Provérbios 29:1

Aquele que sendo frequentemente reprovado endurece o seu pescoço, será repentinamente destruído, sem que haja remédio.

Play Audio:

 

O SENHOR é paciente e longânimo. Ele é generoso e misericordioso. Mas Ele não será assim para sempre! Qualquer pessoa que rejeitar Suas muitas ofertas de sabedoria e correção será destruída sem nenhum aviso prévio. Não haverá nenhum resgate do juízo. Rebelião e teimosia são pecados atrozes contra o Deus Altíssimo, e Ele não vai fazer vista grossa a isso.

Temos aqui uma das mais assustadoras advertências nas escrituras – para aqueles que brincam com o pecado e se rebelam contra a repreensão. O leitor sábio lerá, considerará e lembrará esta grave descrição de como Deus vai lidar com os zombadores. Este texto deveria estar nos boletins de todas as igrejas e na parte frontal de cada púlpito, pois rejeitar a pregação e as Escrituras é horrivelmente sério! Os pais às vezes dizem aos seus filhos, “Não me faça repetir isto de novo.” O Deus celestial também faz assim!

Deus repreende por vários meios – pais, amigos, magistrados, ministros, consciência, Escrituras, o Espírito, circunstâncias e natureza. Mas muitos endurecem seus pescoços – ou se rebelam – rejeitando totalmente a Sua correção ou ouvindo-a sem mudar (IIRs 17:14; Ne 9:16,29). Através de muitas repreensões, Deus é justo e bondoso. Ao desprezarmos a Sua justiça e bondade, os homens merecem o Seu severo julgamento, pois são maus de uma maneira embrutecida (Pv 5:12; 10:17; 12:1).

O SENHOR virá a Seu tempo para destruir tais homens. Não importa os esforços que fizerem para se protegerem, ou o quanto são estimados pelos outros, Ele os esmigalhará e os destruirá (Pv 6:12-15; 28:18; Is 30:12-14; Zc 7:11-14; ITs 5:2-3). A ruína de suas vidas será sem cura ou recuperação. Deus vai rir (Pv 1:22-31). Veja o estudo de Provérbios 1:26. Deus virou a vida de Ló de cabeça para baixo, com filhas grávidas em uma caverna, por ter ignorado a sua alma ofendida diariamente.

Neste dia de cristianismo efeminado e carnal, tal aviso cairá sobre ouvidos surdos. Esses tais chamados cristãos criaram um deus segundo a sua própria vontade que os observa “à distância” e faz vista grossa aos seus pecados (Sl 50:21). Mas o que é que Ele diz? “Ouvi, pois, isto, vós que vos esqueceis de Deus; para que vos não faça em pedaços, sem haver quem vos livre.” (Sl 50:22).

Rebelião e teimosia são pecados odiosos, independente da adoração externa (ISm 15:22-23). O SENHOR considera a rebelião como bruxaria, e teimosia como idolatria e iniqüidade. O ouvir atento e a obediência são muito mais importantes do que o culto formal. Pelo fato de Saul ter rejeitado a repreensão de Deus, Ele rasgou o seu reino irremediavelmente.

Quando Deus viu a grande maldade do homem 1536 anos depois da criação, Ele enviou Noé a pregar e avisá-los durante 120 anos (Gn 6:1-7). Quando eles rejeitaram aquela bondade, Ele afogou cada um deles, jovens e velhos, nas águas do dilúvio (Gn 7:21-24).

Considere Faraó, que arrogantemente endureceu o seu pescoço contra as repreensões de Moisés. O SENHOR desprezou o Egito e assolou aquela nação de todos os ângulos! De repente, os seus primogênitos estavam mortos e Faraó afogado no mar! Israel levou as riquezas deles para Canaã.

Os filhos de Eli rejeitaram a repreensão de seu pai por causa dos seus pecados, por isso o SENHOR matou os dois em um só dia! E pelo fato de Eli não tê-los contido em suas maldades, o Deus grandioso apagou a árvore cronológica dele, mesmo sendo o sumo sacerdote de Israel.

Judas Iscariotes endureceu o seu pescoço contra o mais amoroso Repreensor que já existiu, mesmo tendo testemunhado de perto e pessoalmente a Sua perfeita justiça durante três anos. Ele espalhou as suas entranhas suicidando em um campo aberto ao seguir o seu caminho para uma eternidade no inferno!

Acabe, rei de Israel, casou-se com a má Jezabel, que o despertou para a prática do mal (IRs 21:25). Ambos rejeitaram a repreensão de Elias. Mesmo disfarçado e com uma armadura, Acabe foi morto por uma flecha inesperada (IRs 22:34-35). O abençoado Deus fez com que Jezabel fosse lançada de uma janela superior, fosse pisoteada por um cavalo e devorada pelos cães (IIRs 9:30-37). Glória!

Deus viu o grande orgulho e maldade de Nabucodonosor, e Ele enviou Daniel e os amigos dele com avisos de repreensões (Dn 1:17-20; 2:24-30,46-48; 3:24-30; 4:19-27). Mesmo assim, quando o grande rei se rebelou, Deus o reduziu ao estado animal durante sete anos (Dn 4:28-33). Ele poderia ter tido uma extensão de sua tranquilidade, mas ele escolheu endurecer o seu pescoço! Somente por grande misericórdia foi que a humildade de Nabucodonosor remediou a situação (Dn 4:34-37).

Deus amou o Seu povo Israel. Mas quando eles zombaram dos Seus mensageiros, desprezaram as Suas palavras e abusaram dos Seus profetas, a Sua ira contra eles cresceu até o ponto de não haver mais remédio (IICr 36:15-17). Ele enviou a Nabucodonosor e os seus exércitos Babilônicos para destruí-los sem levar em conta os jovens, velhos ou mulheres. Considere bem isto, leitor!

Por misericórdia, Ele deu a Israel uma nova oportunidade 70 anos mais tarde, quando Ele tornou a reuni-los em Jerusalém. Mas novamente eles rejeitaram os Seus profetas, apóstolos e por fim o Seu Filho; por isso Ele enviou os exércitos romanos para apagá-los através de uma terrível destruição! Ele tinha avisado, através de Daniel, quarenta anos antes do evento o que Ele iria fazer (Mt 21:33-46; 22:1-7; Lc 19:41-44; At 2:40).

A igreja de Tiatira permitiu que a falsa profetisa Jezabel comprometesse a pureza do evangelho (Ap 2:20). O Senhor Jesus Cristo deu a ela um “tempo para que se arrependesse”, para executar a Sua intenção de destruir pela morte a ela e aos seus seguidores (Ap 2:21-23). Você está no seu “tempo” por algum pecado pelo qual você tenha sido frequentemente repreendido?

Se você for indomável – difícil ou rebelde – é assim que o SENHOR tratará de você. “Com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável.” (Sl 18:26). Deus “… dá o pago em sua face a qualquer dos que o aborrecem, fazendo-o perecer; não será remisso para quem o aborrece; em sua face lho pagará.” (Dt 7:10).

De que forma você ouve uma pregação? Deus não deve a nenhum homem a verdade ou a sabedoria. Se você negligenciar ou rejeitar a correção, Ele o julgará severamente. Veja os comentários sobre Provérbios 1:26 e 28:9. Uma das lições básicas de Provérbios é a de receberes com humildade a instrução, para que você não seja classificado e julgado como um zombador. Veja os comentários de Provérbios 9:12, 13:1, 15:12, 21:29 e 28:14.

Rejeitar a instrução é desprezar a sua alma, pois você se priva das melhores coisas na vida e traz destruição sobre si mesmo (Pv 15:32).

Que insensatez! Quando você peca contra a repreensão e a instrução da sabedoria, você peca contra a sua própria alma; quando você odeia a repreensão, você ama a morte (Pv 8:36). Pois Deus está chegando para destruí-lo. Que insensatez!

Leitor, por qual pecado em sua vida você tem sido frequentemente repreendido? Já pregaram contra esse seu pecado? A sua consciência o acusa? Outros já lhe avisaram? Você já foi lembrado dele por outras fontes e por outros meios? O tique-taque do relógio está acontecendo. A longanimidade de Deus está se acabando; o Juízo está chegando. Fuja! Arrependa-se! Hoje! Antes que seja tarde demais!

Daniel disse bem a Nabucodonosor, “Portanto, ó rei, aceita o meu conselho e desfaze os teus pecados pela justiça e as tuas iniquidades, usando de misericórdia para com os pobres, e talvez se prolongue a tua tranquilidade.” (Dn 4:27). Mas o rei rejeitou os bondosos avisos de Deus e trouxe sobre si mesmo o terrível juízo.

Não há como se esconder deste Soberano terrível! Todos os pensamentos e as intenções do seu coração, e dos seus pecados secretos, estão nus e abertos para Ele (Hb 4:12-13). “Sabei que o vosso pecado vos há de achar.” (Nm 32:23)! “Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.” (Gl 6:7). Trema diante Dele hoje!

Jesus é SENHOR! Ele pode ser o seu Salvador; mas Ele é o seu senhor! Toda a língua confessará que Ele é SENHOR no Dia do Juízo (Fp 2:9-11). Ele tem as chaves do inferno e da morte (Ap 1:18). Quando Ele abre, nenhum homem fecha; quando Ele fecha, nenhum homem abre (Ap 3:7). Se você está resistindo aos Seus avisos a respeito de qualquer pecado, você está diante de terríveis consequências.

Ele quebra os Seus inimigos em pedaços – em pequenos fragmentos como uma vara de ferro arrebentando uma cerâmica (Sl 2:9; Ap 2:27).

E Ele rirá deles e os colocará em posição de escárnio (Sl 2:4)! Se um homem ouvir os Seus ensinamentos e cair arrependido sobre Ele, ele se quebrará; mas se Ele precisar cair sobre um homem rebelde, Ele moerá aquele homem até o pó (Mt 21:44). Amém.