Provérbios 13:20

Aquele que anda com homens sábios será sábio, mas um companheiro de tolos será destruído.

Play Audio:

 

Diga-me com quem andas e eu lhe direi quem és. Este ditado bem conhecido é apenas uma versão curta e fraca da advertência de Salomão. Não importa o quanto você é sábio, amigos tolos lhe trarão problemas. Também não importa quão tolo você é, amigos sábios lhe ensinarão sabedoria.

Esta é uma regra simples para a sabedoria e a vida! Caro leitor, rejeite a tolos e escolha homens sábios como seus amigos, e você crescerá em sabedoria e evitará muitos problemas na sua vida. Até atletas participam de competições superiores para extraírem o que há de melhor neles, mesmo que isto possa significar que perderão regularmente.

É fácil fazer esta escolha? Não. Seu coração mentirá, lhe dizendo que você é forte para resistir a amigos tolos, e você pode ter que encarar a dura realidade de que alguns dos seus amigos são tolos.

A Bíblia declara, “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (I Cor 15:33). Os avisos a respeito de decepções são para lhe salvar, pois muitos amigos não são perigosos. Mas se você permitir uma entrada maligna na sua vida, você certamente perderá os seus bons modos.

Tolos não podem ser verdadeiros amigos dos filhos de Deus. Isto é impossível, pois são incompatíveis por natureza. Eles não têm nada de valor para lhe oferecer. Ignore sentimentos ou o passado histórico, e rompa de uma vez com os seus amigos tolos. O que é um tolo? Aquele que não teme a Deus (Pv 1:7; Rm 16:17-18)!

Davi se separou dos ímpios e dos tolos (Sl 1:1; 101:1-8; 119:115), e ele escolheu companheiros dentre aqueles que temiam a Deus (Sl 119:63,79). Ele tinha bons amigos? Seu relacionamento com Jônatas foi maravilhoso (ISm 18:1-4; 20:16-17; 23:16; IISm 1:26).

A educação de filhos inclui o controle de seus amigos, pois a pressão dos pares é uma das maiores ameaça para crianças e jovens. Muitos pais nobres tomam grandes decisões escolares para protegerem seus filhos, mas falham em monitorar os amigos da igreja, parentes, esportes e vizinhança.

Homens piedosos têm predileção por homens bons, assim você tem que aprender a discriminar com sabedoria (Tt 1:8). Considerando que os homens podem ser facilmente classificados numa escala de virtude e de sabedoria, homens sábios se aproximarão daqueles que ocupam o topo da escala, até mesmo entre os membros da igreja.

A que distância você precisa se afastar dos tolos? Bem distante! Não ande no caminho com eles (Pv 1:15; 4:15; 9:6), e não tenha comunhão com eles (Ef 5:11-12)! Sua alma está em risco, caro leitor. A sabedoria começa com o temer a Deus, que deve ser a primeira característica a buscar. Uma boa igreja pode e deve lhe proporcionar a maioria de tais amigos (Hb 3:12-13; 10:23-25; IIPe 1:1).