Provérbios 11:27

Aquele que diligentemente busca o bem, procura o favor, mas o que busca o dano, esse lhe sobrevirá.

Play Audio:

 

Quais são os seus objetivos? Qual é a sua reputação? De que forma a sua vida afeta a de outros? Se a sua resposta a estas três perguntas é a de fazer o bem e ajudar a outros, você obterá o abençoado favor de Deus e dos homens (Lc 2:52). Se a resposta é a de servir a si mesmo e causar problemas aos outros, então certamente a punição de Deus e dos homens está a caminho (Sl 7:15-16; 9:15-16).

Este provérbio oferece bênçãos e problemas. Qual deles você escolherá? A chave está na maneira que você trata os outros. Se você é bom para os homens você será abençoado. Davi e Pedro escreveram, “Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem? Guarda a tua língua do mal e os teus lábios, de falarem enganosamente. Aparta-te do mal e faze o bem; procura a paz e segue-a. Os olhos do Senhor estão sobre os justos; e os seus ouvidos, atentos ao seu clamor. A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles.” (Sl 34:12-16; IPe 3:10-12).

Se você for egoísta ou prejudicial aos outros, se você é crítico ou negativo, se você é amargurado e invejoso, ou se você semeia discórdia ou irrita os outros, então você está reservado para uma vida de dor e de problemas. É simples assim. Como diz o ditado, “O mundo dá as suas voltas.” Davi escreveu, “Os ímpios, na sua arrogância, perseguem furiosamente o pobre; sejam apanhados nas ciladas que maquinaram.” (Sl 10:2). Você será exposto e punido (Pv 11:29; 26:17-28)!

Leitor! Não conforte a si mesmo dizendo que você não faz mal aos outros, que você cuida da sua vida e deixa os outros viverem as suas! Você nunca será abençoado! O favor de Deus e dos homens é sobre aqueles que “diligentemente buscam o bem”! Uma vida maravilhosa com dias felizes é só para aqueles que agressivamente ajudam e servem aos outros! Não dê tapinhas em suas próprias costas por ser um solitário e não perturbar os outros! Sua vida é um desperdício, se você não for um servo!

Esta sabedoria não tem como objetivo o exercício intelectual! É para benção e favor na vida! O amar o seu próximo é o segundo mandamento; mas o Senhor oferece uma recompensa junto com o mandamento – você obterá o favor amoroso Dele e dos outros, o que é de grande valor (Pv 22:1). “Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.” (Gl 6:10). E você deve fazer o bem aos seus inimigos (Mt 5:43-48)!

Você está vivo para praticar o bem (Ec 3:12), Para servir (Mc 9:35; 10:44; Gl 5:13). Paulo advertiu para que não se esquecesse de fazer o bem (Hb 13:16), Porque os seus bons serviços aos outros será lembrado no último dia (ITm 6:17-19; Mt 25:40). Considere as bênçãos (Sl 37:1-5,23-28)!

Que boa coisa você poderia fazer agora mesmo por alguém? Faça-o! Agora! Porque esperar? Você está sendo egoísta! Sabendo que você poderia e deveria fazer o bem, e não o fizer, é pecado (Tg 4:17)!