Provérbios 10:8
O sábio de coração receberá os mandamentos, mas o tolo tagarela cairá.
Play Audio:
Homens sábios gostam de ser ensinados. Eles apreciam a instrução. Eles querem fazer o que lhes foi mandado. Eles prestarão atenção e farão o que forem mandados fazer. Eles são dóceis e obedientes.
Mas os tolos não gostam de serem governados. Eles preferem falar. Querem que você ouça as suas opiniões. Jorram bobagens sem fim. Reclamam e discordam. Tagarelam.
Homens nobres se sentem agradecidos por alguém que lhes ensine sabedoria e verdade. Lucas descreveu os bereanos como sendo nobres por serem receptíveis aos ensinos de Paulo (At 17:11). Israel sob a direção de Neemias estava ansioso e agradecido por ouvir a Palavra de Deus ensinada a eles, mesmo que ela indicasse um mandamento que eles não tinham guardado havia mais de 1000 anos (Ne 8:1-18). Considere o espírito deles!
Mas muitos tolos preferem tagarelar e falar a respeito de suas próprias idéias, opiniões e experiências. Um tolo tagarela é aquele que fala demais, sem valor ou conteúdo. Ele usa muitas palavras, talvez até palavras eloquentes ou sofisticadas, mas sem nenhum valor real ou duradouro. Sai de perto de tais pessoas! Elas vão cair, e vão levar consigo aqueles que lhes estão próximos. Elas nada sabem, mas gostam de ouvir o som de suas próprias vozes e palavras.
Meça a sua sabedoria agora mesmo! Você gosta de ser ensinado, ou você prefere ensinar? Você gosta de ouvir ou você prefere falar? Os outros são aprimorados e se tornaram melhores por causa da sua fala, ou você apenas enche o ar de barulho? A sua correspondência muda vidas ou são apenas lufadas de ar quente? Os outros pedem a sua opinião ou você a dá sem que lhe tenham pedido? Você é um sábio ou um tolo tagarela? Os outros sabem. E você sabe?
Um tolo tagarela pode ser um bom datilógrafo, por isso você recebe longos “e-mails” sem conteúdo, ao invés de uma orelha couve flor de tanto usar o telefone! De duas maneiras é o tagarelar de um tolo – muitas palavras e nada a dizer. A origem é a mesma – um coração apaixonado por si mesmo, ao invés de um coração humilde ansiando por aprender. Senhor, salve-nos de sermos ou de ouvirmos homens amantes de si mesmos!
Pais, corrijam esta característica maléfica, ensinando os seus filhos a posição deles. Uma mãe tola gosta de ouvir as palavras e opiniões de seus filhos, e depois não entendem porque ela tem uma família de tolos tagarelas! O velho adágio ainda tem a sua sabedoria – crianças devem ser vistas e não ouvidas! As opiniões delas não têm valor; as palavras delas na presença de outras pessoas devem ser limitadas! Considerando que a natureza humana é o que ela é, essas crianças ainda vão continuar falando demais quando tiverem mais idade.
Leitor, você é rápido no falar? Ou você é rápido no ouvir? Você espera que os outros acreditem e obedeça você? Você é mais rápido em acreditar a obedecer a eles? Temos aqui um importante teste do nosso caráter e da nossa alma. Somos sábios no sentido contido em nosso provérbio de hoje? Se você gosta de falar você está com problemas. Se você valoriza opiniões, você está com problemas.
É claro que todo mundo pensa que suas próprias opiniões são melhores do que as dos outros. Mas a sabedoria conhece que esta desilusão da mente humana procede do inferno, motivada pelo diabo e de um coração humano enganoso e desesperadamente corrupto (Jr 17:9). O homem mais idiota na terra, que não tem esperança de recuperação, é aquele convencido a respeito das suas próprias idéias (Pv 26:12; 29:20)!
A sabedoria despreza as nossas próprias idéias (Pv 30:1-3; ICo 3:18-20). Reduza as suas palavras à metade (Pv 17:27-28; Ec 5:2). A sabedoria fala vagarosamente (Pv 29:20; Tg 1:19). A sabedoria quer ser ensinada pelos professores de Deus – pais e pastores (Pv 1:8; 4:1-4; Ml 2:7). A sabedoria só fala quando tem algo de valor, certo e que precisa ser dita. Do contrário, o silêncio vale ouro!
É impossível ensinar um tolo tagarela. Antes de você terminar uma sentença ou parágrafo, ele quer lhe dar vinte ou trinta parágrafos dele mesmos. Enquanto você está falando, ele está ansioso, preocupado com os seus próprios pensamentos, e se segurando para poder falar novamente. Esses coitados miseráveis não sabem pedir desculpas ou dizer que estão errados, pois eles presumem que são infalíveis. Nunca registram que os outros não querem ouvir as suas opiniões, pois eles também presumem que são populares.
Tolos tagarelas são tão óbvios quanto uma sirene aguda! Escute por tagarelices! Busque opiniões rápidas a todos os assuntos. Você o encontrou! Você a encontrou! Alguns têm respostas para tudo; alguns falam por cima de todo mundo; alguns não creem nunca em silêncio! São tolos tagarelas, e é um privilégio para os homens sábios os ridicularizar e os evitar (III Jo 1:9-10).
Um homem casado com uma tola tagarela tem que fugir para o sótão ou para o deserto para escapar do barulho sem fim de perguntas, sugestões, correções, lembretes e outros arrotos fedorentos de sua mulher. (Pv 19:13; 27:15-16). O homem que mais sabia a respeito de mulheres avisou os homens para rejeitarem mulheres que falam muito (Pv 11:16; 30:21-23; 31:26). Mulher cristã, se você tem qualquer sabedoria, deseje um espírito meigo e quieto (IPe 3:3-4). Receba o mandamento!
Podemos descobrir mais a respeito deste inimigo da sanidade? Eles gostam da palavra “mas”. Escute e você a ouvirá. Não importa o que você diga, eles respondem dizendo, “mas”. Eles precisam inserir seus dois centavos na conversa. Depois de cinco minutos de digressão sem sentido você verifica que eles estão falidos, nem mesmo tinham os dois centavos; e você deve evitá-los no futuro.
Se não houver um conceito refletindo aquilo que você falou, mas sim uma imediata resposta verbal deles mesmos, sem muita relação ou submissão àquilo que você falou, você está diante de um tolo tagarela! Certifique-se de que você não é um deles e não perca tempo com eles.
Vamos esquecer os tolos tagarelas! Eles vão cair sob os golpes do Altíssimo! Você é sábio no coração? Caro leitor, esta é a questão. Você é sábio no coração?
Corações sábios também são bastante óbvios. Eles amam receber os mandamentos de Deus e aqueles que Deus colocou em posição de autoridade. Você obedece e honra aos seus pais? Você recebe e obedece ao que eles determinam? Você gosta de ouvir pregações, para que você possa aprender alguma outra coisa que você deveria estar fazendo para agradar a Deus e aos homens? Você é sábio no coração?