Provérbios 10:27

O temor do SENHOR prolonga os dias, mas os anos dos perversos serão diminuídos.

Play Audio:

 

Qual é o maior fator na determinação da longevidade? Seria a nutrição? Cuidados com a saúde? A genética? O estresse? O que você estaria disposto a pagar para obter a resposta certa? O abençoado Deus do céu fez com que Salomão escrevesse a fórmula secreta neste provérbio para se obter uma longa vida. E é grátis! Se você ridicularizar esta regra simples, é porque você ama a morte (Pv 8:36). Se você for sábio, você vai notar que esta fórmula é repetida várias vezes e você fará dela a sua prioridade (Pv 3:2,16; 4:10; 9:11; 28:16).

Salomão não consultou atuários, especialistas em estatísticas que compilam dados para calcular as probabilidades sobre quando você vai morrer. Ele sabia, por revelação, que o estilo de vida dos piedosos e dos ímpios tem um impacto muito maior do que qualquer outro fator. Ele sabia disso por revelação extraída da Bíblia (Êx 20:12; Dt 4:40; 5:16,33; 6:2; 22:7; Sl 55:23; Ef 6:1-3). Ele sabia disso por inspiração celestial (Ec 12:9-10; Is 8:20; IITm 3:16-17; IIPe 1:19-21).

Companhias de seguro de vida usam atuários para calcular médias. Elas empregam milhares de pessoas e gastam milhões de dólares para determinarem a duração da vida humana. Depois de todo esse esforço e despesas, eles estimam que a expectativa média é de 73 anos, mais ou menos. Mas Moisés, há mais de 3.500 anos escreveu que 70 anos eram típicos para a maioria das pessoas e 80 anos para as pessoas fortes – ou seja, uma media aproximada de 73 anos! Você pode ler isto em (Sl 90:10) Como é que ele sabia? Por inspiração!

Uma expectativa de vida de 73 anos é uma média. Homens morrem por volta da média. Ninguém é uma média. Se um homem piedoso vive até os 90 anos e um cantor de rock morre com uma overdose aos 56 anos, a média seria os 73 anos. Se dois avós piedosos vivem até os 85 anos e o neto homossexual morre com AIDS aos 49 anos, a média é de 73 anos. Se todos os 50 membros de uma pequena igreja vivem até os 75 anos, mas um beberrão excluído morre num acidente de carro aos 35 anos com o seu filho de 11 anos, a duração média do grupo é de 73 anos.

What is the fear of the Lord? It is a reverent love and respect for God that causes a person to read and obey the Bible, God”s word. It is the basis for all wisdom and happiness (Pr 1:7; 9:10; Ps 112:1-3; 128:1-6;Eccl 12:13). What is wickedness? It is living a life by your own lusts according to the ideas of the world. It is your choice how you live. But it is God”s choice when you die, and He makes His choice based on this proverb (Eccl 7:17)!

O que é o temor do Senhor? É um amor reverente e respeitoso para com Deus que leva a pessoa a ler e a obedecer a Bíblia, a palavra de Deus. Ela é a base para toda a sabedoria e felicidade (Pv 1:7; 9:10; Sl 112:1-3; 128:1-6; Ec 12:13). O que é maldade? É viver uma vida segundo os seus próprios desejos em conformidade com as idéias do mundo. É você quem escolhe como viver a sua vida. Mas é Deus quem escolhe quando você irá morrer, e Ele toma a decisão baseada neste provérbios (Ec 7:17)!

De que forma a vida é encurtada? O pecado acelera o envelhecimento: o mundo chama isso de “gozar a vida”. Cirrose do fígado decorrente da bebida e doença sexualmente transmissível decorrente de fornicação são exemplos. O pecado traz a morte causada a si mesmo, assim como o suicídio e os acidentes decorrentes de tolice ou rebelião. O pecado do adultério pode provocar o assassinato por qualquer um dos dois cônjuges. O pecado pode levar à pena capital a assassinos ou a outros criminosos. O pecado também pode trazer o juízo sobrenatural de Deus sobre uma pessoa a qualquer tempo. O provérbio é verdadeiro. Acredite nele!

Deus matou Er e Onã por razões diferentes, mas isso encurtou a expectativa de vida da família de Judá! Eli sobreviveu aos seus dois filhos durante muitos anos, mas os três morreram por causa do pecado. Porque Nabal morreu cedo e deixou a sua viúva para Davi? Porque ele era mau! Absalão foi um rebelde traidor, portanto, não é de se admirar que Joabe o matou na flor da juventude. Mas antes de ser morto, Absalão matou o seu irmão Amnom por estuprar a sua irmã. E Salomão matou o seu irmão Adonias por causa de um atentado ao trono. Não é de admirar que Deus tenha escolhido Salomão para escrever estas palavras. Ele viu a vida ser grandemente abreviada entre os filhos de Davi!

Não pense que tais coisas só ocorreram no Velho Testamento. Deus nunca muda e Ele não tem mudado (Ml 3:6; Hb 13:8). Ele ainda é um Deus terrível e um fogo consumidor (Hb 10:31; 12:29). Ananias e Safira caíram mortos no meio da igreja por mentirem a respeito da doação deles. A igreja de Corinto tinham muitos membros que morreram prematuramente por abusarem da Ceia do Senhor. E Herodes Agripa morreu pela sua arrogância após um discurso. “O temor do Senhor aumenta os dias, mas os anos dos ímpios serão abreviados.”

Você fica surpreendido com o fato da duração média de vida de um ”rapper” ser de 27 anos? Considere o estilo de vida deles! Homossexuais morrem 20-30 anos antes do que seria esperado. É difícil acreditar que a idade média dos condenados no Corredor da Morte é de 44 anos? As seguintes pessoas chegaram perto dos 73 anos? Elvis? Hitler? Bonnie e Clyde? JFK e Marilyn? Al Capone? Babe Ruth? Jim Morrison? Jim Hendrix? Jim Dean? Alexandre? Errol Flynn? Napoleão? John Lennon? Você sabe a resposta e o porquê!

Você conhece as exceções? É claro que sim! Salomão também conhecia (Ec 7:15)! Ele sabia que o Deus infinito trabalha de muitas formas e de muitas maneiras em cada vida e ele sabia que esses fatores não anulam, de forma alguma, esta regra (Ec 8:12-13). Se você quer se preocupar a respeito das exceções e tentar desvendar os outros fatores divinos na duração de vida de uma pessoa, vá em frente. Mas não fique surpreendido se Deus considerar a sua ”curiosidade” como sendo zombaria! Admitindo que o pecador tenha muitos anos assim como a prosperidade dos tolos ou tirando a vida do piedoso mais cedo de forma a evitar os problemas que surgirão não alteram certos fatos – o temor do Senhor prolonga a vida!

Leitor, o que você fará com os fatos frios da mortalidade? Vai se tornar uma estatística antes dos 73 anos? O glorioso Deus do céu conhece este provérbio, e Ele o confirmou no Novo Testamento. Ele sabe a qual mandamento Ele primeiramente anexou a promessa de longa vida – a honra aos pais (Ef 6:1-3). Este conhecimento deveria levar você a planejar um ato neste seu dia – um telefonema aos seus pais ou um almoço com eles. Ou você vai vencer a morte tomando suas vitaminas, sofrendo durante refeições com pouca gordura. Ou correndo numa esteira! Humilhe-se! Teme ao Senhor! Honre a seus pais! Guarde os mandamentos de Deus!

Mas até mesmo os 73 anos é uma vida curta! Muito curta! Curta demais! A Bíblia a compara à grama, um vapor, um palmo, uma história contada, a vigília de uma noite, um carteiro, um navio veloz, uma águia perseguindo a sua presa, uma sombra, a lançadeira do tecelão! Desaparece antes que você consegue colocar a mão nela! A única cura para a morte é a vida eterna e isto somente pela graça de um Deus soberano através de uma vida perfeita, morte e vida ressurreta de Jesus Cristo (Rm 6:23). Verdadeiros crentes em Jesus Cristo viverão para sempre (Jo 11:25-27).