Provérbios 11:25

A alma generosa prospera, e aquele que regar, também ele será regado.

Play Audio:

 

A generosidade vale a pena! Aqui está o segredo da sabedoria, se você crê que Jeová é o Deus do céu e da terra e que a Bíblia é a verdade. Se você não crê, então o provérbio não se aplica a você. A generosidade compensa! Se você é generoso em dar ao Senhor e ao pobre, Ele lhe retribuirá generosamente. Reter a sua doação lhe trará pobreza! E Ele pode desembolsar com mais facilidade do que você possa dizer 10 – 2 = 13.

Este provérbio está intimamente ligado ao anterior que diz, “Alguns há que espalham, e ainda se lhes acrescenta mais; e outros, que retêm mais do que é justo, mas é para a sua perda.” (Pv 11:24). Jogar dinheiro fora – para as causas no nome do Senhor – lhe trará aumento! Reter a sua doação lhe trará pobreza!

O abençoado Deus tem sido muito generoso com a humanidade, e Ele recompensa os homens que demonstram uma generosidade semelhante aos outros (Pv 19:7; 22:9; 28:27). Você pode ser bem sucedido financeiramente aprendendo a dar generosamente, pois o Senhor o abençoará generosamente. Esta é a mensagem do provérbio. Claro, tal sabedoria está muito à frente de qualquer escola de administração ou de classe econômica no mundo, pois eles rejeitam a existência de Deus e Seus efeitos sobrenaturais na finanças.

Deus lhe tem abençoado. Portanto, você deve dar liberalmente aos pobres, mesmo que eles estão lhe abandonando (Dt 15:14)! O Senhor observará a sua maneira de dar e o tratará de forma correspondente. Paulo escreveu, “E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância em abundância também ceifará.” (IICo 9:6). Se você for generoso, Ele é capaz de despejar sobre você um retorno abundante (Ec 11:1-6; Is 32:8; Ml 3:10; Lc 6:38).

Uma medida boa de um homem justo, um homem que está a caminho do céu, é o seu generoso espírito em dar aos outros (Is 58:6-12; IJo 3:16-19). Jó era um homem assim. Ele tomava um cuidado gentil e carinhoso dos seus servos (Jó 29:11-17; Jó 31:13-22). E Deus o abençoou grandemente! Se você cuida daqueles que tem necessidade de ajuda financeira, o Senhor tomará conta de você (Sl 41:1-3). Homens sábios se apegarão à vida eterna ao determinar a si mesmo que irá dar (Mt 25:31-46; ITm 6:17-19).

O seu ato de dar não passa despercebido de Deus nem se esquece da sua doação (Hb 6:10). Ele lhe recompensará. Os corintos era doadores liberais, e Paulo lhes prometeu a benção de Deus sobre eles por causa disso (IICo 9:8-11). E havia um efeito a mais daqueles que recebiam a caridade por estarem grandemente agradecidos a Deus pelos corintos (IICo 9:12-14), o que não é uma recompensa ruim!

A contribuição deve ser feita com alegria, pois a caridade relutante não conta (IICo 9:7). Se você sabe alguma coisa a respeito do grande preço que Deus pagou pela sua redenção, o dar com alegria não deve ser um grande problema (IICo 8:9). Que contribuição generosa você vai planejar para hoje (Is 32:8)?