Provérbios 11:2
Quando vem o orgulho, então vem a vergonha; mas com os humildes está a sabedoria.
Play Audio:
A pior coisa que você possa ter isoladamente é o orgulho. Ele vai lhe custar mais caro do que qualquer outra coisa. A arrogância vai lhe enganar e prender numa armadilha que rápida e certamente vai lhe trazer vergonha para a sua vida. Mas a humildade conduz à sabedoria, a qual protege o homem dos insensatos erros e a consequente vergonha. Caro leitor, você entende a importância desta lição?
Você nunca vai ouvir ou ler uma advertência mais importante para a sua vida! Nunca! O orgulho o destruirá, e o destruirá de uma maneira ignominiosa e vergonhosa diante de todos os homens.
O insensato é uma coisa terrível, como Salomão ensina repetidamente. Mas existe algo pior do que a insensatez – um insensato orgulhoso! Ele disse, “Tens visto a um homem que é sábio aos seus próprios olhos? Maior esperança há no insensato do que nele.” (Pv 26:12). O orgulho cega os homens. Eles não conseguem perceber a sabedoria de forma a evitar problemas e vergonha. Eles se ofendem de serem ensinados ou corrigidos por outros. Eles são convencidos! Arrogantemente se precipitam em suas altas opiniões de seus próprios pensamentos e idéias. O orgulho lhes traz insensatez que, por sua vez, traz vergonha.
Caro leitor, odeie o orgulho! Tema ao Senhor! “O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.” (Pv 8:13).
O orgulho é um mal abominável. Ele começou com o diabo. Ele causou a queda de Satanás. Lúcifer não estava contente em ser o querubim ungido de Deus; ele queria ser igual ao Altíssimo (Ez 28:14; Is 14:14). Por isso Deus o lançou para fora do céu para sua eterna vergonha (Jo 12:31; Ap 12:9,12). A fumaça do seu tormento será o incenso do céu (Mt 25:41; Ap 14:11).
Caro leitor, você odeia o orgulho? O orgulho é o pecado do diabo! O orgulho arruinou a vida gloriosa da criatura mais elevada do universo! O orgulho gerou a sua vergonha e tormento por toda a eternidade! O orgulho é a pior coisa que você pode ter na sua vida! Ele vai lhe custar mais do que qualquer outro pecado!
Ministros não podem ter orgulho de si mesmos ou vontade própria (ITm 3:6; Tt 1:7). Pois isto os levará ao naufrágio no exercício da sua função. Eles não podem ser promovedores de si mesmos. Mestres e governantes perfeitos, primeiramente, devem ser suficientemente humildes de forma a poderem examinar a si mesmo criticamente e aprender de outros antes de serem colocados em uma posição de ensinar e examinar a outros (ITm 4:16; IITm 2:15).
Foi por causa do orgulho que Faraó, o maior rei daquela época destruiu a si mesmo, sua família, sua nação e o seu exército (Êx 5:2). E os homens tem rido de sua destruição e da sua vergonha durante os últimos 3500 anos (Êx 15:1-21; ISm 4:8; 6:6; Ne 9:10; Sl 136:15; Rm 9:17) Até as crianças se alegram e riem dos sapos na cama e no pão de Faraó (Êx 8:3)!
Foi por causa do orgulho que os filisteus lutaram contra Israel, apesar de terem lembrado o que Deus havia feito ao Egito 500 anos antes (ISm 4:7-9). Depois de se apoderarem da arca de Deus, eles a colocaram diante do ídolo Dagom, que caiu e a adorou (ISm 5:1-5)! Então Deus deu a toda a nação filisteia uma epidemia de hemorróidas, e a única maneira de obter alivio foi a de devolverem a arca com cinco hemorróidas de ouro como uma oferta de paz (ISm 6:1-5)!
Considere a vergonha deles! A nação inteira coçava as suas partes íntimas (ISm 5:9), E naquela época não havia remédio para hemorróidas! Deus riu-se da vergonha deles! Ele inspirou o Salmo 78:66 por causa desse evento, que é de regozijo. “E feriu os seus adversários, que fugiram, e os pôs em perpétuo desprezo.” Realmente! Eles foram expostos à vergonha eterna por causa do orgulho! Que oferta de paz! Quem fez o molde para os filisteus?
Por causa do orgulho Nabucodonosor, o maior e o mais glorioso rei de todos os tempos, passou sete anos rastejando de quatro pelos campos! Ele comeu capim como um boi, seus cabelos cresceram como as penas da águia; e suas unhas se desenvolveram como as garras de uma ave (Dn 4:1-3)! Quantos problemas! Quanta vergonha! E tudo por causa do seu orgulho (Dn 4:30 e 31)!
Por causa do orgulho, Herodes Agripa I, o rei da Judéia no período 37-44 A.D., que matou o apóstolo Tiago e tentou matar a Pedro, foi devorado pelos vermes por receber louvor excessivo dos homens (At 12:1-4; At 12:20-23). Flávio Josefo (37-100 d.C), historiador judeu e militar, que participou da revolta contra Roma, confirma a sua morte (Antiguidades; Livro 19; 8:2).
Não esqueça a Torre de Babel, Miriã, Corá, Balaão, Uzias, Hamã, Absalão, e Belsazar. Mas agora, celebrando a vergonha dos outros, que é um ato de santa adoração a Deus, acabou! É a sua vez. Em que lugar o orgulho se coloca na sua vida? Analise com cuidado. Você tem sentido o orgulho crescer dentro de você? Ele faz com que você se eriça ou queime de inveja diante do sucesso dos outros?
Deus é zeloso. Seu nome é Zeloso (Êx 34:14). Ele é capaz e Ele humilhará aquele que anda orgulhoso (Dn 4:37; Jó 40:11-12) Ele enxerga e conhece cada pensamento e intenção do seu coração (Hb 4:12). Você deve examinar cuidadosamente a si mesmo, encontrar a semente de orgulho em sua vida desenraizá-la rápida e completamente.
O que é o orgulho? É a alta e pretensiosa opinião de uma pessoa sobre si mesma, à respeito de suas qualidades, conquistas ou situação, que dá margem ao desenvolvimento de um sentido e atitude de superioridade e desprezo pelos outros; autoestima desordenada. O que é presunção? É uma opinião excessiva de si mesmo; uma superavaliação de suas próprias qualidades, vaidade pessoal ou orgulho.
Não somos nada e menos do que nada, à vista de Deus (Sl 39:5; 62:9; 113:6; Is 40:17). Somos como vermes diante Dele (Jó 25:6). Somos meras criaturas cuja respiração está em nossas narinas (Is 2:22). Portanto, Ele odeia o orgulhoso, e Ele os esmagará como uma mariposa e os derreterá como cera (Pv 6:16-17; Sl 39:11; 68:2).
O orgulho faz com que você se sinta importante. O orgulho faz você gostar das conversas e dos eventos relacionados com você. O orgulho faz com que você acredite que seus pensamentos e opiniões são importantes. O orgulho faz você ressentir a correção e a instrução. O orgulho faz você ter inveja das vantagens, habilidades, ou as honras dos outros. O orgulho faz você ignorar a necessidade de pedir conselho a outros. O orgulho faz você olhar os outros com desprezo. Caro leitor, leia novamente esta descrição.
O orgulho é uma tentação para cada homem e uma das artimanhas favoritas de Satanás (IJo 16). Ele tentou Eva para que fosse igual a Deus, e ele tentou o nosso Senhor com reinos do mundo. Os nossos corações depravados estão cheios de orgulho por natureza. Você já e um insensato orgulhoso se você acha que não tem nenhum problema com ele. Somente aqueles que sabem que são orgulhosos estão aprendendo a se tornarem humildes. Pensar que você já venceu o orgulho é uma prova da sua presunção arrogante!
A nossa nação está viciada de orgulho. A nossa arrogância nacionalista é maior do que qualquer outra nação. Nós cremos que somos maiores do que qualquer outro. Somos o povo mais orgulhoso da terra. Nós acreditamos que somos mãe provedora e o pai disciplinador do mundo inteiro. Nós glorificamos o orgulho em casa chamando-o de autoestima e pregando-o como se fosse a panaceia dos problemas humanos! Livros são vendidos relacionados com a busca de ser o primeiro e músicas são cantadas a respeito do amor próprio como sendo o maior de todos!
Devemos começar em casa. Precisamos desarraigar o orgulho de nossas almas, e depois desarraigá-lo dos nossos filhos. E pastores precisam desarraigá-lo de suas igrejas.
O orgulho gera insensatez, que traz vergonha. Ele cega homens, porque presumem que estão sempre certos (Pv 12:15; 14:16; 26:12; 28:26). Desta forma eles rejeitam e se ressentem de conselho e de correção (Pv 21:24; 22:3). Eles desrespeitam os que estão em autoridade. Tomam decisões precipitadas, pois não existe a possiblidade de estarem errados (Pv 14:29; 29:20).
O orgulho causa disputas, pois os homens brigam para defender as suas posições (Pv 13:10; 28:25). Eles não se curvam para servir a outros, a não ser que isso os sirva melhor. E eles não admitem os seus erros a Deus ou aos homens. Tal caminho conduzirá um homem a decisões insensatas com as suas terríveis consequências – destruição e vergonha!
Humildade é sabedoria. O homem humilde não confia no seu conhecimento ou nos seus motivos; treme diante da palavra de Deus; aprecia e valoriza o conselho dos outros; aceita a correção; rapidamente confesse seus erros; e muda a sua vida. Aqui está o caminho certo para a sabedoria, que salva o homem das dificuldades e da vergonha, mas somente os humildes o encontram. Os orgulhosos estão cegos por causa das suas próprias presunções, e o Deus zeloso do céu pretende mantê-los cegos para que Ele possa abençoar os Seus filhos com sabedoria (Mt 11:25-27).
Deus nunca abençoará um homem que tenha um espírito orgulhoso (Pv 16:5). Ele se aproxima do homem que tem um espírito humilde (Is 57:15; IPe 5:5 e 6). Se você escolhe o orgulho, Deus lhe resistirá e o humilhará dolorosamente (Pv 16:18; Pv 18:12). Se você escolhe com alegria a humildade, Deus o elevará gloriosamente (Lc 14:11). É muito melhor ser um homem pobre humilde do que um homem rico orgulhoso, pois Deus está preparado para efetuar uma grande mudança da sorte (Pv 16:19). Aguarde-a!
O nosso abençoado Senhor Jesus Cristo nos deu um grande exemplo de humildade e de sabedoria, quando Ele desceu da glória dos céus para viver em pobreza e morrer na obscuridade e na dor (Fp 2:5-8). Ele desprezou a vergonha da Sua humildade (Hb 12:2). Mas Deus já O exaltou muito acima dos principados e dos poderes, sim, até muito acima do diabo e dos seus anjos (Fp 2:9-11; Ef 1:20-23). Não há mais humildade no Abençoado e Único Potentado, pois Ele é digno de todo o nosso louvor e adoração.