Provérbios 10:19

Na multidão de palavras não falta pecado, mas aquele que refreia os seus lábios é sábio.

Play Audio:

 

Uma regra simples de sabedoria é reduzir as suas palavras pela metade. As muitas palavras e o muito falar aumentam a chance de pecar com os seus lábios. Por causa de risco sério, a sabedoria nos ensina a reduzir o nosso número de palavras e ficar calado. Veja os comentários de Provérbios 17:28.

Um homem sábio reflete sobriamente após ter falado muito, pois ele se lembra do grave aviso da primeira metade deste provérbio. Se ele proferiu um bom número de palavras, ele provavelmente pecou no seu falar e parece um insensato (Ec 5:3). Neste contexto, o silêncio vale ouro!

Portanto, o Deus da sabedoria nos admoesta a sermos rápido no ouvir e mais lento no falar (Tg 1:19). Se você deu ênfase a ouvir e sendo hábil nesse sentido, você teria pouco tempo para falar. Se você foi lento e relutante para falar, você teria um excelente espírito (Pv 17:27). Considere sabiamente as suas palavras antes de falar, ao invés de lamentá-las depois que se foram.

Ah, caro leitor, você já não desperdiçou muitas horas dolorosas revendo palavras que você falou? Você já disse inúmeras vezes, “Como eu gostaria de não ter dito aquilo” ou “Porque disse aquilo?” Este tipo de angustia poderia ser reduzido se você simplesmente refrear seus lábios de falar fútil e insensatamente. Se você refreasse a sua língua, não teríamos que nos preocupar a respeito de palavras que escaparam.

A sabedoria é fácil – reduza suas palavras à metade! Fale menos! A língua é um fogo, por isso apague suas fagulhas engolindo palavras (Tg 3:1-12)! A língua é mortal, por isso use-a vagarosamente (Pv 18:21)!

Palavras e pecado não é um relacionamento matemático e sim geométrico. As palavras que acrescentamos além das que forem necessárias conterão mais dos nossos pecados verbais; aqueles pecados aumentam rapidamente à medida que continuamos falando (Ec 10:13). Se engolirmos aquelas palavras que são desnecessárias, pelo menos à metade das nossas palavras, teremos economizados muitos pecados. Reduzindo as palavras em 50%, isso reduzirá os pecados da fala em 90%! A sabedoria é fácil! Ponha freios na sua boca (Sl 39:1)!

Se as crianças cortassem suas palavras pela metade, haveria menos tolices, caçoadas por parte dos irmãos e o desrespeito aos pais. Se as mulheres fizessem isso, elas seriam menos detestáveis, contenciosas e dominadoras. Se empregados fizessem isso, os administradores descobririam que o seu trabalho se tornou mais fácil e produtivo e a concórdia melhoraria. Se pessoas iradas e amargas fizessem isso, haveria muito menos sangramentos de almas feridas. Se insensatos fizessem isso, seriam considerados sábios.

Mas claro, existem pessoas que quase nunca falam, e este provérbio não se aplica a elas. Elas precisam usar mais palavras para se tornarem agradáveis e uma árvore de vida. Se não aprenderem falar, suas vidas terão pouco valor para toda e qualquer pessoa. A verdadeira sabedoria alimenta a muitos (Pv 10:21).