Provérbios 13:14

A lei do sábio é uma fonte de vida para se livrar dos laços da morte.

Play Audio:

 

Você se ressente quando dizem o que você deve fazer? Quando seu pai, professor ou pastor determina alguma coisa, é para o seu bem. Seja grato! Considere isto uma fonte de vida! Suas instruções visam abençoar a sua vida e salvá-lo de problemas. Por natureza ninguém gosta de receber ordens a respeito do que deve fazer, mas uma pessoa virtuosa reconhece que leis sábias são para o seu próprio bem (Pv 6:23; 14:27; 15:24; Sl 141:5).

Ponce de Leon procurou pela fonte da juventude, para poder viver mais. As leis dos homens sábios são fontes de vida, de forma a poder viver melhor! Elas o salvarão dos laços da morte, que são armadilhas de uma vida pecaminosa, trazendo miséria e destruição. Se você for sábio, você nunca se ressentirá a correção vinda de um sábio professor (Pv 8:36; At 17:11; ITs 5:20).

Porque os pais determinam regras a respeito de brincar na rua? Porque eles querem que seu filho viva e não seja morto por um veículo! A criança deve se ressentir de tal regra? Não! Porque os pais restringem as atividades com pessoas do sexo oposto? Porque eles querem que seus filhos tenham casamentos cheios de vida, sem as cicatrizes das relações sexuais antes do casamento. Em tais casos a lei dos pais é uma benção!

Se você for nobre e prudente, você apreciará as leis determinadas por aqueles que são mais sábios do que você. Se você deseja sucesso na vida, você aceitará e obedecerá as regras que lhe foram dadas para a sua prosperidade e proteção. Você compreenderá a importância de aprender a sabedoria dos outros. E você vai se lembrar das leis que lhe foram impostas e tinham, como objetivo, abençoar a sua vida e guardá-lo da morte.

Qual a razão das nações terem leis de trânsito? As escolas terem normas a respeito de armas? As fábricas terem normas de segurança? As companhias aéreas terem leis de manutenção? Um aparelho elétrico ter instruções de uso? Porque as leis e normas são dadas para protegerem o usuário do perigo e da morte, e são dados para dar suficiente orientação para um grande sucesso.

O que leva você a ressentir as regras? Você acha que sabe mais do que os outros? Você sabe que o professor não é perfeito? Que a regra restringe a sua liberdade? Que a pessoa que está dando as instruções é mandona? Você acha que é só questão de opinião? Que você não nasceu ontem? Em todos estes casos, você está sendo tolo, pois a lei foi dada para ajudá-lo a se proteger, não para agradar ou enriquecer quem está lhe fazendo a determinação. A prova da existência da sabedoria é a sua capacidade de aceitar a instrução e a correção. Só os tolos e os zombadores se ressentem delas.

De que forma você pode aprender mais leis dos que são sábios? Confie em seus pais, que viveram suas vidas antes de você. Procure o conselho de uma multidão de conselheiros antes de tomar decisões importantes. Anseie pela pregação do seu pastor, pois ele transmite as leis de Deus. Leia a sua Bíblia para conhecer as regras da sabedoria de forma a abençoar a sua vida e protegê-lo da morte. A palavra de Deus é lâmpada e luz para a sua vida (Sl 119:105), e é capaz de limpar a vida de homens jovens preparando-os para o sucesso (Sl 119:9).