Provérbios 18:10

O nome do SENHOR é uma torre forte, o justo corre para ela e está seguro.

Quando você está com medo, que tipo de torre você quer para ter proteção e segurança? O SENHOR é uma torre forte em tempos temerosos. Você pode correr para dentro dela e estará seguro, sempre que você precisar. Nada pode rompê-la. Seu nome é o SENHOR, e não há outro lugar para obter proteção do perigo. Tome posse desse provérbio pela fé: e ele salvará a sua vida.

Não é simplesmente o nome SENHOR que é uma torre forte, pois o Seu nome não tem nenhuma propriedade mágica para os homens maus. O significado aqui é o Deus por cujo nome O conhecemos. Significa verdadeiramente o próprio SENHOR, com todos os seus gloriosos atributos e perfeições. Ele é o Deus vivo e verdadeiro, Criador do céu e da terra, Pai dos que não têm pai e Juiz da viúva. Sim, é esse Deus. O seu nome é o SENHOR. Ele é acentuado com vogais tiradas de outros nomes hebraicos de Deus, Elohim, Adonai, de forma a ser escrito e pronunciado como JeHoVaH. As letras capitalizadas SENHOR significam Jeová, EU SOU O QUE SOU.

Qual é o Seu nome? O que é aquele SENHOR com todas as letras capitais? É apenas um curioso anacronismo dos tradutores da versão King James? Ah, considere isto cuidadosamente, você que ama o SENHOR. As quatro letras capitais (em inglês , “LORD”) representam um tetragrama sagrado de Israel, Deus se revelou a Moisés como o EU SOU O QUE SOU. Os judeus consideravam este nome como sendo impronunciável. Eles o escreveram como um tetragrama de quatro consoantes, JHVH.

Este Deus é uma torre forte? Não há outro Deus senão a Ele! Os deuses das nações são imaginações diabólicas de pagãos ignorantes. Eles são tocos, pedras, animais e insetos. Eles precisam ser levados de um lugar para o outro. Jeová os ridicularizou repetidamente e Ele considera aqueles que os adoram tão estúpidos quanto eles.

Quão forte é a torre? Confie no SENHOR para sempre: pois no SENHOR JEOVÁ está a força eterna (Is 26:3-4)! Abraão, Isaque e Jacó O conheciam como o Deus Todo-poderoso, mas Ele se revelou ainda mais a Moisés (Êx 6:3). Agar o chamou de, “Aquele que me vê” (Gn 16:13). “Pai dos órfãos, e juiz das viúvas é Deus em sua santa habitação.” (Sl 68:5). Ninguém que tenha colocado a sua confiança Nele se perdeu!

Que Davi seja o seu exemplo. Clame pelo SENHOR nas suas dificuldades e deixe que Ele o salve (Sl 18:1-6). Ele era a rocha, a fortaleza, o libertador, o Deus, a força, o broquel, o chifre da salvação e a torre alta de Davi (Sl 18:2). Davi disse, “Eu te amarei do coração, ó Senhor, fortaleza minha.” (Sl 18:1).

Ele socorre os justos da seguinte forma: “Então a terra se agitou e tremeu; os fundamentos dos montes também se moveram e se agitaram, porque ele estava irado. Subiu uma fumaça saída de suas narinas, e o fogo fora da sua boca devorava; carvões se acenderam por ele. Ele também abaixou os céus, e desceu, e a escuridão estava debaixo de seus pés. E ele montou sobre um querubim, e voou; sim, ele voou sobre as asas do vento. Fez das trevas o seu lugar secreto; seu pavilhão que o cercava era de águas escuras e nuvens espessas dos céus.” (Sl 18:7-11).

Você acredita que Alá pode fazer tais coisas? Ou o Grande Espírito dos índios das planícies? Ou os cães sagrados dos egípcios? Ou o percevejo da água vindo do céu dos Etíopes?

Se você não gosta de fazer graça dos ridículos deuses falsos dos pagãos, então você precisa ler a Bíblia ou encontrar uma nova religião, pois Jeová tem prazer em ridicularizar os patéticos impostores da religião pagã. Nenhum se compara a Ele! Verifique IRs 18:27; Sl 115:1-8; 135:15-18; Is 40:18-20; 44:9-20; 46:1-9; Jr 10:1-5 e “Ai daquele que diz à madeira: Acorda! E à pedra muda: Levanta, ela ensinará! Eis que está coberta de ouro e de prata, e não há fôlego de forma alguma dentro dela. Mas o SENHOR está em seu santo templo; que toda a terra cale-se diante dele” (Hc 2:18-20).

Cansados de ídolos de madeira e pedra fabricados por homens, o mundo pagão se excedeu a si mesmo com novas invenções. Os muçulmanos adoram Alá, o deus lua dos árabes (note a lua crescente no topo de cada mesquita). Os hindus reduziram os seus milhões de deuses à trindade profana de Shiva (destruidor), Brahma (criador) e Vishnu (preservador). Nenhum destes conhece algo a respeito do SENHOR.

Rejeitando as ridículas deidades pagãs dos muçulmanos e dos hindus, os comunistas russos adoraram um homem magricela chamado Vladimir Lênin: e os comunistas chineses adoraram um homem gordo chamado Mao Tse Tung. Os diabos conhecem todos esses impostores de Mao a Alá, e eles riem no caminho para o inferno!

Mas existe um Homem que os demônios temem mais do que todos os deuses, anjos e homens juntos. E não é Joseph Smith, Maomé ou o Papa Francisco. É o Homem Jesus de Nazaré. Quando ele estava na terra num estado de grande humilhação, eles correram até ele para O adorar repetidas vezes; e eles rogavam a Ele para não os atormentar antes do seu tempo determinado de juízo. Agora, exaltado à mão direita de Deus, Ele está muito acima deles, preparando para usá-los como um escabelo e consigná-los a uma eternidade no inferno.

Nem tampouco nos curvamos às superstições babilônicas e romanas, nem oramos para Maria. Ela nem é uma torre nem é forte. Ela não conseguia ajudar a si mesma. Maria precisava de um Salvador tanto quanto qualquer outra mulher, como ela mesma afirmou à sua prima Elisabete (Lc 1:46-49). Ela sabia que era uma humilde serva e a recipiente de uma bênção, não uma doadora de bênçãos. Jesus afirmou que a Sua mãe não era mais importante do que qualquer um que confiava Nele (Lc 11:27-28; Mt 12:46-50).

Nem tampouco oramos aos santos, pois eles estão mortos e enterrados até o dia de hoje. Eles não podem ajudar. Eles não são torres de segurança. Esqueça os seus nomes. Os católicos os inventam com a mesma rapidez em que os hindus inventam novos deuses. Os nomes dos dois não têm valor. Mãe Teresa? Ela não conseguiria subir numa corda de seis metros, nem mesmo que a sua própria vida dependesse disso. Clame pelo SENHOR!

Seus pais, pastor, papa ou sacerdote não são melhores. Eles não podem lhe ajudar. Eles necessitam de uma torre tanto quanto ou mais do que você. Só existe um nome pelo qual devamos ser salvos; só existe um nome acima de todos os outros nomes; só há um nome que é uma torre forte. É o nome de Jesus, diante do qual todo o joelho se dobrará (Fp 2:9-11).

Quando você termina a sua oração a Deus “em nome de Jesus” você está invocando o mais alto nome do universo (Fp 2:9-11). Pois você está usando o nome que significa o SENHOR Jeová é salvação (Mt 1:21). Isto sim que é uma torre forte! Você estará seguro nela!

Que seja proclamado para sempre que Jesus de Nazaré, o Messias de Israel, o Cristo de Deus, é o Próprio Jeová, o Deus Poderoso, o Pai Eterno, o Único e Abençoado Soberano, Emanuel, a Palavra de Deus! Ele é SENHOR; e Ele é Senhor de tudo!

Caro leitor cristão, você conhece o SENHOR. Ele é a sua torre forte. Ele o salvará de todo o perigo “Confiai nele em todos os tempos; vós, ó povo, derramai o vosso coração diante dele; Deus é um refúgio para nós.” (Sl 62:8). “O anjo do SENHOR acampa ao redor daqueles que o temem, e os livra.” (Sl 34:7).

Corra para Ele! Não há ajuda em nenhum outro lugar. Corra para Ele em oração. Corra para Ele crendo. Corra para Ele em fé. Corra para Ele agora. Ele o livrará dos seus inimigos e dos problemas desta vida e da que está por vir. Corra para Ele, ó justo!

Mas não corra para Ele com pecados não confessados, pois Ele se afastará de você (Pv 15:8,29; 28:9; Sl 66:18; Is 1:15; Tg 4:3). Deus não é zombado por tais orações ou adoração profana; se você rejeitou os avisos Dele, Ele vai rir de sua calamidade (Pv 1:20-32).

Não importa quais são os seus temores ou problemas, no tempo ou na eternidade, o SENHOR é um alto refúgio e Ele lhe salvará. “E em nenhum outro há salvação, porque não há nenhum outro nome dado aos homens debaixo do céu, pelo qual devamos ser salvos.” (At 4:12). “E, quando o vi, caí como morto aos seus pés. E ele pôs sua mão direita sobre mim, dizendo: Não temas. Eu sou o primeiro e o último; Eu Sou Ele que vive, e que estava morto; e eis que eu estou vivo para sempre, amém; e tenho as chaves do inferno e da morte.” (Ap 1:17-18).

“E eu vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele era chamado de Fiel e Verdadeiro; e com justiça julga e guerreia. Seus olhos eram como chamas de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitas coroas; e ele tem um nome escrito, que nenhum homem conhecia, senão ele mesmo. E ele estava vestido com veste banhada em sangue; e o seu nome é chamado de: A Palavra de Deus. E os exércitos que estavam no céu seguiam-no sobre cavalos brancos, vestidos de linho fino, branco e limpo. E de sua boca sai uma espada afiada, para que com ela castigue as nações; e ele as governará com cetro de ferro; e ele pisa o lagar do vinho da fúria e da ira do Deus Todo-Poderoso. E ele tem sobre a sua veste e sobre a sua coxa um nome escrito: REI DOS REIS, E SENHOR DOS SENHORES.” (Ap 19:11-16).

“Se algum homem não ama o Senhor Jesus Cristo, seja anátema; Maranata. A graça do nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.” (ICo 16:22-23).

Receba gratuitamente os Provérbios e o comentário todos os dias. Abra o canal, toque em Seguir e ative o sino de notificações.