Provérbios 10:21

Os lábios do justo alimentam a muitos, mas os tolos morrem por falta de sabedoria.

Play Audio:

 

Quanta diferença entre os homens justos e os insensatos! Você se parece mais a qual desses dois? Homens justos possuem sabedoria, por isso são capazes de ajudar a outros lhes ensinando o entendimento e advertindo-os a respeito das armadilhas da vida. Mas os insensatos não têm nem suficiente sabedoria para si mesmos e, por isso, arrumam dores e problemas, morrendo desnecessariamente cedo. Você se parece mais a qual destes dois?

A sabedoria não serve unicamente à autopreservação e ao sucesso. Sabedoria também é usada para salvar outros dos resultados de suas decisões insensatas. Homens justos não são egoístas: estão prontos a usar a sabedoria que possuem para servir a outros. Homens justos não são detestáveis: eles se regozijam somente quando os homens estão andando na verdade (ICo 13:6). Eles se entristecem quando veem os homens caindo insensatamente em pecado.

Você sustenta muitas pessoas? O seu sepultamento será repleto de memórias carinhosas dos seus conselhos e instruções que você deu para salvar homens dos perigos e das dificuldades em conduzi-los ao sucesso? Os o seu sepultamento será uma simples transferência de um insensato defeituoso para o cemitério? Os homens lembrarão carinhosamente da sua ajuda e sabedoria? Ou haverão de se lembrar da sua ignorância e dos problemas causados?

Enquanto os justos alimentam a muitos, os insensatos morrem por falta de sabedoria. Você entende que há mais de uma maneira de morrer? Você pode morrer fisicamente pela insensatez, como também por acidentes, embriaguez, AIDS, suicídio, assassinato, execução, câncer dos pulmões e outras consequências terminais. Mas você pode morrer por amor, alegria, paz, esperança e prosperidade em sua vida.

O divórcio é a morte de um casamento. Sendo dispensado de um emprego é a morte de trabalho. Estando preso é a morte da liberdade. Uma criança rebelde traz a morte da paz. Culpa e vergonha é a morte da alegria. Amargura e vingança é a morte do amor. Dívida e pobreza é a morte do sucesso. Estas coisas acontecem por falta de sabedoria. Há mais do que uma maneira de morrer!

Você tem sabedoria para evitar essas dificuldades terríveis e dolorosas? Como em Provérbios é muitas vezes declarada, a sabedoria é disponibilizada para qualquer homem que se humilha e a busque. Onde ela é encontrada? Na preciosa palavra de Deus e, em especial, nestes curtos ditados de Salomão. O seu objetivo era onde ensinar a sabedoria aos homens jovens (Pv 1:1-4). Você está aprendendo a sabedoria?

O que lhe impede de alimentar a muitos? Se lhe falta sabedoria obtenha-a. Se você é egoísta, confesse e abandone seu egoísmo. Se você permite que outros sofram desnecessariamente, aprenda a caridade piedosa.

A lei de Deus é a de amar os outros, corrigindo-os quando precisam ser corrigidos (Lv 19:17). Os santos devem avisar os desgovernados (ITs 5:14) e salvar os irmãos dos seus erros (Tg 5:19-20). Homens justos serão árvores da vida e salvarão as almas de muitos (Pv 11:30; 27:9).