Provérbios 22:4

Pela humildade e pelo temor do SENHOR são as riquezas, a honra e a vida.

Play Audio:

 

Somente o SENHOR pode nos dar sabedoria com promessas tão grandes em quinze palavras. Louve o Seu santo nome! E agradeça a Ele pela oportunidade de aprender este segredo do viver e do verdadeiro Deus. O mundo continua a tropeçar em uma ignorância educada, desejando saber por que são tão pobres, desprezados e inúteis! Eles nunca conhecerão esta sabedoria. Glória!

Temos aqui duas condições para que ocorram três bênçãos. Um homem sábio compreenderá cada um dos cinco aspectos deste provérbio simples e direto. Negligenciar uma joia inspirada como esta é enganar e odiar a si mesmo, pois as bênçãos são grandes e as condições são fáceis. Humilhe-se diante do seu Criador, e rejeite qualquer ideia que você tiver contrária à sabedoria que está posta diante de você.

Humildade é a primeira condição. É a de considerar a si mesmo o mais humilde. Admitir que és um pecador, que não tem todas as respostas, e que sem a ajuda de Deus você não consegue fazer nada bem ou corretamente. Esta atitude é provada quando se aceita a correção, dizendo que você está arrependido, evita engrandecimento público, sirva aos outros com mansidão, seja reservado publicamente, nunca fale de si mesmo, e engrandeça os outros.

O temor do SENHOR é a outra condição. Isto significa buscar reverentemente louvar a Deus em tudo que você faz. Tal homem realiza tudo que é possível de forma a obedecer e agradar ao SENHOR, e ele evita, tanto quanto possível, praticar qualquer coisa que traga desonra a Ele. Você pode identificar esta condição pelo desejo que um homem tem de pregar, ler a Bíblia, ser justo e o quanto ele odeia o pecado (Pv 8:13).

As riquezas são a primeira bênção. Algumas vezes são bênçãos financeiras, mas com maior frequência são outras coisas também. Há muitas coisas naturais, para todos, de maior valor do que o dinheiro no banco, exceto para os avarentos (Pv 15:17; 16:8; 17:1). Bênçãos espirituais aqui e no além também são riquezas. Se você está desapontado ou indiferente pelas riquezas espirituais, você não é nem humilde nem tem o temor do Senhor, e você não compreende o que é a verdadeira riqueza (Lc 16:11).

A honra é a segunda bênção. Um homem humilde que teme ao SENHOR crescerá em favor para com Deus e os homens (Lc 2:52). O Deus abençoado honra aqueles que O honram (ISm 2:30; Tiago 4:10). Um homem que teme ao SENHOR será honrado pelos outros, pois a sua conduta será agradável e justa (Pv 18:12; 22:11). Os homens vão desejar ser seu amigo e ele será exaltado dentre outros homens por estas duas características excelentes e excepcionais.

A vida é a terceira bênção. O sentido que a vida está se referindo aqui, abrange coisas que não podem ser descritas (ICo 2:9). Mas as Escrituras mencionam uma vida abundante, uma boa vida, uma vida alegre, uma vida pacífica, uma vida produtiva, uma vida mais longa e uma vida eterna. E a vida aqui tanto quanto a do além será vivida com o próprio Deus como seu amigo (Gn 15:1; Êx 33:11).