Provérbios 1:27

quando o vosso temor chegar como desolação, e a vossa destruição vier como um redemoinho de vento; quando a aflição e a angústia vierem sobre vós.

Play Audio:

 

Temor … perdição … aperto … angústia! Estas são quatro coisas terríveis! Elas podem rasgar a sua alma e estraçalhar o seu coração! São suficientes para torturar o seu espírito! Elas o buscarão em qualquer lugar e o atormentarão até na sua cama! Terror, desolação, lamentação, e desespero são punições horríveis! Deus os enviou para aqueles que rejeitam a Sua sabedoria!

O abençoado Deus oferece sabedoria do céu para o seu sucesso e felicidade (Pv 1:20-23 e 33; Pv 3:13-18; Pv 8:1-21). Buscar a sabedoria, para obter estes incríveis benefícios, deveria ser o objetivo mais importante em sua vida (Pv 4:5-9; Pv 18:1; Pv 16:16). Mas se você negligenciar a Sua graciosa oferta, Ele o rasgará em pedaços e nada será capaz de salvá-lo (Pv 1:24-32; Sl 50:22).

Este provérbio faz parte da primeira personificação da sabedoria (Pv 1:20-33). A Senhora Sabedoria oferece sabedoria aos homens tolos (Pv 1:20-23 e 33), mas ela é ferozmente vingativa para qualquer um que desprezar a sua oferta (Pv 1:24-32). Ela promete rir das suas calamidades e zombar de você quando você estiver aterrorizado de medo, porque você não atentou para a sua generosa oferta.

O que é sabedoria? É o poder do correto julgamento! A sabedoria conhece a verdade em qualquer questão e a perfeita conduta em qualquer situação. Ela claramente entende e faz aquilo que agrada a Deus e aos homens. Jeová oferece sabedoria, entendimento, conhecimento e discrição através da criação natural e da Bíblia (Pv 19:1-11; Sl 119:128; Is 8:20; IITm 3:16-17).

Não há como os homens se desculparem por rejeitarem a verdade e a sabedoria de Deus (Rm 1:18-20). Porque eles não glorificam a Deus nem dão graças a Ele, Ele obscurece os seus corações (Rm 1:21). Por presumirem ser sábios e honrarem a criatura acima do Criador, Ele lhes dará mentes depravadas para envergonharem uns aos outros com perversões sexuais abomináveis (Rm 1:22-32).

Deus não precisa ouvir ou responder às suas orações. Ele não ouvirá nem responderá àqueles que rejeitam a pregação da Sua palavra (Pv 28:9; Sl 66:18). Quando o temor devasta a sua alma até a desolação, quando a destruição vem com um tornado, e quando o desespero e angústia torturarem o seu espírito, Ele vai rir das suas calamidades. Porque você zombou da sabedoria quando ela lhe foi oferecida, Ele enviará o anjo do Senhor para caçá-lo e persegui-lo (Sl 35:5-6).

Quando o verdadeiro evangelho é oferecido, você deve vender tudo que tem e comprá-lo (Pv 23:23; Mt 13:44-46). Os judeus trataram levianamente o reino de Jesus Cristo e perseguiram os Seus apóstolos, mas este glorioso Rei destruiu aqueles assassinos e queimou a sua cidade pelo exército romano no ano 70 d.C (Mt 22:1-7). Leitor! É melhor você se quebrantar em arrependimento e cair sobre Ele do que Ele cair sobre você e moê-lo até o pó (Mt 21:44)!