Provérbios 11:1

A balança falsa é abominação para o SENHOR, mas o peso justo é o seu prazer.

Play Audio:

 

O SENHOR Deus é justo e reto, e Ele espera que você seja justo e reto. Ele é perfeito, e Ele espera que você seja perfeito. Ele odeia o trapacear ou as concessões em seus negócios; Ele ama a honestidade e a integridade. Veja os comentários sobre Provérbios 16:11 e a grande importância desta regra.

Anterior à padronização de pesos e medidas e um departamento governamental para obrigar o cumprimento destes, os mercadores eram responsáveis pela precisão de suas balanças e pesos. Você comprava e vendia por peso a maior parte das suas mercadorias e alimentos. Esta não era uma questão sem importância, pois a integridade e a prosperidade da economia de uma nação dependiam da confiança nas transações.

Leitor, preste bem atenção! Este não é um princípio moral de menor importância! O onisciente Deus, vendo e sabendo de tudo, toma um grande interesse nos gramas e quilos, litros e galões, reais e centavos de nossa vida diária. Que todo ladrão ganancioso e avarento tome cuidado! Ele não está olhando à distância! Ele está olhando quando você dá a gorjeta à garçonete como também quando você vende o seu carro usado!

Você nunca vai conseguir sair ganhando com a trapaça. E somente insensatos cegos considerariam esta prática até por um segundo. É muito melhor pagar e executar além das expectativas, do que sonegar ou dar troco a menor. A generosidade é, de longe, melhor do que a parcimônia. Só uma mente pequena, motivada por uma alma morta, que considera a mesquinharia como uma forma de subir na vida (Pv 11:24-26; 28:8). Uma grande mente, dirigida por um coração amoroso e generoso, é a alegria de Deus. Ele abençoará o justo.

Homens santos são perfeitamente honestos. Eles nunca tiram vantagem dos outros. Eles vão além das suas obrigações normais; pagam mais do que a sua parte; cumprem cada condição do contrato; dão gorjetas generosas; pagam em dia as suas dívidas; desprezam a apropriação indébita ou os pequenos roubos; nunca fingem estar doentes quando não estão; revelam todos os problemas envolvendo os bens que vendem; não regateiam no preço para em seguida se vangloriar de terem realizado um grande negócio; e comunicam pronta e abertamente.

O Senhor vinga qualquer tipo de defraudação (ITs 4:6; ICo 6:8). Ele mede cada relacionamento e transação com a Sua santa e divina balança de perfeita justiça. Você está em falta? Suas orações só alcançarão o teto

(Pv 15:29; Sl 66:18); Ele vai trabalhar contra você (Pv 13:15; Sl 34:16); você nunca conseguirá progredir (Pv 13:11; 20:21; Jr 17:11).

O Senhor se alegra com homens honestos (Pv 12:22; Sl 11:7; Lc 6:37-38). Que benção gloriosa ter o Altíssimo se alegrando com você em sua integridade diária! Atenção em cada transação! Agrade a cada homem! Não deva nada a homem algum! Sê limpo de qualquer ofensa diante de Deus e dos homens! Deixe que a honestidade pura e generosa do Senhor Jesus Cristo seja vista em cada uma de suas ações.