Provérbios 3:15

Ela é mais preciosa do que os rubis, e todas as coisas que possas desejar não se comparam a ela.

Play Audio:

 

Qual a mulher que é mais preciosa do que os rubins? Seria a mulher virtuosa (Pv 31:10)? Sim, mas não neste contexto! Existe uma mulher incomparavelmente mais valiosa do que todas as coisas que você poderia desejar? Não! Seria então uma personificação do sucesso, da saúde, da felicidade, da riqueza, da família, de um grau escolar e/ou uma casa de veraneio? Não! Esta mulher é a Senhora Sabedoria (Pv 3:13-15)!

Temos aqui uma das afirmações mais extremas e superlativas encontradas nas Escrituras. Existe alguma coisa personificada como uma mulher que excede o raro e precioso caráter dos rubis. E este algo sobrepuja qualquer coisa com o qual você pode sonhar como sendo desejável ou necessário para o seu sucesso e a sua felicidade. A sabedoria e o entendimento é este algo importante (Pv 3:13-15)!

Qual a razão da sabedoria ser extremamente importante? Porque ela traz consigo vida longa, riqueza e honra (Pv 3:16). Porque traz consigo coisas agradáveis e paz; (Pv 3:17) e traz consigo vida e felicidade (Pv 3:18)! Você não consegue nem sonhar com alguma coisa que pode lhe dar todas essas bênçãos! Mesmo assim, estas são certas vantagens e recompensas dadas àqueles que encontram a sabedoria (Pv 3:13-18)!

Não é de admirar que Davi dissesse a Salomão, “Adquire a sabedoria, adquire a inteligência e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca. Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te conservará. A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento” (Pv 4:5-7). Se Davi que era um homem segundo o próprio coração de Deus disse a seu filho que a sabedoria era tão importante, deve ser tão importante para você também. Que exortação! Você a leu? Obtenha sabedoria!

O que é sabedoria? É o poder de julgar retamente, a habilidade de agradar a Deus e aos homens em todas as situações! Ela está lastreada em cima de um temor profundo e permanente do SENHOR Jeová, um ódio de todo o pecado e maldade, uma fé ativa de que Deus existe e recompensa, e conhecimento de detalhes preciosos de Sua preciosa palavra (Pv 1:7; Pv 8:13; Pv 9:10; Pv 22:17-21; Jó 28:28; Sl 119:128; Hb 11:6).

Como é que você a adquire? Temendo a Deus como a causa primária e final de todas as coisas no universo (Pv 16:4; Sl 14:1)! Tremendo em humildade e arrependimento diante de Deus e da Bíblia (Is 66:1-2; IITm 3:16-17)! Ao rejeitar qualquer opinião de qualquer homem que contradiz a Bíblia (Sl 119:98-100; Is 8:20; ITm 6:3-5,20)! Ouvindo com sobriedade o homem de Deus quando ele prega as verdades de Deus para você (Lc 8:11-18; Tg 1:21-25).

Sabedoria é fácil! Esqueça a educação ou a sabedoria do mundo (ICo 1:19-20; ICo 2:6-9; ICo 3:19-20)! Esqueça as riquezas e o sucesso profissional (Pv 3:14; Pv 23:4-5; Sl 39:6; ITm 6:6-10)! Esqueça a força física ou a recreação (Sl 90:10-12; Ec 10:10; Ec 12:1-7; ITm 4:8)! Estas coisas são vaidades e opressão do espírito – não o levam a lugar nenhum com Deus ou com os homens – são vazias e penosas! Regozije-se em conhecer a Deus e o Seu caráter (Jr 9:23-24)! Isto é que é sabedoria e prazer!