Provérbios 13:21

O mal persegue os pecadores, mas aos justos, o bem será retribuído.

Play Audio:

 

Alguma coisa está lhe perseguindo! A encrenca persegue pecadores até o momento que os alcança, esmaga, destrói e os empurra pra baixo até o inferno. Bênçãos perseguem homens bons. Até que os alcança, engrandece recompensa e eleva até o céu. Olhe por cima dos seus ombros! Alguma coisa está lhe perseguindo neste momento! O que é? Seja lá o que for ela, com certeza, vai lhe pegar!

As ações têm certas consequências. O pecado certamente trará o mal – pesar, perda, dor, encrenca e inferno. “Sentireis o vosso pecado, quando vos achar.” (Nm 32:23)! “O caminho dos prevaricadores é áspero.” (Pv 13:15)! “Espinhos e laços há no caminho do perverso.” (Pv 22:5)! Qualquer pecado traz justiça sobre você, e ele vai seguir cada movimento seu até que o alcança e o destrói.

As ações têm certas consequências. A obediência certamente trará bênçãos – favor, alegria, paz, riquezas e céu. “Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano; aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos, atentos às suas orações; mas o rosto do Senhor é contra os que fazem males.” (IPe 3:10-12). Praticar o que é certo trará recompensas, e elas certamente o encontrarão.

Pecadores são tolos! Eles acreditam que pecando podem se livrar. Mas existe um Deus santo no céu, e Ele não está olhando à distância. Os seus anjos estão vendo você ler estas palavras (Pv 15:1-7)! Ele os envia para correr atrás de pecadores e persegui-los (Sl 35:5-6). Ele recompensa a tolos e transgressores (Pv 26:10). Ele recompensa abundantemente os soberbos (Sl 31:23; Sl 32:10).

Ló assistiu muito à televisão de Sodoma, mas o mal o alcançou, destruiu tudo o que tinha, e o deixou com duas filhas incestuosas numa caverna! Muitos corintianos carnalmente participaram da comunhão, mas são fracos, doentes e mortos por esta razão! Judas queria gerar dinheiro em caixa rapidamente, mas o mal precipitou os seus intestinos sobre a terra! A maldade o perseguiu e o alcançou!

Se de alguma forma você trapaceia na obediência a Deus, o mal lhe perseguirá e o destruirá. Com os perversos, ou desobedientes, Deus será perverso, ou adverso (Sl 18:26). Esta lei universal é tão certa quanto à da gravidade. Joabe buscou por segurança no altar de Deus, mas a espada da justiça o alcançou ali (IRs 2:28-34). Jonas achou que em Társis estaria seguro, mas uma tempestade e um grande peixe o perseguiram e o pegaram! Onde é que você está trapaceando? Você pode correr, mas não conseguirá escapar. Arrependa-se!

Onde é que você está trapaceando? Se você negligenciar o treinamento dos seus filhos na educação e na admoestação do Senhor, eles destruirão a sua vida (Pv 29:15). Se você negligencia a sua esposa, Deus não ouvirá as suas orações (IPe 3:7). Se você brinca com a pornografia ou os desejos sexuais, você acabará na morte e no inferno. Provérbios 2:18: “Porque a sua casa se inclina para a morte, e as suas veredas, para os mortos.” (Pv 7:27; 9:18) Deus não vê? Os seus anjos ouvem as suas palavras; eles verificam o cabelo e a submissão da mulher (Ec 5:6; ICo 11:10). Ele pode enganá-lo com uma falsa paz, mas Ele está ao ponto de fazê-lo em pedaços (Sl 50:21-22)!

Se você buscar ao Senhor com um coração puro e sincero, a bondade o seguirá e o abençoará. Garantia absoluta! Para os misericordiosos e retos, o Senhor será misericordioso e reto (Sl 18:25). Mas Ele ri daquele que louva da boca para fora ou da frequência dele na igreja. Ele procura um coração e uma mente dedicada que esteja comprometido com a santidade e a justiça (Sl 37:4; 145:19; Mt 6:33). Não desmaie nem fique desencorajado, pois há uma recompensa para o justo (Sl 58:1-11; ICo 15:58).

Neste momento você está escolhendo o que lhe perseguirá e o alcançará (Pv 24:20; Is 3:10-11). O que você deve fazer? Arrependa-se de qualquer pecado! “Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra e, verdadeiramente, serás alimentado.” (Sl 37:3). Aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Se você brinca com a carne e o pecado, o mal lhe destruirá (Gl 6:7-10). Se você busca o Senhor com um coração perfeito, Ele o abençoará grandemente (IICr 16:9)!

Jesus de Nazaré amou e praticou a justiça. Deus O ungiu com o óleo da alegria acima de todos os homens (Hb 1:9). Ele suportou a cruz e desprezou a vergonha, pois Ele viu as alegrias eternas e os prazeres à mão direita de Deus (Sl 16:11; Hb 12:2). Nós devemos levar em conta a Jesus e aos santos que obtiveram as promessas pela fiel obediência (Hb 11:6; 12:1-3).