Provérbios 1:6

para entender um provérbio e sua interpretação; as palavras dos sábios e seus enigmas.

Play Audio:

 

Deus inspirou o livro de Provérbios para você! Ele está na Bíblia para ensinar sabedoria aos simples e aos jovens (Pv 1:1-4). E também pode levar homens sábios a novos níveis de conhecimento (Pv 1:5-6). Mas a sabedoria em Provérbios deve ser cuidadosamente garimpada das citações curtas e obscuras. A maior parte da presente geração irá desistir antes de aprender alguma coisa (IITm 3:6-7; IITm 4:3-4)!

No livro de Provérbios você não encontra teorias tediosas e enfadonhas que sejam difíceis de compreender ou de aplicar. Ao invés disto, há observações curtas e eficazes a respeito da vida, que pode abrir muito a sua visão a respeito da experiência humana e as regras para alcançar o sucesso. Homens nobres e sábios irão perceber este presente incrível e se aplicarem para aprender estas citações obscuras do homem mais sábio da história (Pv 1:5-6).

O rei Salomão também foi um pregador – pois ele usou de sua grande sabedoria, experiência social e descobertas na filosofia para ensinar o conhecimento ao seu povo (Ec 12:9-11). Ele considerou a sua coleção de provérbios com sendo uma grande conquista. Ele fez desse seu projeto a sua prioridade, identificou os melhores provérbios e colocou-os em ordem. Ele usou somente as melhores palavras e os limitou à absoluta verdade que Deus aprovara. Ele os selecionou, dentre 3000 que escreveu e outros que ele encontrou, os 500 provérbios ou mais incluídos no livro de Provérbios (Pv 30:1; Pv 31:1; IRs 4:32).

Aprender sabedoria dos provérbios exige esforço. Eles se diferem dos discursos curtos dos políticos, as piadas usadas na maioria dos púlpitos, as escritas infantis e sensacionais da imprensa e os estilos simplificados dos livros didáticos das escolas. O livro de Provérbios tem citações obscuras: elas são charadas (Jo 16:25,29). A lição que transmitem é obscura. Elas devem ser interpretadas e aplicadas; do contrário, você perderá a lição enterrada sob a superfície de uma citação sucinta. O filão principal da sabedoria está esperando por aqueles que diligentemente garimparão os provérbios de Salomão.

Você já nasceu com várias limitações, as quais você tem que superar com a ajuda de Deus. Todos os homens nascem com um coração depravado que mente para eles (Pv 14:12; Pv 28:26; Jr 17:9). Todo o aprendizado que o mundo oferece é vaidade (Is 8:20; ICo 1:19-20; ICo 3:19-20; ITm 6:20-21). Restaram poucos professores ensinando sabedoria (Am 8:11-12; IITm 3:6-7; IITm 4:3-4). E você nasceu numa geração preguiçosa e impaciente. Ao invés de serem Leitores Ecléticos de McGuffey, vocês foram treinados lendo textos de João e Maria e do Dr. Seuss (*)! O livro de Provérbios apresenta uma dificuldade grande para a geração MTV, muitos dos quais foram ensinados o método de leitura visual e/ou o “Ebonics” (**)!

Ao invés de se ressentir com as dificuldades dos provérbios, alegre-se por encontrar o grande espólio da sabedoria secreta escondida entre as palavras (Pv 2:4-5; Sl 119:162). Ao invés de ficar reclamando a respeito do esforço exigido, fique instigado a respeito do desafio intelectual e o benefício para a alma em entendê-los e aplicá-los à sua vida (Jó 23:12; Sl 119:96,104,111). Agarre a oportunidade!

Estas são palavras de Deus! Estas são palavras do rei e filósofo mais sábio que jamais viveu! Estes provérbios lhe salvarão de aborrecimentos em sua vida! Eles lhe trarão felicidade e sucesso! Lhe ensinarão sabedoria, o poder de uma julgamento certo e todas as questões que você irá encarar! Eles lhe darão o conhecimento a respeito do porque as coisas acontecem a outros como de fato ocorrem! Você terá entendimento acima dos outros homens! Você será capaz de ensinar a verdade e a sabedoria aos outros (Pv 11:30; Pv 22:17-21)!

Porque Deus inspirou citações obscuras que são de difícil entendimento? Porque sucesso, verdade e sabedoria não são direitos! Eles são privilégios pela graça de Deus para aqueles que se humilham e os buscam diligentemente (Pv 1:7; Pv 2:1-9). A sabedoria zomba daqueles que não são verdadeiramente humildes (Pv 1:24-33; Pv 8:36). Mas a sabedoria é oferecida livremente ao apaixonado (Pv 8:17).

Frequentemente Jesus falava por parábolas, que nada mais são do que uma extensão de provérbios. Por quê? Para confundir a maioria dos Seus ouvintes, que não mereciam a verdade (Mt 13:10-17)! Se você negligenciar as oportunidades que Ele lhe oferece para aprender a verdade e ganhar a sabedoria, o abençoado Deus do céu prometeu lhe tirar até o pouco entendimento que você pensa que tem (Lc 8:18; Is 66:4).

Você foi avisado. Você, por acaso, lê pelo menos um provérbio por dia e diligentemente busca a sua interpretação? A sabedoria é oferecida gratuitamente (Pv 8:1-11; Pv 9:1-12). E a sabedoria deverá ser o principal objetivo na sua vida (Pv 4:5-9). Dedique-se na obtenção da sabedoria de Deus (Pv 18:1-2). Ame e aprenda estas citações obscuras que fornecem grande valor e prazer (Sl 19:7-11).

Anotações do Tradutor

(*) Theodor Seuss Geisel, também conhecido como Dr. Seuss, foi um escritor e humorista americano. Conhecido pelas obras: Horton choca um ovo, Como Grinch roubou o Natal e o gato de chapéu, todos esses infantis.

(**) “Ebonics” – Substantivo plural, tratado como um substantivo singular, é uma fusão das palavras “ebony” e “phonics”. Usado para indicar o inglês falado pelos negros americanos e considerado em seu próprio direito, ao invés de ser classificado como um dialeto do inglês padrão.