Provérbios 16:31

A cãs é uma coroa de glória, se for encontrada no caminho da justiça.

Play Audio:

 

A sua sabedoria faz dos seus cabelos grisalhos um complemento, um insulto, ou uma coroa? Se você tiver sabedoria comparável com os seus cabelos grisalhos, então eles complementam um ao outro. Se você tiver mais cabelos grisalhos do que sabedoria, seu cabelo é uma evidência de que você é um insensato. Se você tiver mais sabedoria do que cabelos grisalhos, o seu cabelo branco é uma coroa de glória, pois ele declara uma vida piedosa bem vivida.

“Respeite os mais velhos” é uma expressão comum para um importante mandamento bíblico. Você deve mostrar honra especial para aqueles que são velhos. O grande Deus colocou isto da seguinte forma, “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do velho, e terás temor do teu Deus. Eu sou o Senhor.” (Lv 19:32).

Uma cabeça grisalha é cinza ou branca, onde a idade substituiu a cor do cabelo da juventude por uma cor cinza ou branca (Is 46:4). Grisalho é qualquer coisa branca ou cinza (Jó 38:29; 41:32). E tal cor de cabelo em homens velhos é considerada algo bonito. “O ornato dos jovens é a sua força; e a beleza dos velhos, as cãs.” (Pv 20:29).

Tanto os homens como as mulheres idosas devem ser respeitados. Esta é uma ordenança de Deus. Uma geração impiedosa e perversa, como a que vivemos atualmente, despreza as pessoas idosas (Is 3:5; Lm 5:12). Apesar de que a idade possa reduzir as habilidades de uma mãe, ela ainda é digna de ser honrada (Pv 23:22). Até o Novo Testamento ordena que os homens e as mulheres mais idosas devem ser respeitadas (ITm 5:1-2).

Os cabelos cinza ou brancos numa pessoa idosa deveria ser um símbolo de honra – uma coroa de glória! A idade deveria significar sabedoria, santidade, amor por Cristo, e um piedoso exemplo. Mas nem sempre isto é o caso e, por isso, o Pregador limitou o provérbio somente para aqueles que possuem estas características.

Eliú deu preferência a Jó e aos seus três amigos de falarem, pois eram mais velhos do que ele. Mas eles não falaram com sabedoria e, assim, ele os silenciou com a sua opinião (Jó 32:1-14). E ele concluiu afirmando que os homens mais velhos nem sempre são sábios ou possuem uma mente sã para julgar. Os cabelos grisalhos deles não dizia que eles estavam no caminho da justiça, pelo que pode ser visto nos 29 capítulos (Jó 3 a 31) de insensatas ponderações!

Salomão comparou um velho rei rico que é tolo com uma jovem criança pobre que é sábia (Ec 4:13). E ele concluiu que uma criança sábia é melhor do que um homem velho tolo (IRs 12:6-16).

Todos os homens velhos já viveram longos anos, mas usaram bem o tempo para objetivos nobres? Eles deveriam conhecer mais a verdade, exercitar mais a sabedoria, praticar mais a santidade, e serem mais mentalmente espirituais. Afinal de contas, eles estão mais perto do céu e tiveram mais tempo para se aperfeiçoarem. Considere que uma igreja só pode sustentar viúvas que viveram este provérbio (ITm 5:3-16).

Alegre-se na honra dada a Jacó, Samuel, Eliseu e Joiada (Gn 47:1-12; ISm 25:1; IIRs 13:14; IICr 24:15-16). Estes homens viveram no caminho da justiça.

Os homens velhos deveriam ser mestres (Hb 5:12-14). Deveriam ser exemplos de sobriedade, gravidade, temperança, fé, caridade e paciência (Tt 2:1-2). Muitos anos de vida não é uma bênção se vivida em pecado, pois um homem assim está sob a maldição de Deus (Is 65:20). Não há uma visão mais lamentável do que um velho à beira da morte, que nada tem a mostrar de valores espirituais pelos anos que ele tem!

Caro homem velho, você já adquiriu a glória própria da sua idade? Você é um exemplo para todos? Você é a glória dos seus filhos e netos (Pv 17:6)? Você é um pilar no templo do seu Deus (Sl 92:12-15)? Não existe tempo como o presente para buscar estes objetivos!

Podemos citar um casal de idosos mais gloriosos do que Zacarias e Isabel (Lc 1:5-7)? Ambos eram justos diante de Deus, andando segundo todos os mandamentos e ordenanças do inculpável Senhor! Que gloriosa coroa de prata eles portavam de cabelos honrados pelo tempo!

Simeão era um homem velho, cuja ambição era ver o Cristo ao invés de ganhar um milhão (Lc 2:25-35). A idosa viúva Ana se dedicou ao Senhor em santidade e sóbria adoração (Lc 2:36-38). Paulo, já próximo da morte, não contou os seus bens, mas descreveu a sua vida fiel (IITm 4:6-8). Sua cabeça estivera no caminho da justiça (Fm 1:9).

Todo pai deveria se preparar agora para ser um dos grandes pais em Israel ao treinar os seus filhos no temor do Senhor (Ef 6:4; Sl 71:18; 78:1-8; Jl 1:2-3). Cada filho e neto é uma oportunidade para você edificar a sua árvore genealógica no reino de Deus! E eles honrarão a sua cabeça grisalha como sendo uma coroa de glória para o investimento de suas almas!

O Senhor Jesus Cristo em sua aparência glorificada tinha cabeça e cabelos brancos como a lã, tão brancos quanto a neve (Ap 1:14). Definitivamente isto era uma coroa de glória para Ele, pois Ele é o Antigo de Dias e o Pai Sempiterno, apesar de ser absolutamente eterno (Ap 1:18)!