Provérbios 16:18

O orgulho precede a destruição, e o espírito altivo precede a queda.

Play Audio:

 

Uma força maior do que a gravidade derruba os homens – orgulho! Salomão fez aqui um axioma que deve ser memorizado e considerado diariamente por todos os homens. Tornando-se arrogante ou inchado a respeito de qualquer coisa é uma maneira certa para acabar com a cara no chão! Homens prepotentes e orgulhosos estão ”descendo a ladeira” tão certo quanto as castanhas caem das árvores! Leitor, humilhe-se a si mesmo hoje!

O orgulho é veneno para o coração, alma e mente. Endurece o coração contra o amar e o perdoar aos outros, portanto, corrói relacionamentos. Cauteriza a alma contra correções e avisos, portanto leva o cristão a se desviar da fé e a cair. Cega o entendimento aos perigos e riscos de tal forma que o homem se apressa a fazer escolhas tolas e destrutivas sem o devido cuidado.

O orgulho custou ao diabo a sua posição no céu (ITm 3:6), e Salomão, em suas observações, viu o orgulho derrubar muitos homens. Com frequência ele fez advertências a respeito do orgulho (Pv 11:2; 17:19; 18:2; 29:23). Mas o seu próprio filho Roboão não aprendeu a lição. Ele provocou arrogantemente a Israel e perdeu dez das doze tribos por ocasião de sua coroação (IICr 10:1-19)! Seu excesso de confiança lhe custou a nação.

O rei Uzias teve a audácia de oferecer incenso como se ele fosse um sacerdote, mas teve que se retirar com lepra facial! Hamã orgulhosamente tentou destruir os judeus, para a sua vergonha e enforcamento! Pedro, arrogantemente presumiu que ele nunca negaria o Senhor, até que o galo cantou algumas horas mais tarde! Herodes altivamente desfrutou do louvor dos homens, pelas poucas horas que os vermes permitiram que ele sofresse!

É fácil identificar um homem orgulhoso. Ele gosta de falar, especialmente a respeito de si mesmo ou de suas opiniões. Ele não serve aos outros voluntariamente, pois isso seria humilhação, e ele está preocupado demais com os seus próprios interesses. Ele se movimenta nos altos círculos sociais, e vive acima de suas posses. Ele rejeita avisos e advertências. Ele fica facilmente zangado, critica os outros, e alimenta amargura por ofensas passadas.

O homem orgulhoso se coloca acima das pessoas, é desrespeitoso com as autoridades, e se gaba de quebrar as leis. Ele sempre tem uma desculpa pelas suas más ações, ao invés de pedir desculpas humildemente. Os problemas em sua vida sempre são criados pelas faltas dos outros. Ele não procura ajuda. Ele governa somente pela tirania.

Quais são as curas para o orgulho? Confesse seus pecados completamente a Deus e abandone-os. Peça desculpa a todos a quem você prejudicou e faça uma restituição completa. Humilhe-se e obedeça a todos os sábios conselhos que lhe foram dados. Sirva à pessoa mais humilde que você possa encontrar. Fale menos.

Ser humilde não é pensar e dizer que você é humilde. Humildade é obedecer a Deus e servir aos outros. O orgulho leva Deus a julgar; humildade traz bênçãos (IPe 5:6).