Provérbios 12:15

O caminho do tolo é reto para os seus próprios olhos, mas o que ouve o conselho é sábio.

Play Audio:

 

Todo tolo pensa que ele está certo. Ele não consegue pensar de outra forma. Todos os outros estão errados! Um homem sábio aprende a se ressentir dos seus próprios pensamentos. Ele sabe que eles são egoístas, influenciados e enganosos. Ele escolhe ouvir com atenção e de forma submissa ao conselho de outros, pois ele sabe que estão falando com menos egoísmo, influência e engano do que aquilo que seu coração fala.

O homem é corrupto de dentro para for a. Seu coração – a local interno das afeições, motivações e escolhas – é a parte mais corrupta de todas. A Bíblia declara que o coração é enganoso acima de todas as coisas e desesperadamente mau, o que o condena horrivelmente (Jr 17:9)! Quem pode conhecer a natureza pervertida de seu coração? Não é você!

Por natureza, nós odiamos a Deus, a sabedoria, a correção e aqueles que nos corrigem. Por natureza nós amamos a nós mesmos, presumimos que estamos certos, e cremos que fazemos tudo melhor do que os outros. A única razão que às vezes nós erramos é por culpa de outra pessoa ou pelas más circunstâncias. Nós temos as nossas razões para continuarmos a acreditar que estamos e sempre estaremos certos.

Para sairmos dessa vala de detritos do orgulho e da rebelião humana, você deve aprender a desconfiar, criticar e a ressentir os seus próprios pensamentos. Este é um dos mais difíceis desafios da sabedoria, pois com instintos e desejos poderosos nós queremos proteger e seguir os nossos próprios pensamentos. Admitir um erro e aceitar a opinião de outro é o exercício decisivo de humildade.

A segunda melhor medida de sabedoria é a sua habilidade de esmagar os seus próprios pensamentos e de se dispor em receber instruções. Esta é a questão mais comum indicada por Salomão através do livro de Provérbios. Ele constantemente apela aos seus ouvintes para que recebam instrução, sabendo que os seus corações estão se rebelando contra qualquer conselho contrário aos seus próprios entendimentos.

Cada homem deve se achegar a Deus e às Escrituras com total confiança e submissão. Uma santa apreciação deve ser formada para cada preceito; um santo ódio deve ser cultivado para cada pensamento contrário (Sl 119:128). Salomão escreveu, “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento.” (Pv 3:5). “Não sejas sábio a teus próprios olhos; …” (Pv 3:7).

Devemos fazer calar o nosso coração gritante! Anseie por sabedoria e admita que ela, por natureza, não está em você. Prove tudo pelas Escrituras (ITs 5:21; At 17:11). Use uma multidão de conselheiros ao tomar decisões (Pv 11:14; 15:22; 24:6). Guarde diligentemente o seu coração (Pv 4:23; Is 8:20).

Escolhas diárias envolvem o seu coração. Tolos ouvem o coração: homens sábios consultam a palavra de Deus. Tolos se rebelam contra a instrução e avisos; homens sábios os apreciam e os buscam.