Provérbios 2:9

Então, entenderás justiça, e juízo, e eqüidade, e todas as boas veredas.

Play Audio:

Aqui está um tesouro! Justiça! Juízo! Equidade! Todos os bons caminhos! Pode um homem ou uma mulher obter tudo isso na vida? Sim! Se você buscar pela sabedoria, Deus o abençoará com todas as outras coisas. As recompensas são grandes. As exigências são pequenas. Com misericórdia Deus oferece este tesouro para aqueles que se esforçarem um pouco para obtê-las. Leitor! Corra atrás!

Salomão, o Pregador, rei de Israel, pressionou o seu filho a se aplicar na busca de sabedoria e entendimento (Pv 2:1-4), sendo o temor do Senhor e o conhecimento de Deus a recompensa prometida (Pv 2:5). Então, com base neste alicerce e nesta recompensa, Salomão prometeu que Deus acresceria muitas bênçãos, incluindo estes quatro especiais (Pv 2:6-9).

O que é justiça? Praticar o que é reto. Ele sabe e faz o que é reto. É justiça e retidão. Ele sabe e faz aquilo que é aceitável e agradável a Deus. É moldar os seus pensamentos aos padrões divinos da mente perfeita de Deus e de Suas leis. E se as suas ações e pensamentos agradam a Deus, eles certamente agradarão os homens de bem (Pv 3:1-4).

O que é juízo? É a habilidade de julgar corretamente, de formar opiniões precisas, de chegar à própria noção das coisas; é discrição, discernimento, sabedoria, entendimento e bom senso. É o que os homens querem dizer quando declaram, “Aquela pessoa tem bastante juízo.” É a capacidade de analisar corretamente uma questão e chegar à conclusão correta a respeito dela.

O que é equidade? É saber o que é justo e equitativo em qualquer situação, mesmo vendo diferenças que requerem caridade e amor para atingir uma conclusão imparcial e justa. É clareza, imparcialidade e a aplicação justa daquilo que aparentemente são coisas diferentes. É o que faz com que os outros confiem em você, não importando as consequências; pois eles sabem que você será justo.

Salomão afirmou que o Livro de Provérbios foi escrito para ensinar estas três maravilhosas virtudes (Pv 1:3), que são muito raras no mundo de hoje (Is 59:14; IITm 3:1-5). Além do mais, elas são aspectos da natureza gloriosa e santa de Deus (Sl 98:9; Sl 99:4), e são traços característicos do Senhor Jesus Cristo (Is 11:4). O que o impede de ir à busca da sabedoria para obtê-las?

Considere uma amostra muito pequena da sabedoria, juízo e equidade da Bíblia. Ela protege a mãe e os filhotes de aves (Dt 22:6-7), ensina que todas as raças têm o mesmo sangue (At 17:26), faz provisão para um boi que trabalha (Dt 25:4), coloca a responsabilidade do casamento e da família sobre o homem (Ef 5:25-29; Ef 6:4), faz aprovisionamento para os pobres (Lv 19:9-10), ensina que a misericórdia é mais importante do que o sacrifício (Mt 12:7), permite que qualquer membro de igreja traga qualquer questão à atenção da igreja (Mt 18:15-17), prevê uma recompensa financeira pela perda da virgindade (Êx 22:17), exige que as igrejas cuidem das viúvas (ITm 5:3-16), e ensina que o amor verdadeiro de Deus só pode ser demonstrado pelo amor aos outros (I Jo 5:1-2). Nenhum outro livro se compara com a Bíblia!

Compare um pequeno exemplo de justiça, juízo e equidade do mundo. Ele mata, anualmente, mais de dez milhões de crianças por nascer pelos meios mais violentos e perversos imagináveis, e exige fundos para proteger animais e aves nos sete continentes! Proíbe a punição física de crianças, mas prendem em gaiolas, como animais, os resultantes criminosos durante anos! Subsidia a dívida e a preguiça e penaliza o crédito e o trabalho por leis do imposto de renda. “Protege e premia” mulheres pela propaganda lasciva da moda, promove o sexo livre, protege a pornografia e a prostituição e permite o divórcio por qualquer causa.

Mas estas três coisas não são tudo que é oferecido ao homem que busca a sabedoria! O provérbio também oferece, “todas as boas veredas”! O que é todas as boas veredas? Elas são todas as virtudes e graças não relacionadas na relação das três! Glória! Leitor existe uma frase melhor em qualquer outra língua? Se todas as boas veredas estão sendo oferecidas, então os meios para atingir a perfeição estão sendo-lhe oferecidas!

De que maneira você pode adquirir estas quatro coisas maravilhosas? Humilhe-se diante do Deus Criador e busque com diligência a Sua sabedoria em Suas inspiradas escrituras. Você consegue se humilhar e admitir que só Deus e a Sua Palavra está certo a respeito de todos os assuntos (Sl 119:128)? Você consegue rejeitar os pensamentos fúteis do mundo (Sl 119:113)? Ele lhe recompensará com estas grandes coisas.

A Bíblia pode produzir ministros perfeitos para a grande obra deles (IITm 3:16-17). Considere o quanto que ela pode fazer por você. Não há nenhuma luz no mundo que não seja a Bíblia (Is 8:20). Ela é lâmpada para os seus pés e luz para os seus caminhos através da vida (Sl 119:105). É uma luz para a qual você deve dar séria atenção e honra (IIPe 1:19-21).