Provérbios 13:15

O bom entendimento favorece, mas o caminho dos transgressores é duro.

Play Audio:

 

A vida boa ou a vida difícil – a escolha é sua! Um bom entendimento, ou o viver segundo as regras da sabedoria, trará bênçãos naturais e sobrenaturais. Líquido e certo! Mas se você escolher fazer as coisas à sua maneira e rejeitar as regras da sabedoria, sua vida será difícil. Líquido e certo! Você não consegue enganar a Deus ou a sabedoria. Você colherá aquilo que semear!

Em doze palavras, somente, você tem uma oferta e uma promessa preciosa. Leitor, o que você fará com estas palavras? Elas valem mais do que qualquer outro conselho que jamais lhe foi dado, ou que jamais lhe será dado. Ao deixar este provérbio você fará uma escolha – seja para viver pela sabedoria ou transgredir suas regras. E você absorverá as consequências. Líquido e certo!

Um bom entendimento começa com o temor do Senhor (Pv 9:10). Em seguida, o bom entendimento treme diante da palavra escrita de Deus, pois ali está a luz divina e as regras da verdadeira sabedoria (Sl 119:128; Is 8:20). Instrução prática para o viver é encontrada bem aqui nos provérbios de Salomão. O homem que obedece humildemente estes provérbios obterá o favor de Deus e dos homens.

Mas os transgressores rejeitam a instrução. Às vezes eles dão ouvidos, mas não obedecerão. Eles vão continuar fazendo as coisas à sua maneira. Eles não se submetem à autoridade de Deus ou à dos homens. Eles acreditam que estão acima das leis de Deus e dos homens. Eles se ofendem quando lhes é dito o que fazer, e eles desprezam aqueles que procuram ajudá-los. São pecadores tolos.

Compare Abraão com Ló. Um temeu a Deus e teve bom entendimento. Apesar de receber a terra mais pobre depois de se separar do seu sobrinho, ele se tornou rico, espiritualmente e financeiramente (Gn 15:1; 24:35). Mas Ló, tendo escolhido a melhor porção da terra, armou a sua tenda em direção a Sodoma; e arruinou a sua vida de todas as formas possíveis (Gn 19:15-18; IIPe 2:7-8).

José resistiu a uma mulher e chegou ao trono do Egito. Ele tinha bom entendimento, e o SENHOR e os homens o favoreceram. Sansão e Davi não resistiram a mulheres estranhas, e sofreram as duras consequências do SENHOR e dos homens. O provérbio é verdadeiro! Obedeça às regras da sabedoria, e você será abençoado; desrespeite as regras e você será punido.

Manassés, um rei muito perverso, se humilhou; por isso Deus o restaurou de uma prisão estrangeira e o colocou de volta no seu trono (IICr 33:11-13). Ele aprendeu o bom entendimento tarde na vida! Nabucodonosor, apesar de sábio segundo o mundo e rico, transgrediu o aviso solene de Daniel e passou sete anos literalmente pastando como um boi (Dn 4:27-37). Ele aprendeu o bom entendimento da maneira difícil! Leitor, de que forma você vai aprender o bom entendimento e quando isso vai acontecer? Não existe hora melhor do que agora para parar de transgredir e seguir a sabedoria!