destituído numa caverna com duas filhas depravadas e um futuro sem esperança.

O pecado é horrivelmente sério! Quão sério? Se a Bíblia é a verdade, Deus lançou muitos anjos para fora do céu e reservou para eles uma tortura eterna por terem tomado partido com Satanás. Se a Bíblia é verdade, Deus condenou toda a raça humana para uma eternidade no inferno por um só pecado, que foi o de comer a fruta proibida. Se a Bíblia é verdade, Deus afogou o mundo inteiro, incluindo todas as crianças, e os cidadãos deficientes da terceira idade, por causa do pecado. A Bíblia é verdadeira! E Deus verdadeiramente fez isso por causa do pecado.

A Bíblia é verdade! Jesus Cristo está vindo para destruir a terra por fogo com um fogo inextinguível e mandar cada pecador para uma eternidade no Lago de Fogo junto com o diabo e os seus anjos. Como pode um homem zombar de algo tão terrível? Ele está rindo com a cara do Juiz que condenará a sua alma para uma eternidade sem esperança, uma eternidade repleta de tormento no escuro abismo do inferno dos mortos!

Zombe de um juiz na terra e ele poderá lhe acusar de desprezo à corte e jogá-lo na prisão. Zombe do juiz do céu e da terra, e Ele descobrirá os seus mais profundos temores e Ele explorará isso para a própria honra Dele. Ele o perseguirá com o anjo do Senhor (Sl 35:5-6).

Quão ruim é o pecado? Ele causa a morte! Isto não é suficiente? A morte é terrível. Ela rouba as nossas vidas; quebra os nossos relacionamentos; destrói os nossos planos; destrói os nossos sonhos. De onde veio o pecado? O homem escolheu zombar do aviso de Deus a respeito da morte em consequência do pecado no Éden. Você deveria zombar daquilo que gera o maior medo de todos os homens? Quão insano é fazer zombaria a respeito da causa da morte!

Mas o pecado também é a razão das doenças! Pelas deformidades! Pela destruição! Pela disfunção! Pelos desastres! Pela depravação! Pelas pessoas abandonadas! O pecado é um mal ímpio que consome a nossa raça a cada segundo do nosso andar e do nosso dormir. Quanto é insano zombar da causa destas coisas!

Quão ruim é o pecado? Visite o Getsêmani e o Calvário. Ali você pode ver o Filho de Deus sob um enorme tormento da alma! Seu suor era como grandes gotas de sangue (Lc 22:44). Ele rogou a Seu Pai por uma opção alternativa para levar os seus pecados, pois a culpa e a vergonha de ser feito pecado para os Seus escolhidos foi esmagador (Lc 22:42). Tolos fazem do pecado um motivo de zombaria.

O inferno é terrível. O inferno é quente. Você não vai poder reduzir as chamas atormentadoras; você não vai poder por um fim no seu sofrimento (Mc 9:44,46,48). Você saberá que Deus o rejeitou para sempre e sempre. Você vai saber que Ele lhe odeia e caprichou no seu tormento eterno. O inferno está além da sua imaginação de sofrimento. Nós nunca, nem nos nossos piores momentos de tristeza, jamais experimentamos qualquer coisa que chegue perto do inferno. E você vai zombar do pecado?

Porque o inferno é ignorado nos nossos dias? Porque se evita pregar a respeito do inferno? Porque não há nenhuma menção dele nos jornais? Porque aqueles que pregam a respeito dele são considerados homens de Neandertal? Só isto é zombar do pecado, pois é uma tentativa de rejeitar e ignorar as consequências declaradas do pecado.

Porque Deus criou e preparou o inferno? Por causa do pecado! O inferno foi criado e preparado para o diabo e os seus anjos, porque eles pecaram (Mt 25:41; IIPe 2:4).E todos os homens pecadores se juntarão ali para uma eternidade de horríveis sofrimentos (Lc 16:19-31; Ap 20:11-15).

O tolo diz, “Isto não é lá grande coisa para mim!” E para você, o que é? Ele reclama como uma criança mimada, “Porque todo mundo fica implicando comigo por um pequeno erro?” Ele se desculpa dizendo, “Eu sou assim mesmo”. Ele culpa os outros por não terem tido suficiente compaixão por suas “fraquezas e dificuldades de aprendizado.” Ele diz, “Me desculpe,” mas faz tudo de novo!

A mulher adúltera comete seu pecado sórdido e abominável ao entregar o seu corpo e/ou coração, e ela limpa a sua boca, e diz, “Não cometi maldade.” (Pv 30:20). Zombar de alguma coisa é ridicularizar, desprezar, motejar, mofar, ou fazer dele um alvo de gozação. Zombar do pecado é fazer pouco caso dele e fazer gracejo a respeito da seriedade do mesmo; zombar do pecado é desprezar e caçoar daqueles que ensinam e avisam a respeito dele.

Deus considera que até mesmo o pensar bobagem é pecado; e Ele admite que homens de bem considerem o zombador, como alguém que não gosta de ser corrigido, e que é uma abominação (Pv 24:9). Quem escolhe a tolice e rejeita a correção é uma pessoa perversa e profana.

Como pode alguém se opor à repreensão e à punição nesta vida para que os homens parem de pecar? Surrar crianças? Se isso pode salvá-los da morte e de uma vida no inferno, que venha a surra (Pv 23:13-14)! Excomungar membros da igreja? Se isso puder salvar os seus espíritos no dia do Senhor Jesus (ICo 5:3-5), o que representa estes pequenos atos comparados com um inferno eternal?

Ele julgou homens severamente por pecados “secundários”. Ele impediu Moisés de entrar em Canaã por golpear uma rocha quando ele deveria apenas falar a ela (Nm 20:12). Ele matou Uzá na parada de Davi por tentar estabilizar a arca da aliança (IISm 6:6-7). Somente tolos zombam do pecado.

A nossa nação escarnece do pecado como um passatempo. A televisão está empenhada nisso. Relação sexual ilícita, abominações, desobediência a pais, sodomia, adultério, gozação, e muitos outros pecados são os principais ingredientes de comédias, seriados e novelas. Programações hoje em dia zombam do pecado muito mais do que ocorria uma geração atrás. E aqui tempos a concretização da maldição de Deus (Rm 1:32).

Tolos zombam do pecado, mas logo, logo, eles estarão encontrando seu Criador e Juiz, que extrairá louvor eterno por Sua santidade dos seus gritos de impotência e desesperança. Mas os justos estarão em lembrança eterna, e Deus os abençoará aqui e na eternidade com Seu favor pessoal e especial por eles terem odiado o pecado.

Hoje em dia até mesmo ministros zombam do pecado. Piadas são faladas do púlpito. Uma igreja anunciou publicamente, “Se você voltar novamente, prometemos não jogar o livro em cima de você.” O que é isto senão a zombaria do pecado! Se uma pessoa está pecando, eles precisam que alguém jogue o livro neles! João Batista teria feito isso bem como Jesus e Paulo!

Cristãos profanos e efeminados zombam do pecado hoje pelas suas atitudes. Eles dizem, “Tudo que importa é que todos nós amamos a Jesus.” Dizem, ainda, “Deus odeia o pecado, mas ama o pecador.” Certo! E Noé distribuiu “smiley faces” – rostos sorridentes para aqueles que se afogavam em volta da arca!

Caro leitor, você zomba do pecado? Você zomba ao não prestar atenção durante a pregação da santa palavra de Deus. Ficam na defensiva quando o pastor fala contra o seu pecado favorito? Ficam ofendidos quando são repreendidos pelos seus pecados? Fica desejando um pastor que oferece mais entretenimento do que aquele que prega a sã doutrina? Considere bem isto.

Se a Bíblia é a verdade, Deus devorou Herodes com vermes pelo prazer de receber o louvor do povo pelo seu discurso (At 12:21-23). Ele matou o filho recém-nascido de Bate-Seba por seu caso de amor com Davi (IISm 12:14). Ele matou todos os primogênitos de cada família no Egito, pelo fato de que Faraó não permitia que Israel escolhesse o local e a hora para adorar (Êx 12:29-30). E Ele matou Ananias e Safira diante da igreja por darem informação mentirosa a respeito da doação deles (At 5:1-11).

O mundo diz, “Não tenha medo”. O SENHOR diz, “Digo-vos, pois, amigos meus: não temais os que matam o corpo e, depois disso, nada mais podem fazer. Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer: temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse deveis temer.” (Lc 12:4-5). Que todo tolo corra para os Seus gloriosos pés e clamem por misericórdia com tremente arrependimento e temor.

O Senhor Jesus, Quem brevemente há de julgar todos os homens em justiça, descreveu como um homem sábio tratou do seu pecado de uma maneira apropriada. Esse homem não conseguia nem levantar os olhos para o céu; e batia no seu peito, dizendo, “Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!” (Lc 18:13).

Um homem assim será abençoado neste mundo (Sl 37:4; 84:11; Mt 6:33), e ele obterá a vida eterna no mundo por vir (Mt 7:21; Ap 22:14). Amém!