Provérbios 11:30

O fruto do justo é árvore da vida, e o que ganha almas é sábio.

Play Audio:

 

O grande objetivo da sua vida é ser uma árvore de vida – para ganhar almas do pecado e da tolice para a justiça e a sabedoria. Não há chamado maior ou um objetivo maior, em seus relacionamentos com os outros, do que servi-los, fornecendo correção e instrução para agradar ao Criador deles e desfrutarem a vida abundante de santidade e de sabedoria. A medida mais alta do amor e do valor para com os outros homens é o de aperfeiçoá-los diante do Senhor Deus.

Uma árvore de vida produz o fruto de sabedoria e de justiça, o que ajuda homens a encontrarem uma vida boa e de paz, o que é agradável a Deus. A pessoa que é uma árvore de vida tem uma capacidade de mudar a vida das pessoas com quem tem contato. Através de exemplo e de conselhos, ele alimenta e melhora as vidas daqueles que lutam na ignorância e na tolice. Este é a mais nobre e sábia utilização da sua vida.

Este provérbio não ensina que você pode salvar uma alma da punição do pecado para a justiça eterna: ele não ensina que você pode salvar uma alma do inferno eterno para a felicidade no céu – pois só Jesus pode fazer isto. A justiça atribuída, que nos torna legalmente aceitos diante de Deus, é pela graça de Deus e a obediência singular do próprio Jesus Cristo (Jo 1:13; 6:39; 17:2; Rm 5:19; 9:16; Ef 1:3-12; IITm 1:9; Hb 1:3).

Este provérbio não ensina que você pode salvar uma alma da tolice e do erro, que custa aos homens a sua comunhão com Deus e os conduz aos problemas e à destruição nesta vida. Sabedoria conduz à boa vida (Pv 3:18; 4:13; 8:35), E os homens justos auxiliam os outros a encontrá-la. A tolice causa dor e morte aos homens e os homens sábios ajudaram a outros a saírem da tolice e do erro (Pv 8:36; 11:19; 13:14).

Pais podem salvar seus filhos da morte e do inferno – da dor e das dificuldades na vida – usando a vara com sabedoria (Pv 22:15; 23:13-14). Mesmo tendo Salomão usado as palavras morte e inferno, ele não quer dizer que você pode salvar o seu filho do lago de fogo espancando-o. Mas você pode salvá-lo do inferno na terra – um estilo de vida defeituoso e destrutivo – pelo uso da vara.

Salomão, como um pai amoroso, usou muitos provérbios, procurando salvar o seu filho da morte e do inferno de uma mulher estranha – uma meretriz e adúltera (Pv 2:18-19; 5:5; 7:27; 9:18). Muitos sentiram a terrível dor causada pela prostituição e pelo adultério, e isto, em certo sentido, é morte e inferno. Bons pais salvarão as almas dos seus filhos desse grave perigo.

Tiago descreveu a melhor maneira de ganhar almas segundo as Escrituras, quando escreveu, “Irmãos, se algum de entre vós se tem desviado da verdade, e alguém o converter, saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados.” (Tg 5:19-20). O verdadeiro ganhador de almas é aquele que ajuda seus irmãos em Cristo, tirando-os do erro para a verdade, que é o ato de conversão. Só Deus pode regenerar um homem da morte para a vida. Nós necessitamos de repetidas conversões durante as nossas vidas, mas só precisamos da regeneração de Deus, uma só vez.

Leitor, você é uma árvore de vida? Outras pessoas lhe agradecem por ajudá-los em suas vidas diante de Deus? Você conquista almas? Quantas almas você conduziu de volta à verdade? Você é conhecido pela sabedoria pendente em seus galhos? Você é uma fonte de salvação das tempestades da vida para aqueles que estão em necessidade? Você ajuda aqueles que estão à sua volta a adquirirem sabedoria e benefícios? Você deve perguntar e responder estas perguntas diante do Deus santo.

Aqueles que conduzem outros à justiça são altamente exaltados à vista de Deus. Daniel louvou os ministros que estavam por vir do Novo Testamento, “Os sábios, pois, resplandecerão como o resplendor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça refulgirão como as estrelas, sempre e eternamente.” (Dn 12:3). Este é o principal alvo da sua vida? Você está atingindo bem o seu objetivo?